Quando ir ao Irã

Se você acha que o Irã é um país desértico e quente o ano todo, melhor rever seus conceitos. Com um território de 1.650.000 km² (três vezes o tamanho da França), o país possui grandes variações climáticas e paisagens bem diferentes de acordo com cada região. A capital Teerã é cercada de montanhas com neve no topo, enquanto as cidades litorâneas, ao sul, registram temperaturas médias acima dos 30ºC durante a maior parte do ano.

Por se tratar de um país majoritariamente muçulmano, feriados religiosos e datas comemorativas também devem ser levados em consideração na hora de decidir quando visitá-lo.

Clima

O clima do Irã é influenciado diretamente por sua localização, entre a aridez dos desertos da Arábia e a umidade subtropical da região leste do Mediterrâneo. Caracteriza-se por verões quentes e secos e invernos curtos e congelantes. De novembro a fevereiro, a temperatura é bem fria, não só para os padrões brasileiros. Julho e agosto são os meses mais quentes, com temperaturas batendo na casa dos 40ºC.

A melhor época para visitar o Irã é de março a maio e de setembro a outubro — assim você evita o calor sufocante do verão e o inverno rigoroso com estradas bloqueadas por neve. No entanto, por ser alta temporada, os preços estarão mais altos, especialmente em abril. Junho e outubro podem oferecer melhores condições, caso você não se importe em adaptar o vestuário.

Cerca de 70% da precipitação média no país cai entre novembro e março. De junho a agosto, praticamente não chove. As chuvas variam de ano a ano e podem ser mais fortes especialmente nos meses de inverno. A área ao longo da costa do Mar Cáspio tem um clima bem diferente, com chuva mais intensa do final do verão ao meio do inverno, mas cai em geral durante todo o ano.

Vale lembrar que, independente do tempo, as leis locais exigem que as mulheres mantenham a cabeça, braços e pernas cobertos. Também não é aconselhável que homens vistam bermudas e regatas. Saiba mais lendo a seção Dicas e costumes.

Média anual em Teerã - Temperatura mínima e máxima

Veja as médias anuais* de temperatura e índice pluviométrico para a capital do Irã:

  • Janeiro - 0°C / 8°C / 20 mm 
  • Fevereiro - 1°C / 11°C / 30 mm
  • Março - 6°C / 16°C / 50 mm
  • Abril - 12°C / 23°C / 20 mm
  • Maio - 17°C / 28°C / 10 mm
  • Junho - 20°C / 34°C / 10 mm
  • Julho - 23°C / 37°C / 10 mm
  • Agosto - 23°C / 36°C / 10 mm 
  • Setembro - 20°C / 31°C / 10 mm
  • Outubro - 13°C / 25°C / 10 mm
  • Novembro - 8°C / 16°C / 10 mm
  • Dezembro - 3°C / 9°C / 30 mm
* Com dados do climate-data.org.

Datas religiosas e feriados

Tenha em mente que sexta-feira é dia de folga nos países muçulmanos; por isso, quintas e sextas são considerados fins de semana no Irã. Sábados e domingos são dias normais de trabalho.

O calendário persa (Solar Hijri) possui uma contagem diferente, considerando seu início na Hégira, a fuga de Maomé de Meca para Medina. Oficialmente o Irã está em pleno ano 1397 (equivalente a 2018 no calendário gregoriano). Algumas datas comemorativas podem variar ano a ano no nosso calendário e é prudente pesquisá-las antes de marcar sua viagem. 

O tradicional festival de Noruz celebra o Ano Novo do calendário persa e o ínicio da primavera, sendo o maior evento do Irã. Geralmente começa no dia 20 de março e dura em torno de duas semanas. Durante esse período, espere por hotéis lotados, preços mais altos que o normal e muitos lugares fechados por conta da celebração. Ou seja, a menos que você planeje se juntar à festa, é aconselhável viajar em outra época.

Já o Ramadã é a celebração muçulmana mais conhecida no mundo. Um mês inteiro em que os fiéis são incentivados a fazer jejum do nascer ao pôr do sol (mas prepare-se para o banquete ao anoitecer). Por ser uma República Islâmica, os costumes são levados bem a sério no Irã — inclusive com a fiscalização da Polícia Religiosa. Nesse período, comer e beber em público durante o dia é simplesmente proibido, embora alguns restaurantes possam servir turistas discretamente. Em 2018, o Ramadã vai de 15 de maio a 14 de junho, combinando com o início do verão. Nossa opinião sincera: se não puder se adaptar, evite.

O Irã também possui uma das maiores férias escolares do mundo — 125 dias —, mas isso não chega a afetar consideravelmente o turismo local.

Tudo que você precisa saber sobre Irã!

Esse texto sobre Quando ir ao Irã faz parte do guia de Irã no Melhores Destinos

Comentários para Quando ir ao Irã

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.