Melhores Destinos
Morro de São Paulo
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

O que fazer em Morro de São Paulo

Morro de São Paulo é lugar para relaxar e também para curtir. Um dos mais lindos destinos da Bahia e distante apenas 60 km de Salvador, a vila é perfeita para quem busca praias incríveis, pousadas charmosas, lindos cenários e vida noturna animada. Difícil será decidir o que fazer por lá, já que não faltam passeios, pontos turísticos, restaurantes e, claro, espetaculares porções de areia para ser feliz diante do mar. Confira nossas dicas e organize-se para não perder um minuto sequer na sua viagem a Morro de São Paulo.

Escolha uma pousada charmosa em Morro de São Paulo

As pousadas de Morro de São Paulo não decepcionam. Você encontrará desde pousadas intimistas em praias desertas até hospedagens com piscinas de borda infinita de frente para o mar em meio ao agito da ilha. O custo das pousadas em Morro varia bastante, mas podemos garantir que uma delas se encaixará no seu orçamento e desejo de viagem! Confira mais dicas de pousadas em Morro de São Paulo.

O que fazer em Morro de São Paulo

Experimente um hotel boutique ou um resort em Morro de São Paulo

Se você busca mais que um lugar para dormir e adora uma experiência especial em hospedagem, você encontrará alguns bons hotéis e até resort em Morro de São Paulo. Não podemos negar que os valores são altos, mas se você é do time que investe em hotel durante a viagem, boas pedidas em Morro de São Paulo são o Minha Louca Paixão e a Villa dos Corais, ambos na Terceira Praia; o Patachocas Eco Resort, na Quarta Praia; e o Vila dos Orixás Boutique Hotel, na Quinta Praia. 

Confira as dicas de onde ficar em Morro de São Paulo!

HOTEL NOTA LINK
Villa dos Corais 9.4 Ver preços
Pousada Patuá do Morro 9.3 Ver preços
Pousada Renda do Mar 9.2 Ver preços
Pousada Bahia 10 9.1 Ver preços
Pousada Bahia Tambor 9.0 Ver preços
Pousada Bahia Bacana 9.0 Ver preços
Pousada Ilha da Saudade 9.0 Ver preços
Village Paraíso Tropical 8.8 Ver preços
Pousada Bahia Brasil 8.8 Ver preços
Pousada Morena 8.4 Ver preços

Vá a todas as praias de Morro de São Paulo

As praias de Morro de São Paulo são incríveis e vale conhecer cada uma delas durante a sua viagem. E como estamos falando de mais de dez praias, é bom ficar um pouco mais por lá. Elas são bem diferentes umas das outras, mas todas têm mar com tons entre azul e verde, água transparente e temperatura na medida certa para relaxar. 

Algumas praias têm formação de piscinas naturais, outras atraem pela faixa de areia deserta, boas ondas para a prática de esportes e até pela balada, que em Morro acontece tanto de dia quanto à noite. Na dúvida, visite todas as praias para depois decidir em qual delas voltar.

O que fazer em Morro de São Paulo

Encare a tirolesa

Descer a tirolesa de Morro de São Paulo é uma ótima maneira de começar o passeio pelas praias da ilha. São 52 metros de altura, com 340 metros de percurso, que te levam do alto do Farol do Morro de São Paulo até as águas da Primeira Praia. Você cairá no mar e dali mesmo já poderá começar a curtir. Antes da descida, aproveite para fazer lindas fotos da Primeira Praia, Segunda Praia e da Ilha da Saudade. O visual da tirolesa é um dos mais bonitos de Morro e vale o registro.

Caminhe da Primeira Praia à Quarta Praia

A caminhada de 2 km entre a Primeira Praia e o início da Quarta Praia é uma das melhores maneiras de conhecer as principais praias de Morro de São Paulo. Durante o trajeto, que passa ainda pela Segunda Praia e Terceira Praia, você terá a oportunidade de ver de perto um pouquinho de cada uma das faixas de areia para escolher a sua favorita. Vale lembrar que os 2 km de percurso são apenas até o início da Quarta Praia. Para chegar ao final dela, você terá que andar mais 4 km.

