Como chegar ao Irã

O Irã está localizado no Oriente Médio, banhado pelo mesmo golfo que cerca os Emirados Árabes Unidos e fazendo fronteira ao norte com a Turquia. Para chegar ao país, não há nenhuma opção de voo direto saindo do Brasil e será necessário fazer ao menos uma escala.

O caminho mais rápido é saindo do Brasil para Istambul, Dubai ou Doha, de onde há vários voos para a capital iraniana. Também é possível fazer conexão via Europa, com voos saindo de Frankfurt, Paris ou Roma. A principal porta de entrada para voos internacionais é o Aeroporto Internacional Imã Khomeini (IKA), localizado a 50 km do centro de Teerã.

Passaporte

Seu passaporte deve ser válido por pelo menos 6 meses. O Irã recusa sumariamente visitantes que possuam vestígios de entrada em Israel. Isso não somente se refere a um carimbo israelense no passaporte (quase nunca aplicado, já que o visto de Israel é emitido em forma de cartão), mas também a registros de fronteiras terrestres do Egito ou Jordânia, que fazem fronteira com o Estado judeu.

Um carimbo do Irã no passaporte também não passará despercebido ao entrar em Israel ou Estados Unidos, embora a rejeição não seja recíproca. É provável que a imigração faça apenas algumas perguntas em relação à sua viagem.

Visto e Imigração

Apesar de existir uma representação diplomática do Irã no Brasil, cidadãos brasileiros são elegíveis a receber o visto na chegada — um alternativa bem mais simples e prática.

Para obter o visto na chegada ao Irã, os requerimentos são:

- Passaporte válido por pelo menos 6 meses;
- Foto 3x4 recente com fundo branco (não é necessário usar véu);
- Reserva de hotel ou carta convite do seu anfitrião constando endereço;
- Seguro viagem (obrigatório, mas pode ser adquirido no aeroporto);
- Passagem de saída (dentro de um período de 30 dias, que é a validade do visto).

Se estiver tudo certo, basta seguir os seguintes passos:

1) Ao desembarcar do avião, siga as placas em direção à Imigração e vá diretamente para o guichê de seguro viagem (Insurance issued to foreign nationals, ao lado do Transfer Desk). Lá eles irão checar o comprovante do seu seguro. Caso não tenha um, você pode comprar o seguro oferecido pela Bimeh Insurance no próprio guichê, válido por 30 dias em território iraniano, por apenas 16 euros.

Ira

2) Com o papel do seguro em mãos, siga para o balcão do visto (Visa) e solicite o formulário de aplicação de visto. Preencha-o com todos os dados solicitados (nome completo, nome do pai, número de passaporte, profissão e assinatura), bem como os dados do seu anfitrião no Irã (nome, endereço e telefone). Por "anfitrião", entenda-se tanto uma pessoa quanto um hotel.

Ira

3) Siga para o guichê do banco (Bank) ao lado e pague a taxa de visto. O custo é de 80 euros para brasileiros, e varia de acordo com a nacionalidade. O valor também pode ser pago em outras moedas (dólar ou libras esterlinas).

4) Com todos os papéis em mãos (seguro, formulário de aplicação de visto e comprovante de pagamento do visto), finalmente entregue-os no guichê do visto (Visa), juntamente com o passaporte e foto.

Ira

Agora é só aguardar os simpáticos funcionários locais chamá-lo pelo nome. Quando devolverem os documentos, siga para a fila da Imigração e receba seu carimbo de entrada. Geralmente não fazem nenhuma pergunta e todo o processo leva em torno de 30 a 45 minutos, dependendo da lotação do seu voo.

Existem muitas postagens desatualizadas na internet, informando que mulheres devem estar usando véu na foto ou que é preciso levar extrato bancário. Nada disso é mais necessário.

Alguns sites também recomendam o preenchimento do formulário de visto eletrônico do Ministério de Relações Exteriores do Irã. Contudo, em nossa visita, o documento não foi solicitado. A julgar pela quantidade de dados a serem informados (incluindo itinerário de viagem e até currículo), e por relatos de outros viajantes, é preferível não preenchê-lo.

Atenção: a entrada pode ser recusada para mulheres que não estejam respeitando as regras de vestuário islâmicas (cabeça, braços e pernas cobertas). O ideal é já sair do avião devidamente adaptada para evitar maiores problemas.

Saindo do aeroporto

Para sair do Aeroporto Internacional Imã Khomeini (IKA) em direção a Teerã, existem as seguintes opções:

Trem + metrô: Há uma estação de trem no primeiro andar do aeroporto, com intervalos de 80 minutos, entre 06h30 a 19h30. Pegue-o em direção a estação final Shahed, com conexão para a Linha 1 do metrô, onde é possível seguir viagem. O trajeto dura 35 minutos (até a estação Shahed) e custa 8.000 rials.

Ira

Táxi: Existem vários guichês no salão de desembarque, oferecendo táxis a preços tabelados (750.000 rials). A viagem leva em torno de 45 minutos sem trânsito, mas pode demorar bem mais em horário de pico. Negociar com taxistas estacionados no embarque pode ser uma opção para pagar menos, já que eles precisarão retornar. Outra alternativa é solicitar um táxi pelo aplicativo Snapp, versão local do Uber, com preços dinâmicos a partir de 450.000 rials.

Van: Não é uma opção prática, já que o ponto final será na estação de metrô Shahed, de onde você precisará seguir viagem. As vans estacionadas do lado de fora do aeroporto cobram 50.000 rials e só saem quando todos os assentos estiverem ocupados.

Note que até o momento não existem linhas de ônibus regulares saindo do aeroporto.

