João Pessoa

O que fazer em João Pessoa

João Pessoa não é das mais famosas capitais brasileiras, porém vem se destacando no cenário nacional e se tornando uma boa concorrente de grandes cidades turísticas. O sucesso se deve à tranquilidade que Jampa oferece e ao bom custo-benefício.

Durante o dia, grande parte dos turistas se reveza entre as praias e os passeios oferecidos na cidade. Para quem se hospeda na orla, chegar à praia é muito prático, pois a maioria dos hotéis está pertinho do mar. Tambaú e Cabo Branco são praias gostosas, que não podem passar em branco durante sua viagem. 

Depois de curtir um mergulho e descansar na areia, reserve um tempo para conhecer os pontos turíticos além-mar. Visite o Farol de Cabo Branco (que simboliza o ponto mais oriental das Américas), a Estação Cabo Branco e o lado histórico da capital, visto no Conjunto de São Francisco, na Praça Antenor Navarro e no Hotel Globo. 

Na hora de fazer os passeios, não dá para deixar de fora do roteiro o pôr do sol na Praia do Jacaré e a Ilha de Areia Vermelha, um banco de areia que se forma na maré baixa. Ambos são passeios belíssimos, que você não pode deixar de fazer. Terminar o dia ouvindo o Bolero de Ravel na Praia do Jacaré é espetacular!

À noite, o movimento no calçadão e nos arredores da feirinha de Tambaú é intenso. Quem prefere um programa mais leve pode apenas sair para dançar; já quem prefere algo mais animado pode encontrar casas noturnas e diversos bares na cidade. 

Uma boa ideia é aproveitar sua ida à Paraíba para aprender a dançar forró, o ritmo local. A dica é ir ao Fellini às segundas e às quintas-feiras ou ao KS Bar nas sextas e nos sábados. 

Confira aqui várias opções do que ver e fazer em João Pessoa.

  • Nau-frutos-do-mar

    Nau - Frutos do Mar

    Nota: 5.0 de 10 (1)

    O Nau é um renomado restaurante de frutos do mar em João Pessoa, reconhecido como um dos melhores da cidade. É um local de excelente qualidade, com ambiente refinado e salão espaçoso. O atendimento dos garçons é atencioso e os pratos, supersaborosos.
    Não é um restaurante barato, mas, como os pratos servem 2...

  • Picaozinho

    Picãozinho

    Nota: 5.0 de 10 (1)

    O passeio para as piscinas naturais de Picãozinho é um dos mais tradicionais para se fazer em João Pessoa. Ele pode ser adquirido com as empresas turísticas, mas recomendamos comprar direto com a Apetep (Associação dos Proprietários de Embarcações Turísticas da Paraíba), que tem um quiosque na...

  • Praia-de-tambau

    Praia de Tambaú

    Nota: 5.0 de 10 (1)

    A Praia de Tambaú pertence ao bairro de mesmo nome e é reconhecida como uma das melhores praias de João Pessoa. Nessa região se concentram boa parte dos hotéis e vários bares e restaurantes; por isso, o bairro está sempre movimentado, seja durante o dia ou à noite.

    Tambaú tem uma boa estrutura para quem a...

  • Tábua de Carne

    Nota: 4.5 de 10 (1)

    O Tábua de Carne é o restaurante ideal para quem quer comer carnes. O lugar oferece, principalmente, carne de sol, filé mignon, picanha e cordeiro em pratos bem servidos, que atendem 3 ou até 4 pessoas. Os acompanhamentos variam de acordo com o gosto do cliente e incluem feijão-verde, arroz, farofa, vinagrete etc. A carne de sol é o...

  • Centro-cultural-sao-francisco

    Centro Cultural São Francisco

    Nota: 4.0 de 10 (1)

    O Centro Cultural São Francisco é um complexo que inclui a Igreja de São Francisco, o Convento de Santo Antônio, um Museu de Arte Sacra, além de algumas capelas - entre elas, a Capela Dourada. É um local muito interessante, que começou a ser construído em 1589, mas que só foi concluído em 1788. 

