Nos planos de férias no nordeste brasileiro, geralmente figuram dias de paz à beira-mar, em praias embelezadas por coqueiros, águas límpidas e clima quente o ano todo. É exatamente este o cenário em João Pessoa, um destino que fica ainda mais atraente por conta de suas piscinas naturais, boa gastronomia e o excelente custo-benefício que oferece.
João Pessoa ou “Jampa”, como é chamada por seus moradores, é uma cidade que combina tranquilidade e beleza. Quem viaja à capital paraibana logo percebe seu ritmo desacelerado, que permite desfrutar de pequenos prazeres, como caminhar na areia e, sem esforços, mergulhar em um mar de tons esverdeados. A orla da cidade, com edifícios baixos e toda a proximidade da praia que um visitante merece, é um convite para relaxar.
É lá que o sol nasce primeiro em todo o continente americano, e também onde o grande astro se põe em um espetáculo alaranjado, aplaudido por muitos em todo fim de tarde. Um destino de sossego para quem procura — mas também reconhecido pelo forró, festejos de São João, bares animados, belos prédios históricos e uma população muito acolhedora, que torna toda a experiência vivida na capital paraibana ainda mais especial.
Como chegar a João Pessoa
A principal forma de se chegar a João Pessoa é pelo Aeroporto Internacional de João Pessoa, Presidente Castro Pinto (JPA), que fica no município vizinho de Bayeux, a pouco mais de 20 quilômetros da orla de Tambaú, uma das principais zonas hoteleiras da cidade.
O terminal recebe voos diretos partindo de Goiânia, Brasília, Uberlândia, São Paulo (todos aeroportos), Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Natal. Das demais origens, é necessário fazer pelo menos uma conexão. Saiba mais sobre como chegar a João Pessoa e confira nossas dicas para economizar na compra das passagens aéreas para João Pessoa.
Quando ir a João Pessoa
É calor o ano inteiro em João Pessoa, mas alguns meses têm clima melhor do que outros — especialmente no que diz respeito às chuvas. Assim, a melhor época para visitar a capital paraibana é entre novembro e fevereiro, meses mais quentes e secos, em que o mar fica com aspecto mais cristalino e tons esverdeados.
Uma dica importante é tentar realizar a viagem no período de maré baixa, durante as luas novas e cheia, que é quando as piscinas naturais e os bancos de areia podem ser aproveitados. Leia todas as nossas dicas sobre quando ir a João Pessoa.
Onde ficar em João Pessoa
Escolher um hotel em João Pessoa não é uma tarefa difícil. A cidade tem acomodações bem localizadas, com ótimo custo-benefício e conforto para os dias de férias. A melhor região para se hospedar na capital paraibana é próximo à orla de Tambaú, onde se concentra uma grande variedade de comércio e restaurantes. As praias de Cabo Branco e Manaíra também são boas opções, sobretudo nas áreas que fazem divisa com Tambaú.
Em João Pessoa nos hospedamos nos hotéis Nord Luxxor em Tambaú e no Kastel Jampa em Manaíra. Recomendamos as duas acomodações e também sugerimos outras bem avaliadas, como o Nord Luxxor Cabo Branco e o Verdegreen.
Veja nossas dicas de onde ficar em João Pessoa e, na tabela abaixo, confira mais opções de hospedagem escolhidas pela nossa equipe, priorizando qualidade, preços das diárias, localização e notas do Booking.com.
João Pessoa - as melhores opções de hospedagem!
Aluguel de carro em João Pessoa
Boa parte das praias e pontos turísticos de João Pessoa podem ser conhecidos utilizando-se táxi ou transporte por aplicativo, como o Uber. Se preferir mais conforto e autonomia, no entanto, considere alugar um carro. Com ele você pode fazer passeios ainda mais distantes, como para as praias de Cabedelo e da Costa do Conde, onde estão verdadeiras preciosidades, como a praia de Coqueirinho.
Quer economizar no aluguel de carro em João Pessoa? Use o cupom exclusivo MDGUIA5 e garanta desconto na sua reserva pela Rentcars.
O que fazer em João Pessoa: praias e pontos turísticos
Algumas das principais atrações de João Pessoa são praias com água de cor esverdeada, como Tambaú, Cabo Branco e Bessa. Portanto, separe um tempinho para curtir o litoral sem pressa, esticando também a visita para as praias de Cabedelo e do Litoral Sul (Costa do Conde), onde está a paradisíaca Praia de Coqueirinho.
Para mergulhar em alto mar, cercado por peixes coloridos, faça os passeios de catamarã até as piscinas naturais de Picãozinho e Seixas, e visite a Ilha de Areia Vermelha. No fim do dia, a tradição mais famosa é curtir o pôr do sol na Praia do Jacaré ao som do Bolero de Ravel. Essa cerimônia é tão famosa que foi reconhecida como patrimônio cultural e imaterial da Paraíba.
Aliadas às belezas naturais da costa paraibana estão também as obras humanas, entre as quais se destacam o Farol do Cabo Branco, que simboliza o ponto mais oriental das Américas, e a Estação Cabo Branco, projeto do arquiteto Oscar Niemeyer que abriga movimentos educacionais e artísticos. Vale ainda a pena visitar o centro histórico da cidade, onde se encontram o conjunto de casarões coloridos da Praça Antenor Navarro, o Hotel Globo e o Centro Cultural São Francisco.
Por fim, uma vez em João Pessoa, aproveite para passear nas feirinhas de artesanato e provar a deliciosa culinária local, repleta de peixes e frutos do mar frescos, além de fartos e saborosos pratos sertanejos, em que a carne de sol é o destaque. Leia mais sobre onde comer e o que fazer em João Pessoa.
Boa viagem!