Dinheiro no Irã

Moeda

A moeda oficial do Irã é o rial (﷼), disponível em notas que variam de 2.000 a 1.000.000. É comum ver os iranianos referindo-se à moeda como "Toman", uma espécie de unidade monetária alternativa, criada para simplificar os muitos zeros causados pela inflação. 

Memorize isto: 1 toman equivale a 10 rials.

A maior parte dos produtos nas lojas possuem os preços expressos em rials, mas não raramente os comerciantes falam os preços em tomans. Por exemplo, uma camisa que custa 10.000 rials pode ser oferecida por "1.000 tomans", o que dá no mesmo.

Para complicar um pouco mais, a perda de valor da moeda e o câmbio altamente instável faz com que os zeros se tornem ainda mais necessários no dia a dia. Um produto de 200.000 rials pode ser oferecido por 20.000 tomans; 1.000.000 de rials por 100.000 tomans e assim sucessivamente.

Ira

Parece confuso? E é, especialmente para turistas que acabam de chegar ao país. Felizmente o povo iraniano em geral é honesto e não se aproveita da dificuldade de entendimento para lucrar indevidamente. No entanto, você pode — e deve — sempre perguntar se os valores informados são em rials ou tomans. Na dúvida, usar calculadoras para indicar o valor é a sua melhor alternativa, geralmente oferecidas pelos próprios lojistas.

Câmbio (Qual moeda levar?)

Se a hiperinflação já não assustasse o suficiente, prepare-se para mais um agente do caos: o câmbio. O rial iraniano é uma moeda extremamente volátil e suscetível a diversas variações causadas pelos rumos políticos do país. Por sorte, a balança costuma ser muito mais vantajosa para os turistas do que para os locais, já que a tendência é que a moeda local perca o valor perante as moedas estrangeiras.

Enquanto estávamos no Irã, o câmbio variou de U$ 1 = 42.000 rials até U$ 1 = 54.000 rials. Tudo isso em menos de um mês! Consulte a cotação do Rial para não ter surpresas.

Outra questão pertinente é sobre qual moeda levar para o Irã. É preferível levar euros, já que muitos hotéis e serviços dão preferência à moeda, com descontos generosos na hora da conversão. O dólar americano é normalmente aceito, embora restrições à moeda já tenham acontecido no passado em virtude dos conflitos diplomáticos com os Estados Unidos. 

Sobretudo, evite levar quaisquer outras moedas que não sejam dólar ou euro. 

Cartões de crédito e caixas eletrônicos

Devido às sanções internacionais, bandeiras famosas de cartão de crédito como Visa e Mastercard não são aceitas nos caixas eletrônicos do Irã. Mesmo que não seja prático, levar dinheiro em espécie é praticamente sua única alternativa.

Por ser uma moeda muito fracionada, carregar várias notas de rial pode ser incômodo. Uma opção é fazer um cartão pré-pago de algum banco iraniano — um processo mais simples e rápido do que você imagina, basta levar o passaporte e uma foto. Indicamos o banco Melli Iran, que possui um cartão especial para turistas, amplamente aceito nos caixas eletrônicos do país, com limite de recarga de até U$ 5.000.

Onde trocar dinheiro

Além do aeroporto, as principais cidades do Irã possuem várias casas de câmbio ("sarafis") no centro e próximas às atrações turísticas. Pesquise pelas melhores taxas e certifique-se de que não haja cobrança de comissão antes de efetuar a troca. O ideal é ir trocando aos poucos, já que a cotação varia bastante.

- TEERÃ:

Em Teerã, a maior concentração de lojas de câmbio está na avenida Ferdowsi. Não confunda com Ferdowsi square. Vá para o cruzamento da avenida Ferdowsi com a avenida Jomhouri e siga em direção ao Museu de Joias.

- SHIRAZ

Em Shiraz, é possível encontrar escritórios de troca de dinheiro ao redor da praça Shohada e do castelo Kamir Khan.

- ISFAHAN:

Em Isfaham, existem duas áreas principais para troca de dinheiro: Hakim Nezami, em Jolfa (quarteirão armênio), e na rua Sepah, próxima à praça Emam (Eman square).

- YAZD:

Existem várias opções de troca de dinheiro no centro histórico de Yazd, mas as melhores cotações podem ser encontradas próximas ao Templo de Fogo Zoroastro (Yazd Atash Behram).

A troca de dinheiro nas lojas de câmbio é entre 15 a 20% mais vantajosa do que nos bancos, que seguem a cotação oficial. Infelizmente, por conta da instabilidade da moeda, é comum que muitos estabelecimentos recusem-se a realizar o câmbio ou até encerrem o expediente mais cedo em determinados dias.

Ira

Por conta disso, um mercado paralelo começa a surgir nas ruas de Teerã, com homens carregando malas e se oferecendo para trocar dinheiro de turistas. Além de irregular, a abordagem não parece confiável. Ainda assim, é notável a dificuldade que os iranianos têm em obter moedas estrangeiras para viajar ao exterior. Caso conheça alguém nessa situação e queira fazer um bom negócio para ambas as partes, lembre-se de verificar a cotação do dia.

Números em persa

Os preços nas lojas geralmente são expostos na escrita persa, o que pode trazer algum transtorno na hora das compras. Por mais bem-intencionados que os vendedores sejam, muitos não saberão informar os valores em inglês. Para poupar tempo, tente memorizar a escrita dos números ou carregue consigo uma "cola"Essa dica vale ouro!

Ira

Tudo que você precisa saber sobre Irã!

Esse texto sobre Dinheiro no Irã faz parte do guia de Irã no Melhores Destinos

Comentários para Dinheiro no Irã

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.