    A...

  • Estacao-cabo-branco

    Estação Cabo Branco

    Nota: 4.0 de 10 (1)

    A Estação Cabo Branco é um espaço projetado por Niemeyer e dedicado a ciência, cultura e arte. O local é amplo, com construções modernas e indicado para pessoas de todas as idades.

    Na Estação você encontrará parquinho com brinquedos educativos, oficinas, cafeteria, exposições...

  • Farol-do-cabo-branco

    Farol do Cabo Branco

    Nota: 4.0 de 10 (1)

    O Farol de Cabo Branco simboliza o extremo oriental das Américas - o lugar onde o sol nasce primeiro em nosso continente. É um farol de formato triangular, utilizado apenas como marco e não para fins náuticos.  

    Esse farol, considerado ponto turísico importantíssimo de João Pessoa, fica em uma das extremidades do bairro...

  • Praia-de-cabo-branco

    Praia de Cabo Branco

    Nota: 4.0 de 10 (2)

    Cabo Branco é uma praia localizada no bairro de mesmo nome, ao lado de Tambaú. A praia é grande e sofre algumas mudanças ao longo de sua extensão - na área que fica próxima a Tambaú, tem bastante movimento, com vários quiosques, enquanto o trecho que vai em direção ao Cabo de Santo Agostinho...

  • Sal-e-brasa

    Sal e Brasa

    Nota: 3.8 de 10 (3)

    Sal e Brasa é uma churrascaria conhecida no Nordeste que oferece rodízio a um preço fixo, com direito a um buffet de pratos quentes, saladas e comida japonesa. 

    Em João Pessoa, o restaurante está frequentemente cheio, especialmente de segunda a sábado, quando o rodízio tem um preço superatraente (R$ 29,90 no...

  • Mangai

    Mangai

    Nota: 2.8 de 10 (3)

    O Mangai é um dos restaurantes mais tradicionais de João Pessoa, daqueles que não dá para perder. O nome não é novidade para muitos brasileiros, pois o mesmo restaurante está também instalado em Natal e Brasília, sempre levando o melhor da cozinha nordestina. 

    O Mangai de João Pessoa é...

  • Ponta do Seixas

    Nota: 0.5 de 10 (1)

    A Ponta do Seixas é mais do que apenas uma praia do litoral brasileiro: é o ponto mais oriental das Américas; por isso, passar por essa praia tem um gostinho especial. Com larga faixa de areia e ondas calminhas, a Praia de Ponta do Seixas tem excelente estrutura, com várias barracas junto da orla. É uma praia distante da grande parte dos...

  • Ks-bar

    KS Bar

    Nota: 0.0 de 10 (1)

    O KS Bar é um lugar para curtir forró, o ritmo que mais faz sucesso na Paraíba. A programação varia de acordo com a noite; sempre há artistas diferentes se apresentando e promoções para quem chega cedo.

    casa abre as portas às sextas-feiras e aos sábados, e fica animada especialmente depois das...

  • Adega-do-alfredo

    Adega do Alfredo

    Nota:  de 10 (0)

    A Adega do Alfredo é um restaurante refinado, com cardápio variado, considerado um dos melhores lugares para uma refeição na cidade. O mais legal do estabelecimento é que ele tem um pequeno buffet de tira-gostos e um menu com pratos fortes; quem preferir petiscar pode ficar apenas com o buffet e quem preferir conhecer algum dos pratos...

  • Cafe-emporio

    Café Empório

    Nota:  de 10 (0)

    O Empório Café é uma espécie de resto-bar com DJs e uma programação variada durante a semana. Seu espaço é pequeno e não comporta muita gente, mas o cardápio é extenso e inclui vários pratos naturais, como sanduíches e tortas, além de sucos diversos. É um local animado,...

