Melhores Destinos
Melbourne
Camille Panzera Entusiasta da fotografia, curiosa por outros idiomas, culturas, costumes e histórias!☺️

Phillip Island Penguin Parade

A Penguin Parade é uma das atrações mais incríveis de Melbourne. O programa é nada mais nada menos do que um desfile ou uma marcha de pinguins. Em um primeiro momento, pode parecer estranha essa ideia de “desfile”, mas é mais ou menos isso que acontece mesmo. 

Melbourne, mais especificamente Philip Island, uma ilha a cerca de 140 km do centro da cidade, é o local de moradia de centenas de pinguins, que passam o dia no mar retornam aos seus ninhos todos os dias pela noite. Os pinguins saem do mar em grupos, depois que o sol se põe, porque assim podem se proteger melhor de seus predadores, e a quantidade de aves deixando o mar ao mesmo tempo é impressionante. Esses pinguins são bem pequenos e é uma graça acompanhar sua caminhada de volta ao local de moradia! O melhor de tudo é que os pinguins estão em seu habitat natural e existe um grande sistema de proteção a esses animais. 

A marcha dos pinguins, embora aconteça em uma praia, não é de livre acesso e é necessário pagar pra vê-los. Chegando a Summerland Beach (a praia onde acontece o desfile), você encontrará uma grande estrutura da empresa que administra esse passeio. Tanto na areia quanto próximo a ela, há toda uma estrutura para receber os turistas; ali você encontrará restaurante, banheiros, lojinha com uma incrível variedade de objetos relacionados aos pinguins, exposição sobre o modo de vida desses animais, etc. 

Não é preciso andar na areia para ver os pinguins, tudo é feito através de passarelas, para a própria proteção dos bichinhos. A praia na qual os pinguins chegam é muito bem estruturada; tem lugar para sentar e não é permitido ir à areia-todo o local é cercado para que eles não fiquem incomodados. Também para preservar esse desfile natural, as fotos são proibidas, a fim de que ninguém use flash e perturbe os animais. 

Ao chegar a Summerland Beach, você terá acesso a um espaço fechado, onde fica o restaurante e demais serviços do lugar. Os pinguins têm um horário certo para sair do mar todos os dias e, quando esse horário se aproxima, todo mundo segue pelas passarelas de madeira até chegar em pequenas arquibancadas, onde todos ficam sentados para aguardar os pinguins. Enquanto aguardam os pinguins, uma instrutora conversa com os visitantes e explica sobre o modo de vida desses curiosos animais. 

Quanto mais cedo você se dirige à praia, melhores são os lugares disponíveis-e o que todo mundo quer é sentar bem na frente para ver os pinguins de pertinho. O problema de chegar muito cedo às arquibancadas que ficam na praia é que você estará ao ar livre e Melbourne é uma cidade fria! Mesmo no verão, certifique-se de levar roupas de frio, porque o vento gelado pode castigar enquanto você aguarda os pinguins saírem do mar. No inverno, principalmente, vá com bastante roupa de frio, gorro e luvas; do contrário, o frio intenso poderá atrapalhar seu programa. 

A comoção é geral quando os primeiros pinguins saem do mar. Todo mundo quer ficar de pé para ver melhor, mas é permitido ficar apenas sentado para não atrapalhar a visão de ninguém. Os grupinhos de pinguins vão saindo do mar o mais rápido que podem em direção às suas casas; alguns andam vários quilômetros até chegarem aos seus ninhos e essa tarefa é feita todas as noites!

E dá para ver os pinguins mesmo? Sim! Não é permitido passar a mão neles ou tirar foto, mas você poderá vê-los com certeza, especialmente se escolher comprar um ingresso chamado penguins plus, que fica em um ponto da praia ainda mais privilegiado e permite ver os animais de perto. Sentando-se nas passarelas mais ao norte (caminho que fica à esquerda do centro da Penguin Parade) a posição já não é tão boa e os pinguins ficam afastados, então achamos que esse local não é uma boa opção.

O passeio vale a pena? Pensamos que sim, principalmente para quem gosta de animais e de vê-los soltos. Não é uma atração barata e se você quiser ver os pinguins sem gastar nada, pode ir ao píer de St Kilda no horário pôr do sol. A quantidade de pinguins em St Kilda não é grande como em Summerland Beach (no dia em que visitamos a Penguin Parade, mais de 700 pinguins saíram do mar), mas quebra um galho para quem não quer sair da cidade sem ver esses adoráveis animais. Nossa dica é entender que as fotos são proibidas e saber que para ver os penguins mais de perto em Phillip Island é necessário comprar o ingresso que dá acesso à área especial, pois os pinguins passam distantes das grandes arquibancadas (mais baratas).

Como funciona: A Penguin Parade acontece durante o ano todo e fica a cerca de 1h30 de carro do centro de Melbourne, em Phillip Island. Os pinguins saem do mar depois que o sol se põe, portanto, o horário muda de acordo com o dia e com as estações do ano. A ilha onde acontece a marcha não tem apenas os pinguins como atração; você pode ir ao lugar de carro ou com uma empresa de turismo. 

Há a opção de ir até a ilha para ver exclusivamente os pinguins (opção mais barata) e há a opção de aproveitar a viagem para conhecer outros pontos turísticos da região, entre eles uma fazenda com animais locais, um passeio de barco pela ilha, um centro de conservação de coalas e o Nobbies Centre, parque natural na beira do mar onde também vivem pinguins. Visitar a ilha é um programa popular no fim de semana e há, sim, outros programas, mas achamos que o melhor é a Penguin Parade. Leia mais sobre Phillip Island aqui. 

Os ingressos mais simples para a Penguin Parade custam a partir de $24,50.

Os preços de pacotes com as agências turísticas variam bastante e dependem dos pontos de parada que cada passeio inclui. Se puder, visite também o Nobbies Centre e o Koala Conservation Centre, outros pontos turísticos da ilha. Estivemos na fazenda Churchill Island Heritage Farm, mas não gostamos da atração. Caso esteja viajando em grupo, alugue um carro, assim você tem liberdade de conhecer os lugares que quiser e criar seu próprio roteiro! 

Clique aqui para mais informações


Phillip Island Penguin Parade

1019 Ventnor Rd

Summerland
3922
http://www.penguins.org.au/attractions/penguin-parade/