O que fazer no Irã

Curtir as dunas de um deserto, relaxar na praia ou esquiar na neve? Conhecer a cultura persa através de museus e sítios arqueológicos ou explorando sua rica culinária? Por que não tudo? Muito mais do que um destino exótico, o Irã é um destino completo, com excelente infraestrutura e preços acessíveis. Quem deseja visitar o país dificilmente compra as passagens no impulso, mas sim planeja antes, imaginando o que esperar, embora boa parte das expectativas possam ser equivocadas. Vá de mente aberta e comece a ser surpreendido desde já!

Confira nossas dicas sobre o que fazer no Irã para facilitar a criação do seu roteiro. Caso deseje ir direto às principais atrações, leia nosso post com os pontos turísticos do Irã.

Vire arquéologo por um dia

Com uma história tão interessante quanto antiga, é natural que haja diversos sítios arqueológicos no Irã, muito bem preservados e abertos à visitação. Não perca a chance de aprender mais sobre o passado glorioso do Império Persa in loco conhecendo suas antigas capitais, Persépolis e Pasárgada. Além de andar nos caminhos por onde passaram Ciro, Xerxes e Alexandre, o Grande, também é possível dedicar-se à rica História do país através dos diversos museus, como o Museu Nacional do Irã e seu incrível acervo.

Ira

Conheça o melhor da arquitetura religiosa

De maioria muçulmana, o Irã é lar de belas e majestosas mesquitas que são verdadeiras obras de arte. Todas as cidades do país possuem templos religiosos, embora alguns se destaquem mais, como a Mesquita de Imã Khomeini e seus infinitos mosaicos, ou a surreal Mesquita Nasir-ol-molk, com vitrais coloridos que produzem um espetáculo visual sem comparação. Muito além do islamismo, o Irã também foi palco do surgimento de uma das religiões mais antigas do mundo: o Zoroastrismo. Com um sistema complexo de crenças e rituais, a religião é responsável por belas construções como a enigmática Torre do Silêncio, além de possuir sacerdotes responsáveis pela manutenção da chama eterna no imperdível Templo do Fogo.

Ira

Descubra o fascinante interior do Irã

Não se limite aos arranha-céus da capital Teerã, visite o interior! Com um sistema de transporte abrangente, é fácil chegar a qualquer lugar do país sem maiores complicações. Não deixe de visitar Yazd, a maior cidade do mundo dentro de um deserto! Os principais sítios históricos do Irã são acessíveis a partir de Shiraz, a capital cultural do país. Já Isfahan reserva boas surpresas, repleta de parques, mercados e gente alegre em uma cidade com um charme todo especial.

Ira

Acampe no deserto

Generalizações à parte, sabemos que o Oriente Médio é sinônimo de paisagens desérticas, com dunas e camelos. Garanta não apenas boas fotos no deserto, mas também experiências inesquecíveis, acampando no Deserto de Varzaneh e dormindo sob um céu superestrelado. Os passeios pelos desertos no Irã são bem mais acessíveis do que nos vizinhos árabes mais ricos, e a diversão é garantida para todas as idades.

Ira

Explore a natureza iraniana

As montanhas ao redor de Teerã não mentem: há neve no topo! Na famosa atração conhecida como Teto de Teerã, é possível encontrar estações de esqui que funcionam durante os meses mais frios do ano. Se o seu negócio é praia, além do Mar Cáspio ao norte da capital, o litoral sul também é uma boa pedida, com destaque para Ilha Kish e seu ambiente mais progressista. Além das paisagens desérticas no centro, o norte do país guarda densas florestas na província de Gilan. Saiba quando ir e qual a melhor época para visitar o Irã.

Ira

Relaxe em um parque

Somente na capital Teerã há mais de 800 parques, todos bem cuidados e com um paisagismo invejável. Até mesmo no meio do deserto existem oásis verdes, como o Jardim Dowlat Abad, excelentes para um piquenique ou soneca no meio da tarde. É praticamente impossível andar por qualquer cidade iraniana sem passar por um parque. Aproveite para relaxar, correr e desfrutar da natureza em meio às paisages urbanas das cidades.

