Morro de São Paulo, na Bahia, é um dos mais espetaculares e animados destinos de praia do Brasil. Paraíso de águas transparentes e coqueiros a perder de vista, o lugar nunca decepciona quem busca dias inesquecíveis diante do mar. Além da inegável beleza natural, Morro conta com vida noturna animada, bons restaurantes e uma charmosa vila para curtir após o pôr do sol. Podemos garantir que Morro de São Paulo vale bem mais que um passeio rápido a partir de Salvador. E como chegar até lá nunca é tarefa fácil, é bom se organizar para ficar alguns dias a mais.
Seja qual for o seu estilo de viagem, você encontrará em Morro de São Paulo a pedida perfeita para as suas férias na Bahia. E para te ajudar a conhecer esse destino incrível, preparamos um guia completo com todos os detalhes sobre como chegar a Morro de São Paulo, quando ir e as melhores pousadas para você relaxar de frente para o mar. Não deixe de conferir também o que fazer em Morro de São Paulo. Você merece alguns dias de descanso nesse paraíso baiano!
Como chegar a Morro de São Paulo
Localizada na ilha de Tinharé e distrito da cidade de Cairu, a vila de Morro de São Paulo não tem ligação com o continente. A maneira mais comum de chegar a Morro de São Paulo é via catamarã, com partida de Salvador. Ainda que esse seja o trajeto mais procurado entre os turistas, ele não é o único.
É possível chegar a Morro de São Paulo por percurso semiterrestre — que reúne trechos por água e terra. Tem também o percurso via aérea, com voos bem limitados e de alto custo. Independente da sua escolha, precisamos ser honestos e adiantar que nunca será fácil chegar a Morro de São Paulo, mas sempre vai valer o esforço!
Confira o passo a passo sobre como chegar a Morro de São Paulo.
Pousadas em Morro de São Paulo
São tantas opções de hospedagem em Morro de São Paulo que é até difícil escolher. Há hotéis, pousadas e resort para todos os orçamentos e desejos, nas mais diferentes localizações. Podemos adiantar que as pousadas entre o centro da vila, a Primeira Praia e a Segunda Praia costumam ser mais disputadas. Já as pousadas mais refinadas e com serviço de resort estão concentradas entre a Terceira Praia, Quarta Praia e Quinta Praia.
Procurando com calma, você vai encontrar a opção que mais combina com o seu estilo de viagem. Confira nossas dicas de onde ficar em Morro de São Paulo.
Quando ir a Morro de São Paulo
Como bom destino baiano, Morro de São Paulo pode ser visitada durante todo ano. As chuvas são bem distribuídas ao longo dos meses e o sol sempre aparece para o dia de praia. Alguns detalhes, entretanto, devem ser considerados na hora de escolher a data para a viagem. Se a busca for por agito e festas, a melhor época para viajar é durante os meses de verão, quando a vila está animadíssima. Já os que preferem calmaria vão adorar o período de setembro, outubro e novembro, quando o tempo estará ótimo e tudo bem mais tranquilo. Fique atento apenas para fugir dos feriados, que lotam sempre a região.
- Meses menos chuvosos - janeiro e fevereiro;
- Meses mais chuvosos - abril, maio, junho e julho;
- Alta temporada - dezembro, janeiro, fevereiro, férias escolares e feriados prolongados;
- Melhor época para ir a Morro de São Paulo - dezembro, janeiro e fevereiro são perfeitos para os baladeiros, enquanto setembro, outubro e novembro são a pedida certa para quem busca sossego.
Tábua de maré
Ao marcar a viagem, atente-se ao calendário lunar. O ideal é ir a Morro de São Paulo durante as luas nova e cheia, quando acontece a “maré viva”. É nesse período que o mar sobe e desce mais intensamente, o que permite a formação das piscinas naturais tão características das praias de lá.
Veja mais detalhes sobre quando ir a Morro de São Paulo.
O que fazer em Morro de São Paulo: praias, passeios e vida noturna
Morro de São Paulo está intimamente ligada ao mar e curtir as praias é certamente o principal programa na ilha. A Primeira Praia é a mais próxima do centrinho e onde desce a tirolesa. A Segunda Praia é para quem curte agito e quiosque à beira-mar. Já a Terceira Praia oferece piscinas naturais deliciosas na maré baixa, assim como a Quarta Praia, bem extensa e que rende uma ótima caminhada. Para quem gosta de calmaria e isolamento, a pedida é a Quinta Praia.
Ainda que essas sejam as principais praias de Morro de São Paulo, elas não são as únicas! Outros paraísos merecem a sua visita, entre eles Garapuá, Gamboa, Praia do Porto de Cima, Praia da Ponta da Pedra e todas as praias da vizinha Boipeba.
Para conhecer cada uma dessas faixas de areia, vale investir nos passeios em Morro de São Paulo. Você terá a oportunidade de ir além do circuito básico e ainda aproveitar para percorrer Morro em deliciosas caminhadas e também em trajetos de bike, lancha, 4x4 e quadriciclo. O passeio mais famoso é conhecido como "Volta à Ilha", mas vale experimentar outros roteiros.
Após curtir intensamente as praias, não deixe de apreciar o pôr do sol em lugares como a Toca do Morcego, o Mirante do Farol e a Fortaleza de Tapirandu. Se o pique permitir, já emende com uma voltinha pelo centro da vila de Morro de São Paulo e pela noite da Segunda Praia, onde estão boas pedidas para quem busca restaurantes e agito.
Confira mais detalhes sobre o que fazer em Morro de São Paulo.
Taxa de acesso a Morro de São Paulo
Há a cobrança de uma taxa na chegada a Morro de São Paulo. A tarifa por uso do patrimônio do arquipélago - TUPA tem custo de R$ 50 por pessoa. Crianças com menos de 5 anos e pessoas com mais de 60 anos estão isentas da taxa. O pagamento pode ser realizado na hora do desembarque, pelo aplicativo da TUPA ou pelo site tupadigital.com.br. Em período de alta temporada ou finais de semana, recomendamos o pagamento antecipado da taxa para evitar filas.
Quanto tempo ficar em Morro de São Paulo
Morro de São Paulo merece mais que um passeio bate e volta saindo de Salvador. Prefira viajar com mais tempo para visitar as mais de dez praias, fazer passeios, curtir os restaurantes e ainda assistir ao pôr do sol em diferentes cenários. Com quatro dias você já conseguirá relaxar, entretanto, se a intenção é mesmo descansar, o ideal é ficar em Morro de São Paulo por cinco ou seis dias. Quanto mais tempo, melhor.
Boas-vindas a Morro de São Paulo!