Dicas do Recife

- Como em qualquer outra grande capital brasileira, tenha cuidado ao circular pelas ruas e evite andar com objetos caros para não chamar atenção. À noite, evite ruas com pouco movimento ou "esquisitas", como os recifenses gostam de chamar os lugares que podem oferecer algum perigo.

- Mesmo que Boa Viagem seja um dos bairros mais nobres da cidade, é importante não se descuidar quando estiver por lá, pois trata-se de um local de muito movimento, onde há turistas e muita prostituição.

- Diversos semáforos da cidade só ficam vermelhos para permitir a passagem de pedestres depois que o botão de travessia é pressionado. Fique ligado!

- Como em diversos outros destinos turísticos, a praia fica melhor na maré baixa. Se puder, viaje durante a lua cheia ou a lua nova - períodos em que a baré baixa é melhor para passeios. Acompanhe o site da Marinha para verificar a tábua de maré.

- Lembre que o Recife é uma área onde ocorrem ataques de tubarões. Evite entrar no mar na maré alta, distanciar-se muito da areia, mergulhar com objetos brilhantes ou com algum sangramento. 

- A grande maioria dos pontos turísticos de Recife e Olinda não cobra preços exagerados, apenas simbólicos. Essa é uma das boas vantagens de uma viagem à cidade. 

- Para tirar uma fotografia tradicional do Recife, vá até a Rua do Sol, em Santo Antônio, e tire uma foto com dos casarões coloridos do outro lado do Rio Capibaribe. 

- O trânsito do Recife é bem complicado, especialmente no início e fim de expediente. Se não quiser ficar parado em engarrafamentos, evite horários circular com veículo em horários de pico como 8h, 9h, 17h, 18h. 

- Para aqueles que alugam um carro, estacionar pode ser uma tarefa chata devido ao grande número de veículos da cidade. Faltam vagas nos principais pontos.

Tudo que você precisa saber sobre Recife!

Esse texto sobre Dicas do Recife faz parte do guia de Recife no Melhores Destinos

Comentários para Dicas do Recife

  • 3mv3x Tarcísio Medeiros há mais de 4 anos

    "Ataques de tubarão". Gente, desde 2009 nao teve mais casos de ataques de tubarão, vamos nos atualizar, PFVR...

  • 264mw Camille Panzera há mais de 4 anos

    Olá, Tarcísio. O guia é recente e a dica em relação aos tubarões é válida uma vez que nas próprias praias há sinalização alertando para os riscos de ataque. Abs

  • Missing Mariana Martins há mais de 4 anos

    Tarcísio, acho que quem pfvr precisa se atualizar é você. http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2012/09/confirmada-mais-uma-morte-por-ataque-de-tubarao-no-grande-recife.html
    Em 2012 foi confirmada outra morte por tubarões em recife, e em marco deste ano tive,pros outro ataque na praia de piedade, mas aí você pode dizer que não foi "em recife". O guia é bom, e é fundamental atentar para esse enorme perigo que ocorre nas lindas praias daqui. Pfvr.

  • Gatoprovocativo Luciana Ângelo há mais de 3 anos

    Bom, a minha dica não tem nada haver com os ataques de tubarão, porém, acho legal esta sempre deixando quem não visitou o local e esta indo pela primeira vez. Parabéns pela dica, pessoal!

    No mais, a minha dica é voltada para outro assunto.
    Assim, sei que Porto de Galinhas é lindo, porém tudo é muito caro. Então, recomendo um local que é lindo e não há abuso financeiro. Não estou dizendo que também é barato, mas sim, que compensa bastante. Enfim, indico visitarem: Tamandaré e a Praia dos Carneiros.

  • 3mv3x Tarcísio Medeiros há mais de 3 anos

    Mariana, você sabe quantas pessoas tomaram banho de mar no Recife entre 2009 e 2013?
    Houve UM acidente de alguém que fez exatamente TUDO de errado para ser atacada, inclusive coisas provocadas por ela mesma, como pular os arrecifes, mesmo sendo avisada pelo Corpo de Bombeiros. Desde lá pra 1992, quando teve o primeiro caso, houve menos de 300 casos de ataques de tubarão. Se você calcular quantas pessoas já passaram por ali em 20 anos, 300 não é praticamente nada. Tanto é que mais um ano se passou, e cadê notícias de ataque de tubarão em 2013? Inexistiram. As placas são para alertar, para que as pessoas não passem daquele limite que então terá RISCO de ataque. E não vão tirar aquilo dali pois já virou atração turística. A própria Marvel já criou uma super herói de mulher-tubarão por causa disso. Mas isso não quer dizer que a praia seja perigosa. Isso é total exagero.

