Paraíba

João Pessoa

Bruna Scirea Jornalista sempre pronta para descobrir novos cantos do Brasil e do mundo, conhecer gentes, culturas, histórias, e provar todas as comidas - e vinhos - possíveis.

Nos planos de férias no nordeste brasileiro, geralmente figuram dias de paz à beira-mar, em praias embelezadas por coqueiros, águas límpidas e clima quente o ano todo. É exatamente este o cenário em João Pessoa, um destino que fica ainda mais atraente por conta de suas piscinas naturais, boa gastronomia e o excelente custo-benefício que oferece.

João Pessoa ou “Jampa”, como é chamada por seus moradores, é uma cidade que combina tranquilidade e beleza. Quem viaja à capital paraibana logo percebe seu ritmo desacelerado, que permite desfrutar de pequenos prazeres, como caminhar na areia e, sem esforços, mergulhar em um mar de tons esverdeados. A orla da cidade, com edifícios baixos e toda a proximidade da praia que um visitante merece, é um convite para relaxar.

É lá que o sol nasce primeiro em todo o continente americano, e também onde o grande astro se põe em um espetáculo alaranjado, aplaudido por muitos em todo fim de tarde. Um destino de sossego para quem procura — mas também reconhecido pelo forró, festejos de São João, bares animados, belos prédios históricos e uma população muito acolhedora, que torna toda a experiência vivida na capital paraibana ainda mais especial.

João Pessoa

Como chegar a João Pessoa

A principal forma de se chegar a João Pessoa é pelo Aeroporto Internacional de João Pessoa, Presidente Castro Pinto (JPA), que fica no município vizinho de Bayeux, a pouco mais de 20 quilômetros da orla de Tambaú, uma das principais zonas hoteleiras da cidade. 

O terminal recebe voos diretos partindo de Goiânia, Brasília, Uberlândia, São Paulo (todos aeroportos), Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Natal. Das demais origens, é necessário fazer pelo menos uma conexão. Saiba mais sobre como chegar a João Pessoa e confira nossas dicas para economizar na compra das passagens aéreas para João Pessoa.

João Pessoa

Quando ir a João Pessoa

É calor o ano inteiro em João Pessoa, mas alguns meses têm clima melhor do que outros — especialmente no que diz respeito às chuvas. Assim, a melhor época para visitar a capital paraibana é entre novembro e fevereiro, meses mais quentes e secos, em que o mar fica com aspecto mais cristalino e tons esverdeados.

Uma dica importante é tentar realizar a viagem no período de maré baixa, durante as luas novas e cheia, que é quando as piscinas naturais e os bancos de areia podem ser aproveitados. Leia todas as nossas dicas sobre quando ir a João Pessoa.

João Pessoa

Onde ficar em João Pessoa

Escolher um hotel em João Pessoa não é uma tarefa difícil. A cidade tem acomodações bem localizadas, com ótimo custo-benefício e conforto para os dias de férias. A melhor região para se hospedar na capital paraibana é próximo à orla de Tambaú, onde se concentra uma grande variedade de comércio e restaurantes. As praias de Cabo Branco e Manaíra também são boas opções, sobretudo nas áreas que fazem divisa com Tambaú.

Em João Pessoa nos hospedamos nos hotéis Nord Luxxor em Tambaú e no Kastel Jampa em Manaíra. Recomendamos as duas acomodações e também sugerimos outras bem avaliadas, como o Nord Luxxor Cabo Branco e o Verdegreen.

João PessoaPiscina do hotel Nord Luxxor Tambaú

Veja nossas dicas de onde ficar em João Pessoa e, na tabela abaixo, confira mais opções de hospedagem escolhidas pela nossa equipe, priorizando qualidade, preços das diárias, localização e notas do Booking.com.

Aluguel de carro em João Pessoa

Boa parte das praias e pontos turísticos de João Pessoa podem ser conhecidos utilizando-se táxi ou transporte por aplicativo, como o Uber. Se preferir mais conforto e autonomia, no entanto, considere alugar um carro. Com ele você pode fazer passeios ainda mais distantes, como para as praias de Cabedelo e da Costa do Conde, onde estão verdadeiras preciosidades, como a praia de Coqueirinho.

Quer economizar no aluguel de carro em João Pessoa? Use o cupom exclusivo MDGUIA5 e garanta desconto na sua reserva pela Rentcars.

O que fazer em João Pessoa: praias e pontos turísticos

Algumas das principais atrações de João Pessoa são praias com água de cor esverdeada, como Tambaú, Cabo Branco e Bessa. Portanto, separe um tempinho para curtir o litoral sem pressa, esticando também a visita para as praias de Cabedelo e do Litoral Sul (Costa do Conde), onde está a paradisíaca Praia de Coqueirinho.

João Pessoa

Para mergulhar em alto mar, cercado por peixes coloridos, faça os passeios de catamarã até as piscinas naturais de Picãozinho e Seixas, e visite a Ilha de Areia Vermelha. No fim do dia, a tradição mais famosa é curtir o pôr do sol na Praia do Jacaré ao som do Bolero de Ravel. Essa cerimônia é tão famosa que foi reconhecida como patrimônio cultural e imaterial da Paraíba. 

Aliadas às belezas naturais da costa paraibana estão também as obras humanas, entre as quais se destacam o Farol do Cabo Branco, que simboliza o ponto mais oriental das Américas, e a Estação Cabo Branco, projeto do arquiteto Oscar Niemeyer que abriga movimentos educacionais e artísticos. Vale ainda a pena visitar o centro histórico da cidade, onde se encontram o conjunto de casarões coloridos da Praça Antenor Navarro, o Hotel Globo e o Centro Cultural São Francisco.

João Pessoa

Por fim, uma vez em João Pessoa, aproveite para passear nas feirinhas de artesanato e provar a deliciosa culinária local, repleta de peixes e frutos do mar frescos, além de fartos e saborosos pratos sertanejos, em que a carne de sol é o destaque. Leia mais sobre onde comer e o que fazer em João Pessoa.

Boa viagem!