Tudo que você precisa saber sobre Irã!

Esse texto sobre Como chegar ao Irã faz parte do guia de Irã no Melhores Destinos

Comentários para Como chegar ao Irã

  • E4myy Antônio Daniel Fernandes Coelho há 1 ano

    Wendell,
    Dizem que o risco de se viajar para o Irã sem visto é a possibilidade de a empresa aérea recusar o embarque do passageiro sem o visto. Você poderia me dizer o nome da empresa aérea em que viajou ou de empresas que não recusam passageiros sem o visto?

  • Untitled Wendell Oliveira há 1 ano

    Antônio, essa informação não procede, ao menos não para turistas brasileiros. A companhia aérea sabe que temos direito ao visto na chegada. O máximo que pode acontecer é pedirem para você assinar um termo se responsabilizando em caso do visto ser negado, mas a menos que você tenha vestígios de passagem em Israel no seu passaporte, as chances disso acontecer são nulas. Boa viagem!

  • 23get Bruna Araujo Jorge há 1 ano

    Wendell algum problema de seu, mulher, viajar pra la sozinha? E se ficar em Hostel? Tudo bem??

  • Untitled Wendell Oliveira há 1 ano

    Oi Bruna, todas as viajantes solo que conheci no Irã eram unânimes ao elogiar o respeito dos homens iranianos, reflexo de uma cultura conservadora e leis severas. Seu maior problema vai ser encontrar hostels, não existem tantos assim, mas posso adiantar que todos possuem quartos divididos por gênero. Boa viagem :)

  • 23get Bruna Araujo Jorge há 1 ano

    Legal!! Vi em outro post sobre o homestay e ja dei umas olhadas!! Parece mais facil e interessante do que hoteis ou hostels. Muito obrigada pelas suas dicas!! Parabens pelo belo trabalho!!

  • Kqqrg Rodrigo Coelho há 1 ano

    Wendell, tudo bem?
    Tenho o visto americano no meu passaporte antigo, mas tenho o carimbo de entrada no atual.
    Será que teria problemas para entrar no Irã? Pelo que entendi do texto somente Israel, Egito e Jordânia que não podem?
    Agradeço se puder responder.
    Abraço

  • Untitled Wendell Oliveira há 1 ano

    Problema nenhum, Rodrigo. Também tenho o visto americano & carimbo de entrada no meu passaporte, sequer questionaram alguma coisa sobre isso. Na verdade, até mesmo cidadãos americanos podem visitar o país, sujeito à algumas regras (guia turístico obrigatório, etc). O problema do Irã é com Israel.

  • Missing Fabiano há 11 meses

    Olá!! Wendell, li algo sobre a proibição de uso de colares por homens. Você sabe se brincos também são proibidos para homens?? Grato!!

  • Untitled Wendell Oliveira há 11 meses

    Oi Fabiano, brincos e colares são completamente proibidos para homens. Evite :)

  • Missing Nelson Hitoshi Chida há 6 meses

    Boa tarde, Wendell. Muito legal esse Guia de Destinios. Minhas férias serão em out/nov de 2019. Vou ter 30 dias. Será que vale a pena reservar uns dias para visitar a Turquia ou ficar só no Irã. Quais cidades são obrigatórias conhecer e outras que valem a pena, mesmo sem ter o apelo turístico?
    Se ficar uns 23 dias, quantos dias você separaria em cada local?
    Grato. Nelson.

  • Untitled Wendell Oliveira há 6 meses

    Oi Nelson! Sou suspeito para falar, porque amo a Turquia. Acredito que 23 dias sejam o suficiente para ver um pouco dos dois países. Eu separaria pelo menos uns 7 dias na Turquia (3 dias em Istambul, 2 na Capadócia e talvez mais 2 dias na praia - Antália ou Ölüdeniz).

    No Irã, recomendo ir sem um roteiro muito engessado, ficando livre para separar os dias como quiser entre Teerã, Shiraz, Isfahan e Yazd, as cidades "imperdíveis", na minha opinião. Sem apelo turístico, mas interessantíssima, é a região do Curdistão iraniano. Estivemos em Sanandaj e adoramos, embora não haja grandes atrações.

    Boa viagem!

  • Missing Nelson Hitoshi Chida há 6 meses

    Legal, Wendell. Acho que vou fazer isso: ida de São Paulo a Teerã e volta de Istambul a São Paulo.
    Agora, do Irã para a Turquia, é melhor ir por Teerã mesmo, ou dependendo da região que estiver no Irã é melhor ir por outro aeroporto.
    E, ouvi dizer que tem que chegar ao Irã já com todos os hotéis reservados nas localidaded que pretende visitar. Acho que isso era no passado, né.
    mais uma vez, agradeço por tuas valiosas informações. Nelson.

  • C3zdc Bàbá Ifáyòmí Adèlóná Sàngówálè Isólá há 3 meses

    Oi Wendel no site da embaixada fala do atestado médico, ao retirar o visto no aeroporto em Teerã este atestado não será necessário? Isso não ficou claro na sua postagem, pode me informar?

  • C3zdc Bàbá Ifáyòmí Adèlóná Sàngówálè Isólá há 3 meses

    Hoje 23 de outubro ainda estão válidas as suas considerações ? Obrigado

  • Qexeg Elvis Elvys há 1 mês

    Olá! Pretendo visitar o Irã em 2020, eu comprando a passagem e a hospedagem , ainda assim preciso passar pela entrevista do visto aqui no Brasil? Indo visitar o irã como Turista preciso mostrar meu extrato bancário ? Agradeço se puder me esclarecer essa dúvida.

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.