Ira

Vá às compras

Devido às sanções internacionais, fazer compras no Irã não é uma boa ideia, certo? Errado! Embora não se destaque na venda de eletrônicos, o país é famoso por seus bazares, com inúmeros produtos à venda. Dos famosos tapetes persas a roupas, lembrancinhas e temperos, todo bazar iraniano é um mundo à parte, paraísos do consumo a céu aberto com muito mais personalidade e calor humano do que os shopping centers do Ocidente. Aprimore suas técnicas de negociação e boas compras!

Ira

Apaixone-se pela culinária persa

Sim, o Irã é um destino perigoso: seu maior risco é ganhar peso! Kebabs de cordeiro, açafrão no arroz, sopas e até no sorvete, acompanhados de doces de pistache em infinitas variações e churrascos capazes de surpreender até mesmo os gaúchos mais orgulhosos. No Irã, tudo acaba (e começa) em chá. Saiba mais sobre a comida no Irã.

Ira

Faça amigos iranianos (é mais fácil do que parece)

Apesar das restrições nas liberdades individuais, os iranianos em geral são extremamente simpáticos e amigáveis. Não se surpreenda ao ser parado nas ruas para conversar, tomar um chá ou até mesmo ser convidado para um jantar. Nosso conselho? Aceite sem pensar duas vezes! É a sua chance de conhecer ainda mais a cultura local e perceber que, independente de qualquer estereótipo, o país é feito de pessoas normais, que gostam de conversar, se divertir e nada têm a ver com as decisões arbitrárias do governo. Você vai descobrir de maneira rápida que no Irã não há "80 milhões de habitantes", mas sim 80 milhões de amigos.

Ira

  • Antiga-embaixada-americana-em-teera

    Antiga Embaixada Americana em Teerã سفارت آمریکا

    Nota:  de 10 (0)

    Quem assistiu ao filme "Argo", vencedor do Oscar 2013 de melhor filme, conhece bem a história: em 1979, a Embaixada dos Estados Unidos em Teerã foi invadida por estudantes e militantes radicais do novo governo teocrático do país. Seis funcionários conseguiram fugir e se esconder, posteriormente dando um jeito criativo de...

  • Bazaar-de-isfahan

    Bazaar de Isfahan | بازار اصفهان

    Nota:  de 10 (0)

    Toda cidade iraniana possui seu Grand Bazaar, e com Isfahan não poderia ser diferente.

    O mercado histórico construído no século XI é convenientemente localizado nos arredores da Praça Naghsh-i Jahan, de fácil acesso à praça principal da cidade. Esse é um dos maiores e mais antigos bazares do Oriente...

  • Deserto-de-varzaneh

    Deserto de Varzaneh ورزنه

    Nota:  de 10 (0)

    Uma viagem ao Irã não estará completa sem uma visita ao deserto. Principalmente quando se trata do deserto mais famoso do país, em Varzaneh, a pouco mais de 100 km da cidade turística de Isfahan.

    [foto_comunidade_coluna_inteira:5374]

    [foto_comunidade:5375][foto_comunidade:5376][foto_comunidade:5377][foto_comunidade:5373]

    A...

  • Grand-bazaar-de-teera

    Grand Bazaar de Teerã| بازار بزرگ تهران (بازار بزرگ تهران)

    Nota:  de 10 (0)

    Procurando uma lembrancinha do Irã ou apenas um bom lugar para comer? No Grand Bazaar de Teerã você encontra os dois! A atração é facilmente visitada a partir das estações de metrô Khayam ou Khordad 15th, ambas na Linha 1. Embora o bazar possua várias entradas, a de nome Sabze-Meydan é...

