Melhores Destinos
Bahia

Morro de São Paulo

Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Morro de São Paulo, na Bahia, é um dos mais espetaculares e animados destinos de praia do Brasil. Paraíso de águas transparentes e coqueiros a perder de vista, o lugar nunca decepciona quem busca dias inesquecíveis diante do mar. Além da inegável beleza natural, Morro conta com vida noturna animada, bons restaurantes e uma charmosa vila para curtir após o pôr do sol. Podemos garantir que Morro de São Paulo vale bem mais que um passeio rápido a partir de Salvador. E como chegar até lá nunca é tarefa fácil, é bom se organizar para ficar alguns dias a mais. 

Seja qual for o seu estilo de viagem, você encontrará em Morro de São Paulo a pedida perfeita para as suas férias na Bahia. E para te ajudar a conhecer esse destino incrível, preparamos um guia completo com todos os detalhes sobre como chegar a Morro de São Paulo, quando ir e as melhores pousadas para você relaxar de frente para o mar. Não deixe de conferir também o que fazer em Morro de São Paulo. Você merece alguns dias de descanso nesse paraíso baiano!

Como chegar a Morro de São Paulo

Localizada na ilha de Tinharé e distrito da cidade de Cairu, a vila de Morro de São Paulo não tem ligação com o continente. A maneira mais comum de chegar a Morro de São Paulo é via catamarã, com partida de Salvador. Ainda que esse seja o trajeto mais procurado entre os turistas, ele não é o único. 

É possível chegar a Morro de São Paulo por percurso semiterrestre — que reúne trechos por água e terra. Tem também o percurso via aérea, com voos bem limitados e de alto custo. Independente da sua escolha, precisamos ser honestos e adiantar que nunca será fácil chegar a Morro de São Paulo, mas sempre vai valer o esforço! 

Confira o passo a passo sobre como chegar a Morro de São Paulo.

Morro de São Paulo

Pousadas em Morro de São Paulo

São tantas opções de hospedagem em Morro de São Paulo que é até difícil escolher. Há hotéis, pousadas e resort para todos os orçamentos e desejos, nas mais diferentes localizações. Podemos adiantar que as pousadas entre o centro da vila, a Primeira Praia e a Segunda Praia costumam ser mais disputadas. Já as pousadas mais refinadas e com serviço de resort estão concentradas entre a Terceira Praia, Quarta Praia e Quinta Praia. 

Procurando com calma, você vai encontrar a opção que mais combina com o seu estilo de viagem. Confira nossas dicas de onde ficar em Morro de São Paulo.

HOTEL NOTA LINK
Pousada Bahia Bella 9.7 Ver preços
Villa dos Corais 9.4 Ver preços
Pousada Patuá do Morro 9.3 Ver preços
Pousada Renda do Mar 9.2 Ver preços
Pousada Bahia 10 9.1 Ver preços
Pousada Bahia Tambor 9.0 Ver preços
Pousada Bahia Bacana 9.0 Ver preços
Pousada Ilha da Saudade 9.0 Ver preços
Village Paraíso Tropical 8.8 Ver preços
Pousada Bahia Brasil 8.8 Ver preços
Pesquisar passagens aéreas

Quando ir a Morro de São Paulo

Como bom destino baiano, Morro de São Paulo pode ser visitada durante todo ano. As chuvas são bem distribuídas ao longo dos meses e o sol sempre aparece para o dia de praia. Alguns detalhes, entretanto, devem ser considerados na hora de escolher a data para a viagem. Se a busca for por agito e festas, a melhor época para viajar é durante os meses de verão, quando a vila está animadíssima. Já os que preferem calmaria vão adorar o período de setembro, outubro e novembro, quando o tempo estará ótimo e tudo bem mais tranquilo. Fique atento apenas para fugir dos feriados, que lotam sempre a região.

  • Meses menos chuvosos - janeiro e fevereiro;
  • Meses mais chuvosos - abril, maio, junho e julho;
  • Alta temporada - dezembro, janeiro, fevereiro, férias escolares e feriados prolongados;
  • Melhor época para ir a Morro de São Paulo - dezembro, janeiro e fevereiro são perfeitos para os baladeiros, enquanto setembro, outubro e novembro são a pedida certa para quem busca sossego.

Morro de São Paulo

Tábua de maré

Ao marcar a viagem, atente-se ao calendário lunar. O ideal é ir a Morro de São Paulo durante as luas nova e cheia, quando acontece a “maré viva”. É nesse período que o mar sobe e desce mais intensamente, o que permite a formação das piscinas naturais tão características das praias de lá.

Veja mais detalhes sobre quando ir a Morro de São Paulo.

O que fazer em Morro de São Paulo: praias, passeios e vida noturna 

Morro de São Paulo está intimamente ligada ao mar e curtir as praias é certamente o principal programa na ilha. A Primeira Praia é a mais próxima do centrinho e onde desce a tirolesa. A Segunda Praia é para quem curte agito e quiosque à beira-mar. Já a Terceira Praia oferece piscinas naturais deliciosas na maré baixa, assim como a Quarta Praia, bem extensa e que rende uma ótima caminhada. Para quem gosta de calmaria e isolamento, a pedida é a Quinta Praia

Ainda que essas sejam as principais praias de Morro de São Paulo, elas não são as únicas! Outros paraísos merecem a sua visita, entre eles Garapuá, Gamboa, Praia do Porto de Cima, Praia da Ponta da Pedra e todas as praias da vizinha Boipeba.

Morro de São Paulo

Para conhecer cada uma dessas faixas de areia, vale investir nos passeios em Morro de São Paulo. Você terá a oportunidade de ir além do circuito básico e ainda aproveitar para percorrer Morro em deliciosas caminhadas e também em trajetos de bike, lancha, 4x4 e quadriciclo. O passeio mais famoso é conhecido como "Volta à Ilha", mas vale experimentar outros roteiros.

Após curtir intensamente as praias, não deixe de apreciar o pôr do sol em lugares como a Toca do Morcego, o Mirante do Farol e a Fortaleza de Tapirandu. Se o pique permitir, já emende com uma voltinha pelo centro da vila de Morro de São Paulo e pela noite da Segunda Praia, onde estão boas pedidas para quem busca restaurantes e agito.

Confira mais detalhes sobre o que fazer em Morro de São Paulo.

Taxa de acesso a Morro de São Paulo

Há a cobrança de uma taxa na chegada a Morro de São Paulo. A tarifa por uso do patrimônio do arquipélago - TUPA tem custo de R$ 50 por pessoa. Crianças com menos de 5 anos e pessoas com mais de 60 anos estão isentas da taxa. O pagamento pode ser realizado na hora do desembarque, pelo aplicativo da TUPA ou pelo site tupadigital.com.br. Em período de alta temporada ou finais de semana, recomendamos o pagamento antecipado da taxa para evitar filas.

Morro de São Paulo

Quanto tempo ficar em Morro de São Paulo

Morro de São Paulo merece mais que um passeio bate e volta saindo de Salvador. Prefira viajar com mais tempo para visitar as mais de dez praias, fazer passeios, curtir os restaurantes e ainda assistir ao pôr do sol em diferentes cenários. Com quatro dias você já conseguirá relaxar, entretanto, se a intenção é mesmo descansar, o ideal é ficar em Morro de São Paulo por cinco ou seis dias. Quanto mais tempo, melhor.

Boas-vindas a Morro de São Paulo!