Melhores Destinos
Irã
Wendell Oliveira

O que fazer no Irã

Curtir as dunas de um deserto, relaxar na praia ou esquiar na neve? Conhecer a cultura persa através de museus e sítios arqueológicos ou explorando sua rica culinária? Por que não tudo? Muito mais do que um destino exótico, o Irã é um destino completo, com excelente infraestrutura e preços acessíveis. Quem deseja visitar o país dificilmente compra as passagens no impulso, mas sim planeja antes, imaginando o que esperar, embora boa parte das expectativas possam ser equivocadas. Vá de mente aberta e comece a ser surpreendido desde já!

Confira nossas dicas sobre o que fazer no Irã para facilitar a criação do seu roteiro. Caso deseje ir direto às principais atrações, leia nosso post com os pontos turísticos do Irã.

Vire arquéologo por um dia

Com uma história tão interessante quanto antiga, é natural que haja diversos sítios arqueológicos no Irã, muito bem preservados e abertos à visitação. Não perca a chance de aprender mais sobre o passado glorioso do Império Persa in loco conhecendo suas antigas capitais, Persépolis e Pasárgada. Além de andar nos caminhos por onde passaram Ciro, Xerxes e Alexandre, o Grande, também é possível dedicar-se à rica História do país através dos diversos museus, como o Museu Nacional do Irã e seu incrível acervo.

Ira

Conheça o melhor da arquitetura religiosa

De maioria muçulmana, o Irã é lar de belas e majestosas mesquitas que são verdadeiras obras de arte. Todas as cidades do país possuem templos religiosos, embora alguns se destaquem mais, como a Mesquita de Imã Khomeini e seus infinitos mosaicos, ou a surreal Mesquita Nasir-ol-molk, com vitrais coloridos que produzem um espetáculo visual sem comparação. Muito além do islamismo, o Irã também foi palco do surgimento de uma das religiões mais antigas do mundo: o Zoroastrismo. Com um sistema complexo de crenças e rituais, a religião é responsável por belas construções como a enigmática Torre do Silêncio, além de possuir sacerdotes responsáveis pela manutenção da chama eterna no imperdível Templo do Fogo.

Ira

Descubra o fascinante interior do Irã

Não se limite aos arranha-céus da capital Teerã, visite o interior! Com um sistema de transporte abrangente, é fácil chegar a qualquer lugar do país sem maiores complicações. Não deixe de visitar Yazd, a maior cidade do mundo dentro de um deserto! Os principais sítios históricos do Irã são acessíveis a partir de Shiraz, a capital cultural do país. Já Isfahan reserva boas surpresas, repleta de parques, mercados e gente alegre em uma cidade com um charme todo especial.

Ira

Acampe no deserto

Generalizações à parte, sabemos que o Oriente Médio é sinônimo de paisagens desérticas, com dunas e camelos. Garanta não apenas boas fotos no deserto, mas também experiências inesquecíveis, acampando no Deserto de Varzaneh e dormindo sob um céu superestrelado. Os passeios pelos desertos no Irã são bem mais acessíveis do que nos vizinhos árabes mais ricos, e a diversão é garantida para todas as idades.

Ira

Explore a natureza iraniana

As montanhas ao redor de Teerã não mentem: há neve no topo! Na famosa atração conhecida como Teto de Teerã, é possível encontrar estações de esqui que funcionam durante os meses mais frios do ano. Se o seu negócio é praia, além do Mar Cáspio ao norte da capital, o litoral sul também é uma boa pedida, com destaque para Ilha Kish e seu ambiente mais progressista. Além das paisagens desérticas no centro, o norte do país guarda densas florestas na província de Gilan. Saiba quando ir e qual a melhor época para visitar o Irã.

Ira

Relaxe em um parque

Somente na capital Teerã há mais de 800 parques, todos bem cuidados e com um paisagismo invejável. Até mesmo no meio do deserto existem oásis verdes, como o Jardim Dowlat Abad, excelentes para um piquenique ou soneca no meio da tarde. É praticamente impossível andar por qualquer cidade iraniana sem passar por um parque. Aproveite para relaxar, correr e desfrutar da natureza em meio às paisages urbanas das cidades.

Ira

Vá às compras

Devido às sanções internacionais, fazer compras no Irã não é uma boa ideia, certo? Errado! Embora não se destaque na venda de eletrônicos, o país é famoso por seus bazares, com inúmeros produtos à venda. Dos famosos tapetes persas a roupas, lembrancinhas e temperos, todo bazar iraniano é um mundo à parte, paraísos do consumo a céu aberto com muito mais personalidade e calor humano do que os shopping centers do Ocidente. Aprimore suas técnicas de negociação e boas compras!

Ira

Apaixone-se pela culinária persa

Sim, o Irã é um destino perigoso: seu maior risco é ganhar peso! Kebabs de cordeiro, açafrão no arroz, sopas e até no sorvete, acompanhados de doces de pistache em infinitas variações e churrascos capazes de surpreender até mesmo os gaúchos mais orgulhosos. No Irã, tudo acaba (e começa) em chá. Saiba mais sobre a comida no Irã.

Ira

Faça amigos iranianos (é mais fácil do que parece)

Apesar das restrições nas liberdades individuais, os iranianos em geral são extremamente simpáticos e amigáveis. Não se surpreenda ao ser parado nas ruas para conversar, tomar um chá ou até mesmo ser convidado para um jantar. Nosso conselho? Aceite sem pensar duas vezes! É a sua chance de conhecer ainda mais a cultura local e perceber que, independente de qualquer estereótipo, o país é feito de pessoas normais, que gostam de conversar, se divertir e nada têm a ver com as decisões arbitrárias do governo. Você vai descobrir de maneira rápida que no Irã não há "80 milhões de habitantes", mas sim 80 milhões de amigos.

Ira

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Irã