Camden Town
Camden Town é um dos bairros mais animados de Londres, um bom lugar para comer, beber, fazer compras ou apenas passear mesmo, admirando toda a diversidade desse lugar. Fica no distrito de Camden, a nordeste do Regent's Park, e teve entre seus ilustres moradores a cantora Amy Winehouse (1983-2011).
Essa região abriga um dos mercados mais interessantes da capital inglesa, onde há objetos superdiferentes (celtas, jamaicanos, indianos...) e comida de rua de todo canto do mundo. Eles abrem todos os dias, normalmente das 10h às 18h, e domingo é o dia que mais bomba.
Também vale a pena caminhar pela Camden High Street, rua comercial que tem faixas de pedestres com as cores do arco-íris e fachadas grafitadas. Vale ficar uma manhã ou uma tarde inteira no bairro, quem sabe até fazer uma visita guiada para conhecer todas as suas curiosidades.
Mercados de Camden Town
Um bom lugar para começar o passeio é Camden Market, mais especificamente a área que antigamente se chamava Stables Market. Ele tem entrada pela Chalk Farm Road, perto da estação de metrô. Além de lojas de roupas e decoração entre passarelas de guarda-chuvas coloridos, tem muita barraca de comida por ali.
É também onde fica a estátua da Amy. Sempre tem uma galera tirando foto com ela, e me chamou atenção as pulseirinhas com que o povo a presenteia. Tinha até fitinha do Bonfim.
À margem de Regent's Canal, fica o antigo Camden Lock Market, um dos primeiros mercados de artesanato e antiguidades de Londres. Ele surgiu como um conjunto desorganizado de barracas e hoje tem uma boa estrutura. É composto por um antigo prédio de tijolo à vista, onde tem bancas de acessórios, objetos de decoração, obras de arte, antiguidades (olha essas câmeras antigas!). Até banquinha de tarot eu encontrei.
No jardim, junto a um pequeno cais, há uma série de banquinhas de comida, de indonésia à indiana, de arepas venezuelanas e hambúrguer. Tem até brasileiro vendendo comida ali, constatei quando ouvi Bruno e Marrone.
Atravessando uma pontezinha, fica o Hawley Wharf, um empreendimento novo à beira do Regent’s Canal, que conta com lojas, um food hall e até cinema. Vale seguir pela Camden High Street em direção ao sul até o Camden Town Buck Street, que você vai reconhecer de longe em razão da estrutura de contêineres coloridos.
Pub em Camden Town — o bar que Amy Winehouse frequentava
A alguns metros do Camden Lock, fica um dos bares que a cantora Amy Winehouse mais frequentou na região: o The Hawley Arms. Antes de entrar, confira o grafite lindo dela que tem na parede dos fundos.
O Hawley tem bem o tipo de um pub tradicional inglês, com balcão e móveis em madeira maciça, decoração escura e um armário lotado de bebidas. Acima das garrafas, tem uma boneca da cantora, toda descabelada.
Pedi a bebida que Amy costumava pedir e recebi um copo de Coca-Cola com rum. Se eu pedisse um drink colorido e doce que já relacionaram com cantora em alguns sites, ela me correria dali, segundo os funcionários.
Mesmo se não for fã, é um bar superagradável. No segundo andar, tem um terraço maravilhoso para dias de sol.
Hotel em Camden Town
É fácil se apaixonar por Camden Town e querer ficar o máximo de tempo possível no bairro. Se isso aconteceu com você, tenho algumas sugestões de hotéis nessa região.
O Holiday Inn Camden Lock fica à beira do canal, com vista para o mercado Camden Lock. É um hotel moderno que tem quartos com ar-condicionado e box amplo com chuveiro de hidromassagem. Fica pertinho de bares, restaurantes, mercados e casas de show da cidade.
Os quartos do Camden Enterprise Hotel também esbanjam bom gosto. Alguns têm claraboia ou janela panorâmica com vista da cidade. O hotel fica em um edifício vitoriano de 1865, ao lado da estação de metrô Chalk Farm, e conta com um bar.
Outra opção bem avaliada é o York & Albany, que fica ao lado do Regent's Park. O banheiro enorme, a cama e a localização são fatores elogiados.
Como chegar em Camden Town
De metrô, a estação mais próxima é Camden Town, servida peln linha Northern, mas também dá para descer na estação de Chalk Farm. Se você optar pelo ônibus, pode usar as linhas 214, 24, 274 ou 393.
Tem ainda uma outra forma de chegar em Camden Town, bem romântica. É possível pegar um barco em Little Venice e fazer o trajeto até o Camden Lock nos canais de Londres. Também dá para fazer o trajeto contrário, de Camden a Little Venice. Eu conto a experiência neste link.
Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos!
Fazer um seguro viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.
Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Londres
- The Z Hotel Trafalgar
- Park Plaza Westminster Bridge London
- The Z Hotel Holborn
- Lancaster Gate Hotel
- The Tower Hotel, London
Camden Town
Candem TownLondres
NW1