Melbourne

Great Ocean Road

A Great Ocean Road é uma estrada no estado de Victoria, na Austrália, que margeia o litoral e tem cerca de 240 km de extensão. A estrada fica nas proximidades da cidade de Melbourne e é uma das rotas de viagem mais famosas do país, quiçá do mundo. Para quem pretende conhecer as maiores atrações turísticas Down Under e suas paisagens mais bonitas, certamente é uma viagem para incluir no roteiro. 

A rota cênica é composta por paisagens deslumbrantes: praias, costões na beira do mar, animais selvagens, falésias, áreas verdes, formações esculpidas pela erosão e uma água cristalina que é de deixar qualquer um boquiaberto. A verdade é que a Great Ocean tem diversos lugares lindos e é conhecida por alguns pontos turísticos específicos, mas o que nos chamou a atenção foi o conjunto como um todo, que tem várias paisagens diferentes, sempre lindas! 

Great-ocean-road-loch-and-gorge  

A estrada começa em Torquay e vai até Allansford. Ao longo do caminho, há pequenas cidades, ou vilas, onde você pode parar para fazer uma refeição ou até se hospedar para seguir viagem no dia seguinte. Para quem tem pouco tempo disponível, é possível fazer um passeio de um dia partindo de Melbourne e visitar os principais pontos de interesse ao longo da estrada; quem tem mais tempo e quer desfrutar de toda a paisagem com calma, basta fazer a viagem parando ao longo do caminho e pernoitar uma ou duas vezes em hotéis na estrada. Uma ótima opção é alugar um carro em Melbourne e viajar pela Great Ocean, que é um lugar maravilhoso para dirigir! 

Dependendo dos seus planos e do tempo disponível, você pode parar em mais ou menos lugares ao longo da rodovia. Qualquer lugar da rota tem paisagens lindas; abaixo, listamos os locais mais conhecidos da Great Ocean Road. Há inúmeros mirantes pela estrada e sempre que você para o carro para admirar a vista, o visual é estonteante! 

Bells Beach - A praia é um dos pontos de parada mais conhecidos na Great Ocean e um dos primeiros a partir de Melbourne. É um lugar indicado não apenas para os amantes de belas paisagens, mas também para os amantes de surf, o visual é lindo e as ondas são ótimas, por isso, a praia costuma sediar campeonatos de surf. 

Split Point Lookout - São diversos os mirantes ao longo da estrada, alguns deles têm nome, outros não. Este mirante, o Split Point Lookout, mistura um pouco do que a paisagem ao longo do caminho oferece: mata, formações rochosas, pedras e um mar azul turquesa! Nesse lugar existe um farol e, do mirante, você pode ter a sorte de observar baleias nos meses de inverno.

Great-ocean-road-doze-apostolos  

Doze Apóstolos - Certamente o mais famoso ponto da Great Ocean Road, os Doze Apóstolos são formações rochosas que ganharam sua forma atual pelo efeito da erosão do mar e do vento; com a erosão, parte das falésias da praia se transformaram em "torres" de calcário enormes e "isoladas" de seu bloco original. A grandiosidade dessas torres é o mais impressionante, porque são realmente gigantescas e atingem até 50 metros de altura! O nome dá a ideia de que seriam 12 torres, mas na verdade há menos, e como a erosão é constante, muitas delas já desabaram (a última desabou em 2005). 

A formação calcária é uma atração gratuita; há passarelas ao longo dela e em suas redondezas para que as pessoas possam caminhar por cima da falésia e, assim, poder explorar a área e ver os apóstolos mais de perto. Como o ponto turístico é muito visitado, espere encontrar muita gente fazendo o mesmo passeio, principalmente durante a tarde, quando as dezenas de grupos de turismo desembarcam no local. 

Voo de helicóptero: Nos Doze Apóstolos há um heliporto e uma empresa que realiza passeios de helicóptero pela região. Ver o litoral e a Great Ocean de cima permite uma visão total diferente de sua grandiosidade e torna a beleza do lugar ainda mais impressionante, o problema é que a brincadeira no voo de helicóptero não sai barata! Se você tiver dinheiro disponível e gostar de paisagens memoráveis, faça o passeio, mas tenha em mente que eles custam a partir de $95. Fizemos o passeio de helicóptero mais curto e recomendamos que você faça um que tenha pelo menos 10 ou 15 minutos de duração, vale mais a pena.
A preparação para o voo acontece muito rapidamente e as instruções dadas pelos funcionários da empresa são rasas. Quem não gosta de altura, nesta atividade provavelmente não se sentirá mais seguro com a apresentação dos funcionários, porque eles realmente não dão muita atenção. Peça para se sentar na janela, porque assim você terá uma visão mais ampla e poderá tirar fotos melhores ao longo do passeio. 