  • Casa do Artista Popular

    Nota:  de 10 (0)

    A Casa do Artista Popular fica numa casa bonita do centro de João Pessoa e é legal para quem aprecia arte e quer conhecer mais de perto o artesanato local. O lugar funciona de forma parecida com um museu, expondo obras de artistas paraibanos sem vendê-las.

    Cada obra informa alguns dados, como o nome do artista e o tipo de técnica utilizada. ...

  • Casa-dos-azulejos

    Casa dos Azulejos

    Nota:  de 10 (0)

    A casa dos azulejos, ou casarão de azulejos, é uma construção que chama a atenção no Centro Histórico de Jampa. A casa era moradia do comendador Antônio dos Santos Coelho e de sua família, e foi revestida de azulejos portugueses azuis. 

    Atualmente o local não é aberto à...

  • Empadinhas-barnabe

    Empadinhas Barnabé

    Nota:  de 10 (0)

    Quem gosta de empadinhas não pode sair de João Pessoa sem experimentar as famosas Empadinhas Barbabé (R$ 2,50). As lojas estão espalhadas por diversos locais da cidade - inclusive no aeroporto - e oferecem aquilo que sabem fazer melhor: empadinhas bem recheadas e sempre quentinhas. O sabor mais famoso é o de charque com catupiry, mas as...

  • Feirinha-de-tambau

    Feirinha de Tambaú

    Nota:  de 10 (0)

    A Feirinha de Tambaú é um lugar bastante procurado por quem deseja voltar para casa com algumas lembranças do artesanato regional; além disso, é o centro do burburinho e um ponto de encontro entre turistas e moradores locais.

    Toda a região da feirinha é bastante movimentada durante a noite e em seus arredores estão...

  • Fellini

    Nota:  de 10 (0)

    O Fellini é um restaurante e casa de shows de João Pessoa, famoso por oferecer o Forró do Turista toda segunda-feira. É o local ideal para quem quer dançar ou aprender a dançar o forró pé de serra, muito popular na Paraíba. Quinta-feira é dia de Forró PB.

    O lugar tem banda ao vivo e ambiente...

  • Hotel-globo

    Hotel Globo

    Nota:  de 10 (0)

    O Hotel Globo, construído em 1928, foi um hotel de João Pessoa considerado de alto padrão para a época. Era um local visitado por pessoas da alta sociedade, que não apenas se hospedavam no lugar, como também o frequentavam para tomar o chá da tarde e admirar o pôr do sol no Rio Sanhauá. 

    Apesar do famoso...

  • Igreja-de-nossa-senhora-do-carmo

    Igreja de Nossa Senhora do Carmo

    Nota:  de 10 (0)

    A Igreja e o Convento Nossa Senhora do Carmo, no Centro Histórico de João Pessoa, foram construídos pelos carmelitas durante o século XVI. Construída em pedra e com traços do estilo barroco, a história do local não é muito clara, pois, com a invasão holandesa, muitos documentos se perderam. 

    Ao...

  • Igreja-de-sao-frei-pedro-goncalves

    Igreja de São Frei Pedro Gonçalves

    Nota:  de 10 (0)

    A Igreja de São Frei Pedro Gonçalves está localizada no Centro Histórico e foi construída em meados de 1840. Sua fachada e seu interior são simples, quando comparados ao conjunto arquitetônico do Centro Cultural de São Francisco - o diferencial do local, no entanto, está na sua localização,...

  • Ilha de Areia Vermelha

    Nota:  de 10 (0)

    A Praia de Areia Vermelha é um dos passeios imperdíveis para fazer em João Pessoa. A praia é, na verdade, um banco de areia de coloração escura, que se forma na maré baixa, nas proximidades da Praia do Poço, no município de Cabedelo (vizinho de João Pessoa).

    Na época em que a maré fica...

  • MAG Shopping

    Nota:  de 10 (0)

    O MAG Shopping teria tudo para ser como qualquer outro shopping do Brasil; no entanto, sua localização privilegiada, em frente à praia de Manaíra, faz com que o local seja especial.