O que fazer em Morro de São Paulo

Entregue-se à animação da Segunda Praia

A Primeira Praia é famosa pela descida da tirolesa, já a Segunda Praia é conhecida por ser a mais animada e disputada de Morro de São Paulo. Favorita entre os turistas, a Segunda Praia é lugar para curtir tanto de dia quanto à noite. De dia, você poderá aproveitar o delicioso banho mar, a faixa de areia larga, os restaurantes e o serviço à beira-mar, com muitas espreguiçadeiras e barracas. Já à noite, o lugar é tomado por música ao vivo, gente animada, barraquinhas de bebidas e bares que ganham até luz de velas para dar um tom mais intimista (porém não menos animado) ao lugar.

Relaxe na Ilha da Saudade

Esse pedacinho mágico de Morro de São Paulo merece destaque. Localizada entre a Segunda Praia e a Terceira Praia, a Ilha da Saudade é uma faixa de areia e pedras, repleta de verde, que adentra o mar e forma um dos mais famosos cenários da ilha. É possível registrar o visual do alto do mirante da tirolesa, mas é por terra que você poderá curtir intensamente o lugar, com clima tranquilo e vegetação abundante. A paisagem muda conforme a maré, mas a Ilha da Saudade sempre será boa pedida para relaxar.

Aproveite as piscinas naturais entre a Terceira Praia e a Quarta Praia

Na divisa entre a Terceira e a Quarta Praia, uma ponta de areia adentra o mar e forma mais um belo cenário. O lugar propicia a formação de piscinas naturais, que aparecem especialmente na maré baixa, permitindo a prática de snorkeling e observação da vida marinha. Ótimo para relaxar e curtir sem pressa.

O que fazer em Morro de São Paulo

Vá de bike até a Quinta Praia

Se você não tiver fôlego para caminhar longas distâncias, experimente alugar uma bike para fazer todo o trajeto de 7 km entre o início da Quarta Praia e o final da Quinta Praia. Dessa maneira será possível curtir tranquilamente duas das mais espetaculares praias de Morro de São Paulo, com grandes trechos desertos, piscinas naturais, vegetação abundante, cenários incríveis e ainda um belo caminho por dentro do mangue que separa as praias. Esse é um dos melhores passeios a fazer em Morro de São Paulo, especialmente para quem deseja fugir do movimento de turistas.

Caminhe do centro de Morro de São Paulo até a Praia da Gamboa

Se você é do time que ama uma boa caminhada à beira-mar, não perca a chance de ir do cais de Morro de São Paulo até a Praia da Gamboa. O percurso é lindo e passa pela Praia do Porto de Cima e pela Praia da Ponta da Pedra, ambas com lindo mar que apresentam formações de piscinas na maré baixa. O trajeto tem apenas 2 km e você poderá fazer uma paradinha para curtir um banho de argila antes de chegar à Praia da Gamboa

É importante deixar claro que a caminhada de Morro de São Paulo à Praia da Gamboa deve ser realizada na maré baixa. Caso a maré esteja alta, pegue um dos barcos ou lanchas rápidas que fazem o trajeto entre Morro e Gamboa. O barco custa apenas R$ 4 e a viagem leva dez minutos.

O que fazer em Morro de São Paulo

Faça o passeio de Volta à Ilha

Conhecido como Volta à Ilha, esse passeio de lancha é o mais popular entre os turistas que visitam Morro de São Paulo. Há paradas nas piscinas naturais de Garapuá e Moreré, na Ilha de Boipeba, nos bares flutuantes do rio Canavieiras e ainda na cidade histórica de Cairu. 

Apesar do longo roteiro, precisamos ser honestos e dizer que poucas vezes todas as paradas são cumpridas. Isso acontece devido a diversos fatores, entre eles a tábua de marés, que nem sempre coincide com o horário do passeio. O tour começa entre 9h e 10h e termina ao final tarde, nem sempre o horário certo para ver as piscinas naturais.

Confira mais dicas sobre os passeios em Morro de São Paulo.