  • Ilha-kish

    Ilha Kish کیش‎

    Nota:  de 10 (0)

    Golfo Árabe ou Golfo Pérsico? Até quando se trata de denominações geográficas, o Oriente Médio parece ser controverso. Para os iranianos, o correto é "Pérsico". E seja como for, é nessa região que encontramos um dos maiores segredos do Irã: a llha Kish.

    ...

  • Isfahan

    Isfahan اصفهان‎

    Nota:  de 10 (0)

    A 340 km ao sul de Teerã, a cidade de Isfahan até poderia ser considerada interiorana, mas tem a grandeza como sua vocação. Isso pode ser visto através do paisagismo exemplar de seus parques, na imponência de suas pontes e mesquitas, bem como na mente aberta de sua jovem população.

    Passeando pelas ruas, não...

  • Jardim-dowlat-abad

    Jardim Dowlat Abad باغ دولت آباد

    Nota:  de 10 (0)

    O Jardim Dowlat Abad é o parque mais famoso de Yazd e possivelmente um dos mais bonitos de todo o Irã.

    O paisagismo é caprichado com fontes de água e muito verde em pleno deserto. Embora não seja imperdível, é, sem dúvidas, uma excelente atração para visitar durante sua estadia em Yazd.

    ...

  • Mesquita-de-ima-khomeini

    Mesquita de Imã Khomeini مسجد امام

    Nota:  de 10 (0)

    Também conhecida como Mesquita Real ou Mesquita Shah, a Mesquita de Imã Khomeini é considerada uma obra-prima da arquitetura persa. Está localizada na cidade de Isfahan, ao lado da grandiosa Praça Naghsh-i Jahan, uma das maiores do mundo e que por si só já é uma atração. O templo islâmico...

  • Mesquita-nasir-ol-molk-mesquita-rosa

    Mesquita Nasir-ol-molk/Mesquita Rosa - مسجد نصیر الملک‎

    Nota:  de 10 (0)

    A Mesquita Nasir-ol-molk é um templo religioso muçulmano localizado na cidade de Shiraz, e uma das mesquitas mais famosas do Irã. Sua construção começou em 1876, sendo finalizada somente em 1888. Os vitrais coloridos não deixam dúvidas: o esforço valeu a pena!

    [foto_comunidade_coluna_inteira:5470]

    ...

  • Museu-nacional-do-ira

    Museu Nacional do Irã موزهٔ ملی ایران‎

    Nota:  de 10 (0)

    O Irã é uma dos poucos lugares no mundo onde é possível reunir um grupo grande de amigos para visitar um museu. Não só devido à alta erudição dos locais, mesmo os jovens, acostumados desde cedo a admirar a cultura e poesia persa, mas também porque, convenhamos, os museus são muito bons.

    ...

  • Palacio-de-golestan

    Palácio de Golestan كاخ موزه گلستان

    Nota:  de 10 (0)

    "A integração de sucesso entre as artes persas antigas e a influência da arquitetura Ocidental". Essa é a definição da UNESCO ao inscrever o Palácio de Golestan como Patrimônio Mundial da Humanidade, o que já mostra bem a importância dessa incrível atração.

    Reconhecido...

  • Parsagada

    Pasárgada پاسارگاد

    Nota:  de 10 (0)

    "Vou-me embora pra Pasárgada, lá sou amigo do rei (...) Em Pasárgada tem tudo, é outra civilização". 

    O famoso poema de Manuel Bandeira denota bem a importância da antiga capital do Primeiro Império Persa, construída pelo imperador Ciro II. Por conta da imensidão do império,...

  • Persepolis

    Persépolis تخت جمشید

    Nota:  de 10 (0)

    Persépolis, "A Cidade Persa", foi uma das antigas capitais do Primeiro Império Persa, fundado no século VI a.C. por Ciro, o Grande. Por volta do ano 500 a.C., o Império se expandiu por boa parte do mundo antigo, tornando-se o maior império a ter existido desde então. Persépolis era o centro administrativo,...

