Compras em Londres - opções para todos os gostos e bolsos na capital britânica
Fazer compras em Londres pode não ser tão barato, mas entendo se você não resistir. Grandes shoppings, grifes famosas, lojas de departamento europeias, brechós alternativos e mesmo feiras de rua são verdadeiras tentações. E nessa lista de 10 lugares para fazer compras na capital britânica, você também encontra onde economizar.
Se a sua viagem está marcada para janeiro ou julho, vai gostar de saber que nesses meses ocorrem as liquidações de verão e de inverno, respectivamente. Mas após o Brexit, não é mais possível pedir a restituição do imposto equivalente ao IVA, que inglês é chamado de VAT (Value Added Tax).
Em geral, as lojas da cidade abrem de segunda a sábado, das 10h às 18h, porém algumas mais centrais podem ficar abertas até às 21h. Aos domingos, vários estabelecimentos abrem do meio-dia às 16h.
Lojas em Oxford Street
A Oxford Street é a rua comercial mais importante de Londres, estima-se que meio milhão de pessoas passem por ela diariamente. Ela reúne cerca de 300 lojas, de roupas femininas e masculinas, sapatos, perfumes, acessórios, entre outros.
Ali você encontra lojas superfamosas que não existem ou são bem raras aqui no Brasil, como a H&M e a Uniqlo. A Primark tem preços bons para o brasileiro mesmo com o câmbio desfavorável. Outra loja de departamentos que vale conhecer é a Selfridges, que inclui marcas de luxo como Chanel, Céline, Alexander McQueen, Hermès, Givenchy e Jimmy Choo.
Nessa região, também tem muitas opções de restaurantes, cafés e redes de fast food. Você pode descobrir que estabelecimentos tem por lá neste site.
Rua que cruza com a Oxford, a Regent Street também reúne muitas lojas conhecidas, como Apple, Hamleys, Burberry, J. Crew, Benetton, Gap, Hunter, Lacoste, Guess, French Connection. Vale percorrer a pé o trecho entre Oxford Street e Piccadilly Circus para conferir.
Bond Street
Essa é a rua certa para quem está atrás de luxo. A Bond Street é conhecida no mundo inteiro pelas lojas elegantes e marcas exclusivas, como Cartier, Bulgari, Chanel, Hermès e Dior. A rua liga Piccadilly, ao sul, a Oxford Street, ao norte. Tecnicamente, a parte sul da rua se chama Old Bond Street e a parte norte, mais longa, é a New Bond Street. Você pode conferir quais marcas tem loja lá neste link.
Se você quer grifes sofisticadas, também pode se interessar pelo comércio das ruas Knightsbridge, Sloane Street e, no caso de moda masculina, Savile Row e St. Jame’s.
Carnaby Street
Carnaby Street é uma rua comercial supercolorida e purpurinada no bairro de Soho. É uma via pequena, não tem mais que 250 metros, mas abriga lojas de roupas, sapatos, óculos, maquiagens e acessórios, incluindo marcas conhecidas, como The North Face, Levis, Mac, Timberland, Puma — tem até uma loja que vende apenas produtos dos Rolling Stones. Veja mais informações neste link.
Fun fact: a rua virou referência em moda na década de 1960, quando ocupada por lojas de música, butiques que vendiam roupas exclusivas e diferentes do tradicional e escritórios de artistas e estilistas como Mary Quant, a inventora da minissaia.
Piccadilly Circus
As três quadras entre a Piccadilly Circus e a Leicester Square estão apinhadas de lojas voltadas para o turista, onde você encontra os presentes mais criativos. Tem loja de chás, de souvenires, de roupas, de brinquedos, incluindo a megaloja da Lego, que você precisa conhecer.
Ela tem na decoração construções grandiosas como a réplica do Big Ben de dois andares, feita com mais de 250 mil peças. Se seu orçamento for gordinho, você pode levar para casa e montar uma Torre Eiffel de Lego, uma banda de jazz de Lego, um bonsai de Lego, ou mesmo o Castelo de Hogwarts, do Harry Potter.
Do outro lado da rua, tem a loja de três andares da M&M, com brinquedos da marca, pelúcias, almofadinhas, bonés, pijamas e, é claro, chocolate. As paredes são forradas com tubos de M&M, onde você pode pegar as cores e sabores que quiser e pagar por peso. Ainda tem lojas de souvenir e de produtos de séries e filmes e até um Hard Rock Café perto da Piccadilly.
Westfield, em White City
O Westfield é um grande shopping de Londres, em White City, excelente opção para aqueles que não gostam de bater muita perna na hora de fazer compras. O shopping reúne grande quantidade de lojas de roupas, sapatos e acessórios em um só lugar. São grifes famosas como Burberry, Louis Vuitton, Calvin Klein, Gucci, além de grandes redes de fast fashion, como a H&M. Mais informações no site oficial.
Harrods, em Knightsbridge
A loja de departamento Harrods é um dos endereços mais elegantes e famosos da capital inglesa. Nesse verdadeiro templo do consumo, reúnem-se grifes mundialmente famosas, como Gucci, Hermés, Yves Saint Laurent, entre outras, além, é claro, de alguns restaurantes e cafés. Uma dica imperdível é a visita ao hall de comidas da loja. Ela fica próxima à estação de metrô Knightsbridge. Mais informações no site oficial.
Notting Hill
O romântico bairro de Notting Hill é uma referência em brechós e lojas vintage. Especialmente a Portobello Road, onde ocorre o tradicional Portobello Market, com lojas e bancas de antiguidades, obras de arte, acessórios, roupas, flores e comidinhas também. O mercado pode avançar da Westbourne Grove até a Golborne Road. Mas a parte mais popular são os quarteirões entre Chepstow Villas e Elgin Crescent — um bom ponto de referência é em frente da The Travel Bookshop, cenário do filme Um Lugar Chamado Notting Hill.
A história do Portobello Road Market remonta ao século XIX, como uma feira de frutas e verduras, mas começou a bombar mesmo durante a década de 1940, quando englobou também vendedores de antiguidades e roupas. Influencers e até celebridades se aventuram pelo Portobello Market para procurar itens de moda por lá.
Camden Town
Camden Town é um dos bairros mais divertidos de Londres para comer, beber e, também, fazer compras. O Camden Market é um dos primeiros mercados de artesanato e antiguidades de Londres, que surgiu como um conjunto desorganizado de barracas e hoje tem uma boa estrutura. É composto por um antigo prédio de tijolo à vista, onde tem bancas de acessórios, objetos de decoração, obras de arte e até banquinha de tarot eu encontrei.
Também vale caminhar pela Camden High Street, rua comercial que tem faixas de pedestres com as cores do arco-íris e fachadas grafitadas com objetos gigantes saindo de dentro delas.
Covent Garden
Covent Garden é um bairro central de Londres que tem boas opções de restaurantes, alguns dos melhores pubs da cidade e também várias lojinhas e bancas de roupas. O Covent Garden Piazza, um mercado de flores, frutas e legumes do século XVI, que foi transformado nos séculos seguintes.
Hoje, reúne vários restaurantes e bancas de comida, lojinhas de produtos artesanais e uma espécie de camelódromo, onde dá para comprar moletons e outros souvenires da cidade com preços mais acessíveis. As ruas no entorno são exclusivas para pedestres, e o trânsito de veículos é interrompido com umas carroças carregadas de flores, a coisa mais fofa.
Se você já está com viagem marcada, confira também as nossas dicas sobre onde ficar em Londres!