O que fazer em Morro de São Paulo

Conheça a Ilha de Boipeba

Enquanto Morro de São Paulo é famosa pelo agito, a Ilha de Boipeba se destaca pela calmaria e paisagens ainda muito preservadas. Independente do passeio de Volta à Ilha, que faz uma paradinha por lá, invista em um tour de dia inteiro só na Ilha de Boipeba. Só assim você terá tempo de percorrer as principais praias, entre elas a Praia do Tassimirim, a Praia da Cueira, a Praia de Moreré e a Praia do Bainema. Apesar de o passeio ser ótimo, o ideal é pernoitar em Boipeba. Só assim será possível curtir a ilha e conhecer também a Praia da Ponta dos Castelhanos. 

O passeio até a Ilha de Boipeba pode ser realizado em veículo 4x4 ou quadriciclo. Seja qual for a opção, vale a viagem!

Faça o passeio até a Praia de Garapuá e estique até Pratigi

A Praia de Garapuá tem tudo para entrar no hall das favoritas dos turistas que visitam Morro de São Paulo. Ainda pouco conhecida, Garapuá pode ser visitada em passeio de 4x4 ou quadriciclo. Muita gente vai a Garapuá apenas pelas piscinas naturais, que fazem parte do passeio Volta à Ilha, mas a verdade é que o destino merece bem mais que apenas um mergulho no mar. Não deixe de conhecer essa enseada de águas calmas em formato de concha. Cercada de muito verde e com longo trecho deserto, Garapuá tem tudo para te conquistar.

Ao visitar Garapuá, tente alugar uma bike ou vá caminhando até a vizinha Praia de Pratigi. Com faixa de areia muito preservada e quase sempre vazia, Pratigi é a maior e mais deserta praia da ilha. São 10 km de faixa de areia que chega até a divisa com a Ilha de Boipeba.

O que fazer em Morro de São Paulo

Observe as baleias jubarte

O litoral baiano, entre os meses de julho e outubro, recebe a visita das baleias jubarte, que procuram as águas quentes do estado para reprodução. Se estiver em Morro de São Paulo nesse período, aproveite a chance para fazer um passeio de barco e observá-las. A temporada de baleias não tem data exata e pode variar um pouco a cada ano.

Assista ao pôr do sol em Morro de São Paulo

O pôr do sol em Morro de São Paulo é um evento. Os turistas se organizam para assistir ao entardecer e há diversos pontos da ilha onde o final da tarde é mesmo emocionante. Alguns lugares têm acesso gratuito e outros têm cobrança de ingresso. Comum a todos é a beleza do sol que desce no mar.

Toca do Morcego

O pôr do sol mais famoso da vila é o da Toca do Morcego. O espaço é um mix de bar, balada e restaurante, com ambiente descolado, gente animada e o maravilhoso visual para o entardecer de Morro de São Paulo. A Toca do Morcego fica na subida para o Farol do Morro de São Paulo e permite ampla visão do horizonte. Para entrar, é preciso pagar ingresso, com preço variável conforme o movimento, podendo ultrapassar R$ 100. Nos dias que Morro está com muitos turistas, a Toca do Morcego chega a ter fila na porta. Chegue cedo para não perder o pôr do sol.

O que fazer em Morro de São Paulo

Farol do Morro de São Paulo

O Farol do Morro de São Paulo oferece visual semelhante ao da Toca do Morcego, com a grande diferença de ter o acesso gratuito. A subida pode exigir um pouquinho do fôlego, mas a caminhada é bem curta e logo você estará na palafita de madeira que marca o mirante. De frente para o mar e bem no alto do morro, você terá visão privilegiada para o entardecer. Se a ilha estiver cheia, suba cedo. Assim você poderá escolher um bom lugar para aproveitar.

Pousada Passárgada 

Se tem uma pousada famosa pelo pôr do sol, com certeza é a Passárgada. Localizada um pouco antes da Toca do Morcego, essa pousada tem piscina de borda infinita com vista livre para o entardecer. Se você for hóspede, peça um drink e aproveite o momento para uma hidromassagem. Caso esteja hospedado em outra pousada, não fique triste. Você poderá curtir o visual a partir do Bossa Nova Bistrô, restaurante na pousada que oferece música ao vivo todo final de tarde.

