Melbourne

Como chegar a Melbourne

Melbourne é a segunda maior cidade da Austrália e é servida por dois aeroportos, um internacional e outro dedicado a voos domésticos. O Aeroporto de Tullaramine (Melbourne Airport) é o segundo mais movimentado do país e recebe voos de diversas companhias aéreas nacionais e estrangeiras. 

Por mais rápidas que sejam as conexões, um voo para a Austrália é bastante cansativo e demora cerca de 24h. A forma mais rápida de chegar a Melbourne saindo do Brasil é voando através do Oceano Pacífico, porém raras companhias fazem esse trajeto com poucas conexões. Comprando suas passagens no Brasil, você terá direito a despachar duas malas com até 32 kg cada. 

Apenas empresas estrangeiras voam para a Austrália saindo de Guarulhos; entre elas, a LAN (conexão em Santiago), Emirates (conexão em Dubai), Qantas (conexão em Santiago), Qatar (conexão em Doha), Etihad (conexão em Abu Dhabi), Delta (conexão nos Estados Unidos), South African (conexão em Joanesburgo) e United e American Airlines (conexão nos Estados Unidos). 

O Aeroporto de Melbourne (MEL) está a cerca de 25 km do centro da cidade e é um aeroporto grande, com 4 terminais. Qantas e Jetstar (voos domésticos) operam no T1; os voos internacionais são operados no T2; no T3, operam voos domésticos da Virgin Australia e REX; no T4, opera apenas a Tiger Air em voos domésticos. As empresas citadas são as que você pode utilizar para fazer um voo doméstico na Austrália. 

O Avalon Airport é um aeroporto pequeno, está a cerca de 56 km do centro da cidade e opera apenas voos da Jetstar. Além de estar mais distante, ele carece de meios de transporte para chegar ao centro; se puder optar, dê preferência a uma viagem para o aeroporto de Melbourne, que tem uma estrutura muito superior. 

Saindo do Aeroporto de Melbourne - Tullaramine

Para quem está sozinho ou em um grupo pequeno, a melhor alternativa para ir ou sair do aeroporto de Melbourne é utilizando o Skybus, um ônibus que faz trajetos exclusivos entre o aeroporto de Melbourne e a estação de Southern Cross, no centro da cidade. O ônibus é tipo executivo, bastante confortável, com ar condicionado e wi-fi. Ele funciona 24h por dia e em horários de pico sai da estação de Southern Cross a cada 10 minutos. O trajeto custa $18 por trecho/pessoa (há desconto comprando ida e volta).

O Skybus vai apenas até a estação Southern Cross e a partir dela você provavelmente precisará pegar mais um meio de transporte até chegar a seu hotel; pode ser ele um táxi, um trem (que sai da própria estação onde chega o Skybus) ou um tram (há estação de tram em frente a Southern Cross). 

Para quem está hospedado em um local distante do centro da cidade, está em grupo ou quer um pouquinho de praticidade, o Skybus talvez não seja vantajoso. Nesse caso, um táxi do aeroporto até o centro deve custar entre $50 e $70. 

Para quem quer economizar, também há o ônibus público convencional, que vai da cidade até o aeroporto; aqui você pode conferir quais são as linhas nesse trecho.


Avalon Airtport 

Para deixar o Avalon Airport, que fica a cerca de 56 km do centro da cidade, há um serviço de ônibus da Sita Coaches que custa $22 até o centro da cidade. O serviço está disponível até 5 vezes por dia e é a maneira mais econômica de chegar ao centro da cidade. De táxi, o serviço entre o aeroporto e o centro da cidade deve custar entre $95 e $135. 

Chegar por esse aeroporto não é a melhor das opções, porque ele tem apenas alguns voos diários, o transporte é limitado e está bem distante do centro da cidade. Se puder, opte por viajar através do Melbourne Airport. 
 

Chegando a Melbourne de trem

Melbourne está ligada por via ferroviária a Adelaide, e a partir dessa cidade, a outros destinos da Austrália, como Sydney, Darwin e Perth. As viagens de trem não são supervelozes como trens de outros países, então são uma boa opção para quem tem tempo disponível e quer fazer uma viagem tranquila, com direito a admirar as paisagens naturais. Os trens são confortáveis e alguns têm primeira classe. Para quem precisa comprar uma passagem em cima da hora, pode ser uma boa alternativa, só não espere que seja uma viagem rápida. 
Veja aqui mais informações sobre os trajetos de trem.

 

Chegando a Melbourne de carro

As rodovias na Austrália têm bom estado de conservação e viajar por via terrestre é uma boa alternativa para quem tem tempo disponível e gosta de pegar a estrada. Muitos australianos viajam pelo país de carro quando estão em férias. Também há muitas pessoas que, depois de se aposentarem, rodam o país com motorhomes. 

Entre Melbourne e Adelaide, são cerca de 726 km pela National Highway A8; 662 km até Camberra pela M31 e 908 km até Sydney via M31. 
 

Chegando a Melbourne de ônibus

Para quem já está em território australiano, viajar de ônibus é uma das alternativas para se chegar a Melbourne. As viagens de ônibus são tranquilas e geralmente feitas durante o dia, mas podem levar muito tempo, porque o país é enorme! 

Existe um tipo de passagem interessante no país, chamada hop on hop off; com ela, você escolhe uma rota e paga um preço fixo pela passagem, que dá direito a parar em diversas cidades ao longo do trajeto-você desce em uma cidade, fica uns dias, pega o ônibus novamente, vai para outra cidade… E por aí vai. Veja aqui mais informações sobre passagens de ônibus com a Greyhound.

  • Avalon Airport (AVV) (Avalon Airport)

    Nota:  de 10 (0)

    O Avalon Airport é um aeroporto que opera voos domésticos da Jetstar e está a cerca de 56 km do centro de Melbourne. Não é o mais indicado para quem quer ir para o centro da cidade, pois o aeroporto de Tullaramine fica bem mais próximo. Na hora de comprar suas passagens domésticas, fique atento e tenha ciência de...

  • Melbourne Airport (MEL) (Melbourne Airport)

    Nota:  de 10 (0)

    O Aeroporto de Melbourne, Melbourne Airport ou Tullamarine Airport é o segundo aeroporto mais movimentado da Austrália. Ele opera dezenas de voos nacionais e internacionais diariamente e está a cerca de 25 km do centro da cidade. São 4 terminais diferentes nesse aeroporto (três terminais para voos nacionais e um terminal para voos...

  • Southern Cross Station

    Nota:  de 10 (0)

    A Southern Cross é uma das principais estações de trem de Melbourne e um dos meios de chegada à cidade para quem já está na Austrália. Ela fica localizada no CBD e oferece fácil acesso aos transporte de tram e demais pontos turísticos que ficam na região. Essa estação está ligada por...

Tudo que você precisa saber sobre Melbourne!

Esse texto sobre Como chegar a Melbourne faz parte do guia de Melbourne no Melhores Destinos

Comentários para Como chegar a Melbourne

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.