Melhores Destinos
João Pessoa
Bruna Scirea Jornalista sempre pronta para descobrir novos cantos do Brasil e do mundo, conhecer gentes, culturas, histórias, e provar todas as comidas - e vinhos - possíveis.

O que fazer em João Pessoa

Se comparada a outras capitais nordestinas, João Pessoa se destaca por características bem interessantes, como o conforto de fazer vários passeios a pé, o bom custo-benefício na alimentação e hospedagem, além da segurança.

Mas, apesar de manter a tranquilidade e o tempo desacelerado dos pequenos destinos turísticos, Jampa oferece aos seus visitantes passeios e atrações que podem preencher a programação de vários (e bons) dias de férias!

Confira a seguir nossas principais dicas do que fazer em João Pessoa.

Curtir as praias de João Pessoa

Quem visita João Pessoa certamente está em busca dias de sol e mar. E a capital paraibana oferece boas opções de praias urbanas, muito próximas aos principais hotéis da cidade. As praias de Tambaú e de Cabo Branco são as que contam com maior estrutura: quiosques, serviços de aluguel de cadeiras e guarda-sol, restaurantes, lojas e também passeios até as piscinas naturais.

O que fazer em João Pessoa

Um pouco afastada da região mais turística está a Praia do Bessa, uma das preferidas dos pessoenses. Por ali, a boa pedida é passar o dia em alguns dos restaurantes à beira-mar, que oferecem todo o conforto que as férias merecem.

Ao viajar para João Pessoa, também não deixe de conhecer as praias de Cabedelo. A orla do município vizinho fica a cerca de 15 minutos de carro da Praia de Tambaú e, por lá, o mar é ainda mais verde e calmo. Passeios de catamarã até a Ilha de Areia Vermelha partem das praias de Camboinha e Ponta de Campina, duas regiões com opções de restaurantes pé na areia.

O que fazer em João Pessoa

Escolher um hotel à beira-mar

Hospedar-se em uma boa localização em João Pessoa é imprescindível para curtir o clima praiano da capital paraibana. A melhor região para ficar é próximo à orla de Tambaú, que além da praia com boa estrutura de quiosques e lojas, é também de onde partem os passeios para as piscinas naturais. As praias de Cabo Branco e Manaíra também são boas opções, ainda melhores se a acomodação escolhida for próxima aos limites de Tambaú. 

Leia mais no nosso post completo sobre onde ficar em João Pessoa e confira a lista a seguir com nossas recomendações que priorizam critérios como qualidade, preço das diárias, localização e nota no Booking.com.

HOTEL NOTA LINK
Laguna Praia Hotel 9.0 Ver preços
Hotel Manaíra 8.9 Ver preços
Nord Easy Connect 8.8 Ver preços
Littoral Gold Flat 8.7 Ver preços
Val Atlantic Hotel 8.5 Ver preços
Atlântico Praia Hotel 8.4 Ver preços
Rede Andrade Solmar 8.4 Ver preços
Netuanah Praia Hotel 8.2 Ver preços
Guarany Hotel Express 8.0 Ver preços
Anjos Praia Hotel 7.8 Ver preços

Mergulhar com peixinhos nas piscinas naturais

Passear de catamarã até os arrecifes e nadar em meio a peixinhos coloridos é uma das principais atividades para se fazer em João Pessoa. Nos períodos de maré baixa, são dois os passeios oferecidos: o das Piscinas Naturais do Seixas e o das Piscinas Naturais de Picãozinho.

As Piscinas Naturais do Seixas são mais extensas e recebem mais embarcações. Elas ficam em frente à Ponta do Seixas, considerada o ponto mais oriental do continente americano. O passeio pode ser realizado tanto com embarque na Praia de Tambaú quanto na Praia do Seixas. O tempo de deslocamento até as piscinas é de 40 ou 15 minutos, respectivamente.

Já as Piscinas Naturais de Picãozinho são um pouco menores e ficam localizadas praticamente em frente à Praia de Tambaú, onde é feito o embarque dos passageiros. O valor do passeio é mais barato e não há tantos visitantes quanto nas piscinas do Seixas.

O que fazer em João Pessoa

Visitar a Ilha de Areia Vermelha

Um banco de areia de tons avermelhados aparece em alto mar em frente à Praia do Poço, em Cabedelo, nos períodos de maré baixa. A chamada Ilha de Areia Vermelha faz parte de um parque estadual marinho e visitá-la é um dos programas mais procurados pelos turistas em João Pessoa.