  • Ponte-da-natureza

    Ponte da Natureza پل طبیعت‎

    Nota:  de 10 (0)

    A ponte Tabi'at (conhecida entre os locais como "Ponte da Natureza") é a maior passarela de pedestres de Teerã, com 270 m de extensão. O nome não foi dado ao acaso, já que a construção liga o Parque Taleghani e o Parque Abo-Atash, dois excelentes pontos da cidade para caminhar e desfrutar da paisagem...

  • Shiraz

    Shiraz شیراز

    Nota:  de 10 (0)

    Não deixa de ser irônico o fato de que a cidade que batizou o tipo de uva utilizado para produzir um dos vinhos mais famosos do mundo tenha hoje o consumo de álcool banido. Mas se o passado recente de Shiraz parece preso e censurado, é no seu passado ainda mais remoto que brilha todo o esplendor de sua história.

    ...

  • Teera

    Teerã تهران

    Nota:  de 10 (0)

    A capital iraniana é única. Uma metrópole de 8 milhões de simpáticos habitantes, com mais de 800 parques de paisagismo impressionante e rodeada de montanhas com neve no topo. Teria ares de interior se não fossem os carros buzinando incessantemente em meio ao trânsito caótico. No entanto, o sistema de...

  • Templo-do-fogo-de-zoroastro

    Templo do Fogo de Zoroastro آتشکده یزد

    Nota:  de 10 (0)

    O Templo do Fogo é um local sagrado para os seguidores do Zoroastrismo, religião majoritária do Irã antes da conquista islâmica. Apesar da maioria muçulmana no país, a cidade de Yazd, no meio do deserto, ainda desfruta de certa liberdade na manutenção dessa fé histórica praticada desde 400 a.C.

    ...

  • Teto-de-teera

    Teto de Teerã بام تهران

    Nota:  de 10 (0)

    Teerã é uma metrópole fantástica, repleta de parques e arranha-céus. E nada melhor do que ter uma vista panorâmica da cidade bem do alto: mais exatamente no Teto de Teerã.

    O ponto turístico preferido dos locais fica mais ao norte e é acessível facilmente de táxi. Ao chegar na portaria, o...

  • Torre-do-silencio

    Torre do Silêncio دخمه

    Nota:  de 10 (0)

    Antes da conquista islâmica, o Irã seguia majoritariamente o Zoroastrismo, uma das primeiras religiões da história da humanidade, com crenças monoteístas e rituais característicos. Embora muitos monumentos dessa época tenham sido destruídos, um dos principais ainda resiste: a Torre do Silêncio.

    Localizada...

  • Yazd

    Yazd یزد

    Nota:  de 10 (0)

    "O meio do Irã", assim se define Yazd de acordo com a sua posição geográfica. A cidade também é conhecida por ser "a maior cidade do mundo no meio de um deserto", um motivo de orgulho para seus habitantes. E se vista dos tetos das casas é deslumbrante com suas varandas e minaretes, as ruelas que perfazem o...

Tudo que você precisa saber sobre Irã!

Esse texto sobre O que fazer no Irã faz parte do guia de Irã no Melhores Destinos

Comentários para O que fazer no Irã

  • 7ezmh Liany Garves há 1 ano

    Excelente conteúdo! O Irã foi o país mais "injustiçado" que já visitei! Um lugar lindo, seguro, com um povo extremamente gentil e com uma história surpreendente. É uma pena que a mídia internacional acabe por pintar uma feição do Irã que nada corresponde com a realidade, de modo que a maioria das pessoas, não pensa em incluir esse lindo país como seu próximo destino.

    Eu amei minha experiência e recomendo para todas as pessoas.

    Também tenho um relato sobre como é o turismo no Irã e como organizar uma viagem para lá! Espero que mais pessoas possam conhecer esse lindo país: https://www.mochilaoadois.com.br/turismo-viagem-ira/

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.