Istambul

Primeiro Istambul foi chamada pelos gregos de Byzantium, em 660 a.C., até se restabelecer como capital do Império Romano e se tornar Constantinopla, pelas mãos do imperador Constantino (330 d.C.). Mas foi durante a conquista pelo império Otomano que a cidade turca que tem “um pé na Europa e outro na Ásia” passou a ter o nome atual e se tornou uma metrópole de quase 2,7 mil anos de idade que impressiona e conquista o visitante do começo ao fim da viagem.  

A breve explicação, baseada em fatos históricos, é apenas uma amostra do que Istambul representa nos dias atuais: um destino turístico único que exala história e cultura por todos os lados; o habitat de um povo que passou por muitas adversidades, sofreu os mais variados tipos de influências, mas soube, ao longo de uma história fascinante, “absorver” tais fatores com maestria, agregando cores, sabores, sons e aromas.

Apesar de não exercer a função de capital propriamente dita, a cidade que esbanja modernidade é o centro econômico, histórico e cultural da República da Turquia, além de ser a maior do país e uma das maiores do mundo. Museus, monumentos, mesquitas, bazares, bairros e ruas pra lá de interessantes são apenas algumas das diversas opções de entretenimento à disposição do visitante, que deve reservar ao menos quatro dias de estadia, se tem a intenção de explorar a cidade adequadamente.

Moeda
Em Istambul você vai encontrar um povo extremamente orgulhoso de suas origens e que, em geral, recebe muito bem os milhares de estrangeiros que visitam a cidade todos os anos. Além disso, a simpatia por brasileiros costuma ser ainda maior devido a uma paixão em comum, o futebol. Vários jogadores brasileiros, inclusive, atuam ou já atuaram na Turquia.

O idioma oficial do país é o turco, mas aqueles que dominam a língua inglesa não terão dificuldades nas áreas turísticas. A moeda local é a Lira Turca (₺ ou TL), considerada relativamente estável, disponível em moedas de 1, 5, 10, 25, 50 kurus e 1 lira, e notas de 5, 10, 20, 50, 100 e 200 liras. Confira a cotação aqui.

Na sequência de posts a seguir, o MD apresenta uma série de dicas imperdíveis de Istambul, uma cidade fascinante para onde você vai desejar voltar muitas vezes.