    É um shopping pequeno, com lojas de marcas consolidadas e da região, com diversos serviços, como bancos, casas lotéricas e até...

  • Manaíra Shopping

    Nota:  de 10 (0)

    O Manaíra Shopping é o maior shopping de João Pessoa e nele é possível encontrar um pouco de tudo. A praça de alimentação tem vários restaurantes e entre as lojas estão marcas, como Centauro, C&A, Lojas Americanas, Colcci, Taco, Brooksfield etc. 

    Para quem procura compras que vão...

  • Mercado-de-artesanato-da-paraiba

    Mercado de Artesanato da Paraíba

    Nota:  de 10 (0)

    Quem pensa em comprar artesanato paraibano e nordestino não pode deixar fora do roteiro uma visita ao Mercado de Artesanato da Paraíba. O edifício tem uma grande quantidade de lojas que oferecem os mais variados produtos: roupas em algodão colorido, tapetes, acessórios em couro, quadros e inúmeras miudezas para enfeitar a casa e...

  • Mundial-lanches

    Mundial Lanches

    Nota:  de 10 (0)

    Quem gosta de conhecer os quitutes regionais durante a viagem deve marcar presença no Mundial Lanches, uma lanchonete sem luxo que vende o famoso cachorro-quente paraibano. O lugar é ótimo pra quem não quer gastar muito e fica cheio de pessoas querendo conhecer a versão paraibana do cachorro-quente, que se caracteriza especialmente por ser...

  • Por-do-sol-na-praia-do-jacare

    Pôr do sol na Praia do Jacaré

    Nota:  de 10 (0)

    A Praia Fluvial do Jacaré, no município de Cabedelo (vizinho de João Pessoa), é responsável por um grande espetáculo a céu aberto: o pôr do sol ao som de Jurandy do Sax. Todas as tardes, na hora do pôr do sol, a praia e seus bares ficam cheios de turistas e moradores para observar a despedida do sol ao som do...

  • Praia-de-manaira

    Praia de Manaíra

    Nota:  de 10 (0)

    Manaíra é uma praia urbana bastante conhecida, com calçadão para caminhadas e boa estrutura de quiosques e barracas de praia. O mar tem uma coloração esverdeada, com poucas ondas e muitos coqueiros ao longo da orla, porém não é tão frequentada como as demais, pois as condições da água...

  • Praia do Bessa

    Nota:  de 10 (0)

    A Praia do Bessa é uma das melhores em João Pessoa. Diferentemente de praias vizinhas, essa não tem grande estrutura ou variedade de bares e barracas, sendo poucos os estabelecimentos comerciais junto da areia. 

    É uma das mais extensas praias da cidade, o que acaba por proporcionar pontos distintos ao longo da orla - alguns com mais ou...

  • Zodíaco Bar

    Nota:  de 10 (0)

    O Zodíaco Bar é uma casa noturna que funciona de quinta a sábado e tem uma programação diferente toda semana. O lugar oferece shows com bandas diversas e apresentações de DJs.

    Sexta e sábado são os dias de maior movimento e os ritmos variam entre rock, sertanejo, música eletrônica e outros. 

Tudo que você precisa saber sobre João Pessoa!

Esse texto sobre O que fazer em João Pessoa faz parte do guia de João Pessoa no Melhores Destinos

Comentários para O que fazer em João Pessoa

  • Gatoprovocativo Luciana Ângelo há quase 5 anos

    O que não falta é coisas para se fazer em João Pessoa.
    Então as minhas indicações são:
    * Farol do cabo branco
    * mercado de artesanato paraibano
    * passeio de buggy pelo litoral sul
    * passeio de barco para o picãozinho
    * e por fim o por do sol na praia do jacarezinho

  • 33ewa Bianca SDz há 4 anos

    Museus?

  • Y2mkz Valdemar De Moura Cavalcante há 4 anos

    Museus. concordo!

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.