João Pessoa

Pensar no Nordeste brasileiro é pensar em praias, coqueiros e clima quente o ano todo. Em João Pessoa, capital paraibana, o cenário não é diferente. A cidade ainda é um mistério para muitos brasileiros, que ouvem falar mais das capitais vizinhas quando o assunto é turismo, mas é exatamente a oportunidade de conhecer um local menor e acolhedor o que a torna interessante. 

João Pessoa, ou Jampa - como é carinhosamente chamada por seus moradores - é uma capital que mistura tranquilidade à beleza. Quem viaja à cidade percebe seu ritmo desacelerado, que permite ter pequenos prazeres, como caminhar na areia e mergulhar no mar, sem grandes esforços. A orla da cidade, com edifícios baixos, muitos coqueiros e toda a proximidade com o mar que um visitante merece, é um convite para andar e sentir a brisa do mar. Isso tudo sem falar na culinária, que mistura peixes e frutos do mar aos sabores do sertão sem exagerar no preço - o paladar e o bolso agradecem. 

A calorosa João Pessoa é uma cidade onde o turismo está se desenvolvendo rápido e que possui uma boa estrutura para seus visitantes. Gastronomia de qualidade, bom custo-benefício e oportunidade para comprar artesanato e belezas naturais são os pontos fortes da pequena capital. É lá onde o sol nasce primeiro, onde o forró fala mais alto e onde o turista encontra um pouco de sossego, mesmo estando em uma capital. 

Joao-pessoa  

O que fazer e praias de João Pessoa

Entre as atrações de João Pessoa estão praias de cor esverdeada, como Tambaú, Cabo Branco e Bessa, onde até ninhos de tartaruga se vê. Reserve um tempo para fazer passeios  também, conhecer as piscinas naturais de Picãozinho, na frente de Tambaú, e a Ilha de Areia Vermelha, um banco de areia que se forma na maré baixa — são programas imperdíveis, não deixe fazê-los! No fim do dia, a tradição mais famosa da cidade é ir até a Praia do Jacaré para curtir o Bolero de Ravel tocado no sax - a cerimônia é tão famosa que se tornou patrimônio cultural e imaterial da Paraíba. 

Aliadas às belezas naturais da costa paraibana estão as obras humanas, onde se destacam o Farol do Cabo Branco, que simboliza o ponto mais oriental das Américas, e a Estação Cabo Branco, projeto de Niemeyer que abriga movimentos educacionais e artísticos. Vale a pena visitar o centro histórico da cidade, com o conjunto de casarões coloridos da Praça Antenor Navarro, o Hotel Globo e o Centro Cultural São Francisco, onde impera o estilo barroco.

Hotel em João Pessoa

Escolher o hotel em João Pessoa não é uma tarefa difícil. A cidade tem opções que oferecem um bom custo-benefício e conforto para alguns dias de férias. A melhor localização em João Pessoa é o bairro de Tambaú, que tem boa variedade de comércio e restaurantes, mas outras opções de localização, como Cabo Branco, são uma boa ideia para quem busca tranquilidade.

O Hotel Tambaú, é uma das opções mais conhecidas entre os hotéis de João Pessoa, bastante tradicional e que atende bem a quem busca uma localização central. Outras opções próximas e também bem localizadas, pertinho do mar, são o  Nord Luxxor Tambaú, o Laguna Praia Hotel, o Atlântico Praia Hotel e o Verdegreen Hotel. Em Cabo Branco, duas dicas são o Ibis João Pessoa, que sempre tem bons preços, e o Val Atlantic.

Veja aqui mais dicas de Onde Ficar em João Pessoa.

Quando ir a João Pessoa - Paraíba

Durante todo o ano é possível curtir dias de sol e calor nas praias de João Pessoa, mas alguns meses têm clima melhor que outros. O verão, que é a época de alta temporada, tem menos chuvas, enquanto no inverno as chuvas são mais frequentes. 

Uma dica importante é tentar realizar sua viagem em período de maré baixa, que é quando as piscinas naturais e bancos de areia podem ser aproveitados - essa é, com certeza, a melhor época para ir a João Pessoa! Leia aqui as dicas completas sobre a tábua de maré, que permite identificar o período de maré baixa e quando ir a João Pessoa.

 

Informações úteis de João Pessoa - PB

Estado: Paraíba (PB)
População: 817 mil habitantes
Aeroporto mais próximo: Aeroporto Internacional de João Pessoa (JPA), a cerca de 20 km de Tambaú
Cidades próximas: Campina Grande (130 km), Recife (120 km), Natal (190 km)
Prefeitura de João Pessoa