  • Missing Mariana Martins há mais de 3 anos

    Tarcísio,
    Acho que novamente você está bem desinformado. Em 2013 há registros de diversos ataques, INCLUSIVE o famoso ataque que matou a estudante bruna Gobbi de apenas 18 anos. Você pode ver em qualquer notícia do Google, inclusive O VÍDEO DO ATAQUE.
    "Herton Escobar / O Estado de S. Paulo
    A possibilidade de ser atacado por um tubarão existe em qualquer ponto do litoral brasileiro. Em nenhum lugar, porém, esse risco é mais real do que nas praias da região metropolitana do Recife, a capital pernambucana. Um problema que vinha se mantendo mais ou menos submerso nos últimos anos, mas voltou à tona de forma dramática e contundente na semana passada, com a morte da jovem Bruna Gobbi, de 18 anos, atacada por um tubarão na praia de Boa Viagem, segundos antes de ser salva de um afogamento.
    Foi o segundo ataque de tubarão seguido de morte este ano no litoral de Pernambuco, e o segundo em menos de um ano em Boa Viagem, que é a principal praia da capital. Desde 1992, foram registrados 59 ataques no Estado, 85% dos quais ocorreram numa faixa de 30 quilômetros de litoral que banha a região metropolitana de Olinda, Recife e Jaboatão dos Guararapes (70% só nas praias de Boa Viagem e Piedade), segundo dados do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit).
    A média de ataques registrados em todo o resto da costa brasileira, comparativamente, é de 4 a 5 por ano, segundo o especialista Otto Gadig, da Universidade Estadual Paulista (Unesp). “Recife é um negócio totalmente fora do normal, sem dúvida nenhuma”, diz o pesquisador, que passou vários anos estudando os ataques da região na década de 1990. “Alguma coisa está muito errada lá.”"
    (Vale ler a reportagem completa em http://blogs.estadao.com.br/herton-escobar/reportagem-especial-tubaroes-do-recife/)
    Ou seja: eu AMO recife. Moro no Rio de Janeiro mas minha família é pernambucana e passo pelo menos 2 meses lá desde que era criança, todo ano. Meus melhores amigos de infância moram lá, e sei que os tubarões são uma preocupação muitíssimo real de todos eles.
    Recife é maravilhoso, um destino imperdível do nosso Brasil, mas não podemos deixar de alertar a todos do perigo dos tubarões. A praia é perigosa SIM.

  • Missing Rômulo Caldas Valença Jr. há 3 anos

    Sou e moro em Recife, aqui na Navegantes (a 20 metros do mar) e todo mundo aqui sabe que SÓ DOIDO(A) entra no mar com a maré cheia (com água acima da cintura). Entrar até que pode, agora sair ileso será questão de sorte !

  • Missing JOAO há 3 anos

    Tarciso, você foi descoberto!
    Pode dizer!
    Ja sabemos que vc e um tubarao disfarcado querendo um banhista pra mastigar! :-)

  • A6a2y Bruno Silva há quase 3 anos

    Sugiro uma alteração no texto para uma informação correta. Onde esta escrito: "e tire uma foto com dos casarões coloridos do outro lado do CANAL", o referido "canal" é o RIO CAPIBARIBE: O rio Capibaribe é um curso d'água do estado de Pernambuco. Seu nome é originário da língua tupi e significa "no rio das capivaras", através da junção dos termos kapibara (capivara), y (água, rio) e pe (em). Fonte Wikipédia.

  • 3mv3x Tarcísio Medeiros há quase 3 anos

    Mariana Martins, segundo o seu próprio texto, 52 ataques foram registrados desde 1992. Mais uma vez volto a repetir: Você tem estimativa de quantas pessoas passam por aquela praia todos os anos? A probabilidade de ser atacado é infinitamente baixa. E não sei sobre os outros casos, mais esse "Inclusive" que você citou da paulista, ela fez TODAS as contra-indicações, inclusive o fez mesmo após ser alertada pelos bombeiros. Acho que a pessoa deve ser alertada para ter cuidado. Porém esse * medo * que as pessoas tem é exagerado sim.

  • Fotosite Luiz Neto há mais de 2 anos

    Olá pessoal...

    Estive lá recentemente e procurei relatar, EM DETALHES, como foi essa minha visita, de maneira BARATA e EFICIENTE! Segue a dica:
    http://boaviagembye.com.br/2015/02/10/visita-a-recife-detalhado/

    Considerei o passeio extremamente satisfatório... Espero que seja de grande ajuda para todos...

    Abc...

  • Dxk6t Ananda Moura há mais de 1 ano

    Ola Bom dia,
    Estou lendo aqui tentando tirar minha dúvidas e encontrar bons argumentos favoráveis ou não, para a minha programação de férias.

    Queria dizer uma coisinha aos coleguinhas acima, Tarcisio e Mariana.
    Vamos respeitar a opnião do coleguinha ? Não achei nenhuma das Dicas Válidas, por que a unica coisa que os dois pensaram em dizer , porém de forma diferente seria, '' Cuidado nunca é demais ''. Então obrigada irei tomar cuidado, porque além dos índices de acidentes de trânsito serem altíssimos, dirijo à 8 anos e nunca tive um arranhão. Por que no litoral seria diferentes, basta o lugar certo na hora errada. ;)

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.