Loch and Gorge - A praia no meio de um paredão de falésias pode passar sem ser percebida pelos desatentos que visitam os Doze Apóstolos, mas não cometa o erro de deixá-la fora do roteiro. Ao chegar na praia, você terá uma visualização de sua parte superior e poderá descer por uma estada até a praia realmente. A praia é pequena e dividida em duas partes, da areia fica ainda mais bonita, porque você tem a sensação de estar cercado por um paredão de falésias e pelo mar. É um ótimo lugar para relaxar! 

London Arch - Outro ponto de interesse que a Great Ocean Road tem é a London Arch, uma formação rochosa que se parece com uma ponte em formato de arco. A formação não é tão grandiosa quanto as demais, mas, entre as que estão em pé hoje em dia, ela desperta bastante interesse, porque uma parte de sua composição está completamente sem apoio. 

Dicas para realizar seu passeio

- Caso alugue um carro para um passeio de um dia, saia bem cedinho de Melbourne. Quanto mais cedo você sair, menores são as chances de encontrar grandes grupos de turistas ao longo do caminho e nos pontos turísticos. A dica para encontrar os Doze Apóstolos com menos pessoas é visitá-lo pela manhã. 
- Pode ser vantajoso alugar o carro para ir a Great Ocean Road no dia anterior ao passeio, assim você tem a oportunidade de sair realmente cedo de Melbourne, sem necessitar esperar que a loja abra na manhã do passeio.
- Outra dica para encontrar os pontos turísticos mais vazios é fazer o trajeto contrário do que as pessoas normalmente fazem. Geralmente, os visitantes param nos pontos turísticos no sentido Torquay/Melbourne a Allansford/Warrnambool, você pode fazer o contrário: visitar primeiro os pontos turísticos mais distantes de Melbourne e depois os mais próximos. 
- Leve um lanche para a viagem, dessa forma você não fica dependendo de fazer muitas paradas ao longo do caminho.
- No caso do carro alugado, utilize um GPS ou o Google Maps. Uma vez feito o trajeto pela Great Ocean, você não precisa fazer exatamente o mesmo percurso no retorno, há vias alternativas que podem ser mais rápidas.
- Tenha cuidado com animais nas estradas.
- Caso decida fazer o passeio com uma agência turística, procure uma empresa de pequeno porte ou que possua veículos pequenos. As grandes empresas, que viajam em ônibus, nem sempre dão atenção aos visitantes e muitas vezes não oferecem tantos pontos de paradas quanto um veículo de pequeno/médio porte pode oferecer. Empresas conhecidas pela prestação de serviços para "backpacks" (mochileiros) podem ser uma boa alternativa. 

Great-ocean-road-london-arch Melbourne-london-arch Great-ocean-road-loch-and-gorge Great-ocean-road-loch-and-gorge Great-ocean-road-loch-and-gorge Great-ocean-road-bells-beach Great-ocean-road-bells-beach Great-ocean-road Great-ocean-road-split-point-lookout Great-ocean-road-split-point-lookout   Great-ocean-road-split-point-lookout Great-ocean-road-bells-beach Great-ocean-road Great-ocean-road Great-ocean-road-doze-apostolos Great-ocean-road-doze-apostolos Great-ocean-road-doze-apostolos Great-ocean-road-doze-apostolos Great-ocean-road-doze-apostolos Great-ocean-road-doze-apostolos   Great-ocean-road-doze-apostolos Great-ocean-road-doze-apostolos Great-ocean-road-doze-apostolos Great-ocean-road-doze-apostolos Great-ocean-road-doze-apostolos   Great-ocean-road-doze-apostolos Great-ocean-road-doze-apostolos Great-ocean-road-doze-apostolos Great-ocean-road-doze-apostolos Great-ocean-road-doze-apostolos
Great-ocean-road-doze-apostolos  

Tudo que você precisa saber sobre Melbourne!

Esse texto sobre Great Ocean Road faz parte do guia de Melbourne no Melhores Destinos

Comentários para Great Ocean Road

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.