Melhores Destinos
Melbourne
Camille Panzera Entusiasta da fotografia, curiosa por outros idiomas, culturas, costumes e histórias!☺️

Ruas e lanes de Melbourne

Perder-se no labirinto de ruas e becos de Melbourne-esta é uma programação que não deve faltar no roteiro de nenhum visitante. Elas são quase um patrimônio da cidade! Poucos lugares no mundo têm uma cena urbana tão interessante quanto a da capital de Victoria; e um motivo para isso, certamente, é a "geografia" de suas ruas, ruelas e becos, ou “lanes”, como eles costumam chamar. 

Caminhar pelas lanes é imergir em uma atmosfera alheia à das grandes ruas. Nelas não passam carros, há mesinhas nas calçadas e cheirinho de café recém-preparado. Elas têm estabelecimentos escondidos, tinta fresca nas paredes, porões que são restaurantes e artistas cantando para os pedestres. Cada uma das lanes têm sua história, sua peculiaridade e o que muitas delas têm em comum são as artes de rua. As paredes coloridas recebem desenhos das mais variadas formas e mudam tão constantemente que se você vê uma imagem em um dia, talvez não a encontre no dia seguinte. 

Hosier-lane 

Projetada por Robert Hoddle, a área central da cidade é composta por grandes quarteirões e largas ruas que deveriam acomodar as carroças que transportavam mercadorias quando Melbourne ainda era uma vila. As lanes (vielas) acabaram sendo criadas para dar acesso aos blocos de edifícios nos quarteirões da cidade. Durante anos, essas lanes, que hoje são ícones marcantes de Melbourne, foram consideradas locais associados ao crime, mas elas ganharam vida depois de transformações e hoje são locais com uma veia artística, cultura e comercial da cidade.

As arcades também fazem parte de Melbourne, são galerias comerciais que fazem a ligação entre as ruas. Elas são bem decoradas e têm certo requinte, características que chamam atenção, como é o caso da The Block Arcade e Royal Arcade, ambas com uma arquitetura belíssima. 

São tantas lanes na City que é até difícil escolher quais visitar. Talvez seja melhor assim, conhecê-las sem se programar; caminhar pelo centro e, de repente, deparar-se com um cantinho novo cheio de vida. Provavelmente, as mais conhecidas vielas de Melbourne são a Hosier, Rutledge e a Union, que têm as paredes completamente pintadas pelas tintas de spray. A de nome mais curioso é a AC/DC, que homenageia os integrantes da banda australiana. Para comer, duas opções imperdíveis de se visitar são a Centre Place e Degraves Street, lanes movimentadas e que são símbolo da transformação da cidade. 

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Melbourne