Melbourne

Ruas e lanes de Melbourne

Perder-se no labirinto de ruas e becos de Melbourne-esta é uma programação que não deve faltar no roteiro de nenhum visitante. Elas são quase um patrimônio da cidade! Poucos lugares no mundo têm uma cena urbana tão interessante quanto a da capital de Victoria; e um motivo para isso, certamente, é a "geografia" de suas ruas, ruelas e becos, ou “lanes”, como eles costumam chamar. 

Caminhar pelas lanes é imergir em uma atmosfera alheia à das grandes ruas. Nelas não passam carros, há mesinhas nas calçadas e cheirinho de café recém-preparado. Elas têm estabelecimentos escondidos, tinta fresca nas paredes, porões que são restaurantes e artistas cantando para os pedestres. Cada uma das lanes têm sua história, sua peculiaridade e o que muitas delas têm em comum são as artes de rua. As paredes coloridas recebem desenhos das mais variadas formas e mudam tão constantemente que se você vê uma imagem em um dia, talvez não a encontre no dia seguinte. 

Hosier-lane  

Projetada por Robert Hoddle, a área central da cidade é composta por grandes quarteirões e largas ruas que deveriam acomodar as carroças que transportavam mercadorias quando Melbourne ainda era uma vila. As lanes (vielas) acabaram sendo criadas para dar acesso aos blocos de edifícios nos quarteirões da cidade. Durante anos, essas lanes, que hoje são ícones marcantes de Melbourne, foram consideradas locais associados ao crime, mas elas ganharam vida depois de transformações e hoje são locais com uma veia artística, cultura e comercial da cidade.

As arcades também fazem parte de Melbourne, são galerias comerciais que fazem a ligação entre as ruas. Elas são bem decoradas e têm certo requinte, características que chamam atenção, como é o caso da The Block Arcade e Royal Arcade, ambas com uma arquitetura belíssima. 

São tantas lanes na City que é até difícil escolher quais visitar. Talvez seja melhor assim, conhecê-las sem se programar; caminhar pelo centro e, de repente, deparar-se com um cantinho novo cheio de vida. Provavelmente, as mais conhecidas vielas de Melbourne são a Hosier, Rutledge e a Union, que têm as paredes completamente pintadas pelas tintas de spray. A de nome mais curioso é a AC/DC, que homenageia os integrantes da banda australiana. Para comer, duas opções imperdíveis de se visitar são a Centre Place e Degraves Street, lanes movimentadas e que são símbolo da transformação da cidade. 

  • Centre-place

    Centre Place

    Nota:  de 10 (0)

    A Centre Place é uma das lanes mais gostosas de Melbourne. Ela tem um clima efervescente, característico da cidade que tem potencial para se reinventar e oferecer novas opções de entretenimento em locais que antigamente eram malcuidados. 
    A pequena rua até tem alguns desenhos pintados nas paredes como outras lanes da cidade, mas o que...

  • Degraves-street

    Degraves Street

    Nota:  de 10 (0)

    A Degraves Street é uma ruazinha de Melbourne que transparece a verdadeira essência da cidade: um lugar alegre, movimentado, com restaurantes, lanchonetes, pessoas fazendo compras em suas lojinhas ou sentadas em uma mesa ao ar livre para tomar um café ou fazer sua refeição. 

    O lugar é pequeno, mas super descolado,...

  • Hosier-lane

    Hosier Lane

    Nota:  de 10 (0)

    Esta é a ruela mais famosa de Melbourne; se você só tem tempo para apreciar uma lane na cidade, este é o lugar onde você deve ir! A Hosier Lane fica próxima da Federation Square e suas paredes são completamente pintadas com desenhos feitos por artistas de rua. A variedade e estilo dos desenhos é enorme, e se um dia...

Tudo que você precisa saber sobre Melbourne!

Esse texto sobre Ruas e lanes de Melbourne faz parte do guia de Melbourne no Melhores Destinos

Comentários para Ruas e lanes de Melbourne

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.