Persépolis
Persépolis, "A Cidade Persa", foi uma das antigas capitais do Primeiro Império Persa, fundado no século VI a.C. por Ciro, o Grande. Por volta do ano 500 a.C., o Império se expandiu por boa parte do mundo antigo, tornando-se o maior império a ter existido desde então. Persépolis era o centro administrativo, de onde saíam os comandos para as conquistas.
A construção iniciada por Ciro demorou quase 100 anos para ser finalizada, em uma região remota e montanhosa. O complexo foi ampliado posteriormente por Xerxes I e seu neto Artaxerxes I, até a conquista do Império por Alexandre Magno, quando Persépolis foi saqueada e incendiada.
Ainda assim, a tentativa de destruição não foi capaz de apagar todo o brilhantismo de sua história, presente nas esculturas e decorações em relevos esculpidos com imagens de bravura, caça e ofertas de presentes aos reis por seus súditos. A estrutura central era formada por salões quadrangulares, com colunas altas e decoradas dando boas-vindas aos visitantes.
Visitar as ruínas surpreendentemente bem preservadas dos palácios, colunas e escadarias da época é um privilégio. As esculturas e detalhes da arquitetura disponíveis para observação faz com que os visitantes viajem no tempo para um Império de centenas de anos atrás em que a diversidade e a igualdade entre os povos era motivo de celebração.
É impossível não notar o brilho nos olhos dos iranianos que visitam o local, pela primeira ou segunda vez, falando com um quê de nostalgia e romantismo sobre um tempo em que as coisas no Irã pareciam mais simples. Visitar Persépolis com um guia é essencial para entender mais sobre a fascinante história da humanidade, que passa por aqui.
Como chegar: com tours guiados, saindo de Shiraz. Os tours variam de 30 a 60 euros, privados ou compartilhados. O ingresso para a entrada custa 150.000 riels. Vá cedo para evitar a multidão e o sol forte, já que há pouca sombra no local.
Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos
Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.