Irã
Wendell Oliveira

Onde ficar no Irã

Saber onde ficar no Irã com antecedência é um passo fundamental na sua viagem, já que o endereço de sua primeira parada será solicitado ainda durante a Imigração.

Contudo, essa não é uma tarefa das mais fáceis. Os embargos e sanções econômicas sofridos pelo país impedem que a maioria dos hotéis aceitem pagamentos do exterior, o que dificulta bastante encontrar acomodações disponíveis na internet. Os poucos hotéis que aceitam reservas online cobram mais caro, já que a transação envolve um sistema de recebimento externo.

Apesar da grande oferta de alojamento nas principais cidades iranianas, o sistema de reservas ainda funciona como antigamente: via telefone ou e-mail.

Mas nem de longe isso afetará sua estadia no país. O povo persa é famoso por sua hospitalidade e abre as portas de casa para os estrangeiros com alegria. Enquanto ferramentas como o AirBnb não funcionam no país, alternativas como o Homestay.com oferecem a oportunidade de se hospedar na casa de iranianos a preços razoáveis. Uma experiência bem mais genuína e recomendável!

Teerã, capital e provável ponto de chegada do seu voo, possui uma ampla rede de metrô que facilita bastante a locomoção independente da localização. O centro da cidade possui infraestrutura mais antiga, mas é próximo das principais atrações, como museus, parques e bazares. Já a região norte é bem mais desenvolvida e moderna, com shoppings e bons restaurantes, apesar dos preços mais altos. O sul de Teerã é estritamente residencial e sem grandes atrativos.

Ira

Shiraz possui várias opções de hospedagem ainda no pórtico de entrada da cidade, desde resorts luxuosos a opções mais tradicionais; embora ficar próximo à cidadela (Arg of Karim Khan) garanta melhores oportunidades de passear pelo centro, ainda será necessário um transporte para visitar as principais atrações, Persépolis (60 km) e Pasárgada (130 km).

Ira

Em Isfahan, a opção mais conveniente é ficar nas proximidades do Boulevard Chaharbargh, um bonito calçadão arborizado com diversos restaurantes e lojas, a uma curta distância da Praça Imã (Eman Square). Quem preferir um ambiente mais silencioso pode buscar opções em Jolfa, como é conhecido o quarteirão armênio. Tours com pernoite no deserto também estão disponíveis em Varzaneh, a 100 km.

Ira

Já Yazd possui uma grande variedade de hotéis no centro histórico e nas ruelas ao redor. Nossa sugestão é evitar hotéis "normais" e encarar os Ecolodges, que prezam pela decoração tradicional persa e possuem forma de caverna, para fugir do calor do deserto. Apesar da conveniência dos restaurantes e bazares ao redor, ainda será necessário pegar táxi para visitar as principais atrações, ligeiramente afastadas da cidade.

Ira