Vale lembrar que a Ilha de Areia Vermelha e as piscinas naturais de Picãozinho e do Seixas só se formam durante a maré baixa, nas luas nova e cheia. Além disso, para encontrar a água transparente, no tom esverdeado característico do mar da capital paraibana, a melhor época para fazer os passeios é entre novembro e março.

Na ilha é possível tomar um bom banho de mar tranquilo e quentinho admirando as orlas de Cabedelo e de João Pessoa. O passeio de catamarã até o banco de areia parte das praias de Camboinhas e Ponta da Campina e dura cerca de três horas. 

O que fazer em João Pessoa

Assistir ao pôr do sol na Praia do Jacaré

Depois de curtir um dia junto ao mar, nada como admirar o belíssimo fim de tarde na Praia do Jacaré, em Cabedelo. À margem do Rio Paraíba foi construído um calçadão repleto de lojinhas, cafés e lanchonetes, de onde é possível admirar o alaranjado pôr do sol ao som do músico Jurandy do Sax, que todos os dias toca Bolero de Ravel enquanto serpenteia de canoa pelas águas da praia fluvial.

O pôr do sol na Praia do Jacaré pode ser contemplado gratuitamente a partir do píer, mas a grande pedida é embarcar em um catamarã em um breve passeio pelo rio, repleto de música e dança. Como bônus do passeio, após tocar o famoso bolero, Jurandy do Sax sobe na embarcação e faz mais uma pequena apresentação sob os últimos raios de sol do dia.

O que fazer em João Pessoa

Passear pela orla de Tambaú

A Praia de Tambaú é o ponto mais turístico de João Pessoa. De dia, é um bom lugar para curtir a vida mansa à beira-mar, já que oferece boa estrutura de quiosques, restaurantes e lojas. À noite, a movimentação de visitantes e moradores toma conta devido ao bom número de lojas, artistas de rua e à Feirinha de Artesanato de Tambaú, um ótimo lugar para adquirir lembrancinhas de viagem.

O que fazer em João Pessoa

Percorrer as praias da Costa do Conde (Litoral Sul)

Algumas das praias mais paradisíacas da Paraíba estão localizadas na Costa do Conde, no litoral ao sul de João Pessoa. Não deixe de conhecer cenários deslumbrantes como o das praias de Coqueirinho, Tambaba e Tabatinga

O passeio é oferecido por agências de viagem de João Pessoa e pode ser feito de van ou buggy. Se preferir, vá de carro alugado ou contrate um motorista particular (muitos motoristas de aplicativo também fazem o percurso). Leia mais sobre os passeios em João Pessoa.

No nosso post sobre atrações próximas a João Pessoa, conheça todos os pontos turísticos da Costa do Conde e também a Praia Bela, um bom destino para quem procura tranquilidade e conforto à beira-mar. 

O que fazer em João Pessoa

Conhecer os pontos turísticos de João Pessoa

Depois de curtir um mergulho e descansar na areia, reserve um tempo para conhecer os pontos turísticos em terra firme. Visite o Farol de Cabo Branco (que simboliza o ponto mais oriental das Américas), a Estação Cabo Branco e o Centro Histórico, com suas interessantes construções, como o Centro Cultural São Francisco, a Praça Antenor Navarro e o Hotel Globo

O que fazer em João Pessoa

Apreciar a vista do SkyBar

Para ver João Pessoa do alto, a boa pedida é passar um fim de tarde no Skybar. Localizado no bairro Altiplano, não muito distante da orla de Cabo Branco, o bar é considerado o mais alto do Brasil com vista para o mar. Por lá, o programa é curtir o visual com um bom drink em mãos!

O que fazer em João Pessoa

Provar pratos típicos da culinária paraibana

E, claro, aproveite para desfrutar o que há de melhor na culinária paraibana. Conheça pratos tradicionais e nossas sugestões de restaurantes no post onde comer em João Pessoa. Já adiantamos que não faltam ótimas opções para saborear peixes e frutos do mar fresquíssimos, iguarias sertanejas como a carne de sol e o rubacão, além de frutas regionais, que vão muito bem em sucos — e em caipifrutas!

O que fazer em João Pessoa

Nos posts a seguir, detalhamos todas as informações que você precisa saber sobre cada atração a ser visitada em João Pessoa. Boa leitura!