O que fazer em Morro de São Paulo

Fortaleza de Tapirandú (Forte do Morro de São Paulo)

A posição estratégica do Forte do Morro de São Paulo, à direita do cais, não serve apenas para proteção da ilha. O local também é perfeito para aproveitar o entardecer em Morro de São Paulo. A caminhada de dez minutos ao longo da área murada leva ao final do forte, onde a posição é ideal para apreciar o sol descendo no mar. De quebra, você ainda conhecerá uma prainha escondida para aproveitar um banho de mar. O acesso é gratuito, por isso, aproveite!

Hotel Portaló

O Hotel Portaló funciona na área murada do Forte do Morro de São Paulo. O lugar tem bar com linda vista para o mar e o acesso é permitido também a quem não está hospedado por lá. Aproveite o cenário, as mesinhas bem posicionadas e peça um ótimo drink para acompanhar o momento.

Conheça o centrinho da vila de Morro de São Paulo

O centro da vila de Morro de São Paulo rende um ótimo passeio. Aproveite o final de tarde para caminhar pelas ruas de pedra e conhecer alguns dos pontos turísticos de lá. No passeio, visite a Fortaleza de Tapirandu, a Igreja Nossa Senhora da Luz e o Farol de Morro de São Paulo. Aproveite ainda a Praça Aureliano Lima, onde está a feirinha de artesanato e diversos restaurantes. Depois, conheça ainda a Rua da Fonte Grande, onde uma fonte do século XVIII dá ares de antigamente ao lugar. O passeio pode ser realizado em vários dias, sempre com parada nos bons restaurantes da região.

O que fazer em Morro de São Paulo

Aproveite os restaurantes de Morro de São Paulo

Comer na Bahia é sempre um evento e não seria diferente nos restaurantes em Morro de São Paulo. A culinária baiana está presente nos menus da ilha, mas Morro de São Paulo oferece boas opções além das moquecas e acarajés. Os sabores podem variar entre receitas clássicas e releituras modernas, tanto da culinária regional quanto internacional. 

Os restaurantes da vila se concentram no centro e na orla da Segunda e da Terceira Praia. Ainda que grande parte da oferta de restaurantes esteja nessas regiões, há outras boas pedidas em praias mais distantes e cantinhos escondidos da ilha. Veja todas as dicas de onde comer em Morro de São Paulo.

Assista aos shows de música ao vivo

A música faz parte do dia a dia de Morro de São Paulo e por todos os lados você encontrará boas apresentações ao vivo. Bares e restaurantes oferecem shows intimistas durante todo o ano. Já na alta temporada há apresentações que atraem multidões, especialmente à beira-mar. Boas pedidas para unir o jantar à boa música são o Casarão, o Bossa Nova Bistrô, o Sambass e o Buda Beach, mas há outras opções pela ilha que merecem a sua presença. Caminhe pelo centrinho para encontrar seu artista e estilo favorito.

Curta a noite de Morro de São Paulo

Morro de São Paulo é um destino famoso pelas baladas que seguem até o amanhecer. Você encontrará festas regadas a música eletrônica na Toca do Morcego; shows à beira-mar com luau na Segunda Praia; festinhas alternativas no Teatro do Morro; apresentações de grandes artistas em casa de espetáculo; e até baladinha em beach club, com pôr do sol na piscina e festa que segue pela madrugada no Mama África. Se você é do time da balada, confira nossas dicas para aproveitar a noite de Morro de São Paulo.

O que fazer em Morro de São Paulo

Fique mais tempo em Morro de São Paulo

Morro de São Paulo merece mais que um final de semana ou feriado. Esse é um destino animado, mas também é ótimo para ser curtido com calma. Uma viagem de três ou quatro dias será suficiente para conferir o básico, mas se quiser ir um pouco além, tente ficar uma semana por lá. Você não irá se arrepender, já que não falta o que fazer em Morro de São Paulo.