Quando ir a Morro de São Paulo
O clima em Morro de São Paulo ajuda bastante a vida das pessoas viajantes. Como um bom destino baiano, Morro de São Paulo tem clima estável durante quase todo o ano e o sol sempre aparece por lá. As chuvas estão bem distribuídas entre os meses do ano e a chance de passar vários dias com tempo fechado é bem pequena. O destino é boa opção para pegar praia em qualquer estação.
Se você é do time baladeiro, o verão é a melhor época para ir a Morro de São Paulo. Entre os meses de dezembro e fevereiro, as festas são frequentes, o clima é perfeito para um bom banho de mar e a ilha está sempre animada. Já quem busca Morro de São Paulo para descansar e relaxar certamente irá curtir mais os meses de setembro, outubro e novembro, quando o clima estará ótimo e a vila bem mais tranquila. Lembre-se apenas de fugir dos feriados.
Ao marcar uma viagem rumo a Morro de São Paulo, é preciso atentar-se a outros detalhes que podem fazer diferença na viagem. Lembre-se sempre que, nos feriados prolongados, Morro de São Paulo estará sempre lotada de turistas. Outra questão que interfere na experiência é a tábua de marés, mais favorável nas luas nova e cheia, quando há formação das piscinas naturais.
- Meses menos chuvosos ⎻ janeiro e fevereiro;
- Meses mais chuvosos ⎻ abril, maio, junho e julho;
- Alta temporada ⎻ dezembro, janeiro, fevereiro, férias escolares e feriados prolongados;
- Melhor época para ir a Morro de São Paulo ⎻ dezembro, janeiro e fevereiro são perfeitos para quem curte balada, enquanto setembro, outubro e novembro são a pedida certa para quem busca sossego.
Clima em Morro de São Paulo
Morro de São Paulo tem sol e chuva durante todo o ano. A boa notícia é que o sol prevalece e dias seguidos de tempo fechado são bem raros por lá. Com clima estável e temperatura sempre agradável, o destino é ideal para viagens em qualquer período do ano.
A média máxima anual de temperatura em Morro de São Paulo dificilmente ultrapassa 30ºC, já a mínima raramente chega a 20ºC. Janeiro, fevereiro e março são os meses mais quentes, com máxima de 29ºC e mínima de 24ºC. Já os meses mais frios são julho e agosto, com máxima de 25ºC e mínima de 21ºC. Independentemente da época do ano, o clima é sempre quente e úmido.
Para quem deseja fugir do tempo fechado, o verão é o período com menos chuvas. Os meses de janeiro e fevereiro têm média inferior a 100 mm. Já os meses de abril, maio, junho e julho são os mais chuvosos, com média entre 140 mm e 160 mm.
Alta temporada em Morro de São Paulo
A alta temporada em Morro de São Paulo é marcada principalmente pelo verão, nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro. O movimento maior na ilha acontece entre o Ano-Novo e a ressaca de carnaval, quando os turistas saem de Salvador e aproveitam o resto da semana para descansar nas praias de Morro de São Paulo. O verão marca o período em que a vila recebe grandes festas e as baladas são sempre animadas. Perfeito para quem busca agito. Morro volta a ter um pouco de tranquilidade no dia a dia somente após a ressaca do carnaval.
Além do verão, o período das férias de julho e todos os feriados do ano costumam atrair turistas para Morro de São Paulo. Independentemente da temporada, o movimento na vila sempre é maior nos finais de semana. Sabendo disso, se quiser fugir do agito, prefira viajar de segunda a sexta-feira, quando o destino é sempre mais calmo.
Feriados em Morro de São Paulo
A vila de Morro de São Paulo é sempre muito agitada durante os feriados, especialmente nos feriados prolongados. Ano-Novo, Carnaval, Semana Santa ou qualquer outro feriado do ano costuma lotar o lugar. Nesses períodos, é preciso se organizar com antecedência para não pagar muito caro na hospedagem e também para não ficar sem vaga nos transportes até a ilha, seja de catamarã, lancha rápida ou semiterrestre.
Para quem deseja festa, agito e praias animadas, os feriados são a pedida certa. Mas se você quer fugir do movimento e conferir o destino tranquilo, melhor escolher datas que não sejam próximas a feriados ou períodos de férias escolares.
Tábua de marés
Morro de São Paulo, assim como outros destinos da Bahia, sofre muita influência da maré. A depender do período do mês e até do horário no dia, você verá praias muito distintas. Com a maré alta e o mar cheio, as ondas tomam grande parte da faixa de areia e podem render até algumas manobras de surfe. Já na maré baixa o mar ganha lindas formações de piscinas naturais e se torna muito convidativo a relaxar. Você poderá observar os dois cenários no mesmo dia!
Para saber como estará o mar durante a sua viagem, é preciso consultar a tábua de maré. Com ela, será fácil identificar o horário de maré alta e maré baixa, o que ajuda até mesmo na hora de escolher os passeios do dia. Para quem deseja pegar a chamada “maré viva”, quando a variação do mar é maior, o ideal é viajar em período de lua nova e cheia. Esse é o momento ideal para fazer passeios como o de Volta à Ilha, que faz parada nas piscinas naturais de Moreré e Garapuá. Confira mais dicas sobre os passeios em Morro de São Paulo e sobre a tábua de maré.