Irã
Wendell Oliveira

Como chegar ao Irã

O Irã está localizado no Oriente Médio, banhado pelo mesmo golfo que cerca os Emirados Árabes Unidos e fazendo fronteira ao norte com a Turquia. Para chegar ao país, não há nenhuma opção de voo direto saindo do Brasil e será necessário fazer ao menos uma escala.

Pesquisar passagens aéreas

O caminho mais rápido é saindo do Brasil para Istambul, Dubai ou Doha, de onde há vários voos para a capital iraniana. Também é possível fazer conexão via Europa, com voos saindo de Frankfurt, Paris ou Roma. A principal porta de entrada para voos internacionais é o Aeroporto Internacional Imã Khomeini (IKA), localizado a 50 km do centro de Teerã.

Passaporte

Seu passaporte deve ser válido por pelo menos 6 meses. O Irã recusa sumariamente visitantes que possuam vestígios de entrada em Israel. Isso não somente se refere a um carimbo israelense no passaporte (quase nunca aplicado, já que o visto de Israel é emitido em forma de cartão), mas também a registros de fronteiras terrestres do Egito ou Jordânia, que fazem fronteira com o Estado judeu.

Um carimbo do Irã no passaporte também não passará despercebido ao entrar em Israel ou Estados Unidos, embora a rejeição não seja recíproca. É provável que a imigração faça apenas algumas perguntas em relação à sua viagem.

Visto e Imigração

Apesar de existir uma representação diplomática do Irã no Brasil, cidadãos brasileiros são elegíveis a receber o visto na chegada — um alternativa bem mais simples e prática.

Para obter o visto na chegada ao Irã, os requerimentos são:

- Passaporte válido por pelo menos 6 meses;
- Foto 3x4 recente com fundo branco (não é necessário usar véu);
- Reserva de hotel ou carta convite do seu anfitrião constando endereço;
- Seguro viagem (obrigatório, mas pode ser adquirido no aeroporto);
- Passagem de saída (dentro de um período de 30 dias, que é a validade do visto).

Se estiver tudo certo, basta seguir os seguintes passos:

1) Ao desembarcar do avião, siga as placas em direção à Imigração e vá diretamente para o guichê de seguro viagem (Insurance issued to foreign nationals, ao lado do Transfer Desk). Lá eles irão checar o comprovante do seu seguro. Caso não tenha um, você pode comprar o seguro oferecido pela Bimeh Insurance no próprio guichê, válido por 30 dias em território iraniano, por apenas 16 euros.

Ira

2) Com o papel do seguro em mãos, siga para o balcão do visto (Visa) e solicite o formulário de aplicação de visto. Preencha-o com todos os dados solicitados (nome completo, nome do pai, número de passaporte, profissão e assinatura), bem como os dados do seu anfitrião no Irã (nome, endereço e telefone). Por "anfitrião", entenda-se tanto uma pessoa quanto um hotel.

Ira

3) Siga para o guichê do banco (Bank) ao lado e pague a taxa de visto. O custo é de 80 euros para brasileiros, e varia de acordo com a nacionalidade. O valor também pode ser pago em outras moedas (dólar ou libras esterlinas).

4) Com todos os papéis em mãos (seguro, formulário de aplicação de visto e comprovante de pagamento do visto), finalmente entregue-os no guichê do visto (Visa), juntamente com o passaporte e foto.

Ira

Agora é só aguardar os simpáticos funcionários locais chamá-lo pelo nome. Quando devolverem os documentos, siga para a fila da Imigração e receba seu carimbo de entrada. Geralmente não fazem nenhuma pergunta e todo o processo leva em torno de 30 a 45 minutos, dependendo da lotação do seu voo.

Existem muitas postagens desatualizadas na internet, informando que mulheres devem estar usando véu na foto ou que é preciso levar extrato bancário. Nada disso é mais necessário.

Alguns sites também recomendam o preenchimento do formulário de visto eletrônico do Ministério de Relações Exteriores do Irã. Contudo, em nossa visita, o documento não foi solicitado. A julgar pela quantidade de dados a serem informados (incluindo itinerário de viagem e até currículo), e por relatos de outros viajantes, é preferível não preenchê-lo.

Atenção: a entrada pode ser recusada para mulheres que não estejam respeitando as regras de vestuário islâmicas (cabeça, braços e pernas cobertas). O ideal é já sair do avião devidamente adaptada para evitar maiores problemas.

Saindo do aeroporto

Para sair do Aeroporto Internacional Imã Khomeini (IKA) em direção a Teerã, existem as seguintes opções:

Trem + metrô: Há uma estação de trem no primeiro andar do aeroporto, com intervalos de 80 minutos, entre 06h30 a 19h30. Pegue-o em direção a estação final Shahed, com conexão para a Linha 1 do metrô, onde é possível seguir viagem. O trajeto dura 35 minutos (até a estação Shahed) e custa 8.000 rials.

Ira

Táxi: Existem vários guichês no salão de desembarque, oferecendo táxis a preços tabelados (750.000 rials). A viagem leva em torno de 45 minutos sem trânsito, mas pode demorar bem mais em horário de pico. Negociar com taxistas estacionados no embarque pode ser uma opção para pagar menos, já que eles precisarão retornar. Outra alternativa é solicitar um táxi pelo aplicativo Snapp, versão local do Uber, com preços dinâmicos a partir de 450.000 rials.

Van: Não é uma opção prática, já que o ponto final será na estação de metrô Shahed, de onde você precisará seguir viagem. As vans estacionadas do lado de fora do aeroporto cobram 50.000 rials e só saem quando todos os assentos estiverem ocupados.

Note que até o momento não existem linhas de ônibus regulares saindo do aeroporto.

Aluguel de carro com desconto!

Está pensando em alugar um carro durante a sua viagem? Clique aqui e faça a sua reserva com 5% de desconto utilizando o cupom MDGUIA5! A oferta é válida para os nossos leitores que viajam para qualquer destino, seja no Brasil ou no exterior!