Melhores Destinos
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Shoreditch

Shoreditch é o bairro mais colorido de Londres. Em ruas como a Ebor Street, King John Court e Whitby Street, é difícil de achar um pedacinho de parede branca: quase todo prédio está grafitado. 

Localizado em East London, é um dos bairros favoritos do público jovem, com muitos brechós, lojas de moda alternativa, boates e bares descolados. A Brick Lane é uma das ruas principais, comercialmente falando. Se pintar fome, vale a pena conhecer a Ely's Yard, uma gostosa praça de alimentação a céu aberto com trailers de comidas de vários cantos do mundo.

Shoreditch e a arte de rua

A relação de Shoreditch com as artes tem centenas de anos: no século XVI, ninguém menos do que Shakespeare viveu e apresentou suas peças por ali. Por isso tem uma estátua dele escrevendo em um banco na New Inn Yard.

Shoreditch

Mas o bairro se transformou ali pela virada do milênio, quando públicos jovens e criativos começaram a ocupar armazéns abandonados por ali, fugindo dos preços altos de West End. Foi então que Shoreditch se transformou na grande referência em arte de rua.

Tem de painéis de grafiteiros desconhecidos (incluindo, brasileiros) até o Pink Car do Banksy, que é o artista urbano mais famoso do mundo, embora ninguém saiba como é sua cara. Muitas coisas dele já foram encobertas, mas essa obra foi protegida com uma caixa de vidro e fica na Ely's Yard.

Shoreditch

Vale muito a pena fazer um walking tour para ver as obras mais interessantes e saber tudo sobre elas. Até porque essa é uma arte efêmera, um painel que eu reproduzo nesse post pode já não estar mais lá quando você for. Isso porque outros grafiteiros chegam e pintam por cima. 

Shoreditch

Essa obra acima é uma grande exceção. A Whitby Street Lady (moça da Rua Whitby), pintada por James Cochran (Jimmy C), já fez dez anos, o que demonstra o respeito dos demais artistas pela obra.

Mas preste atenção também em esculturas espalhadas pelas paredes. Tipo nessa foto abaixo, isso é coisa do artista contemporâneo Adrian Boswell, por motivos óbvios, conhecido como Broccoli Man.

Shoreditch

Eu fiz o tour com o pessoal deste site. Não é necessário reservar e você colabora com o valor que quiser ao final.

Hotéis em Shoreditch

Para quem quer viver uma Londres mais moderna ou está mais focado na programação noturna, pode ser uma boa ideia se hospedar em Shoreditch. Separamos algumas dicas de hotéis por lá:

citizenM London Shoreditch é a cara do bairro: moderno e colorido. Os quartos dispõem de TV de tela plana, produtos de banho de cortesia, secador de cabelo, janelas panorâmicas, iluminação ambiente, tomadas internacionais e cortinas blackout. E fica a apenas 3 minutos a pé da estação Shoreditch High Street.

Outra opção bem avaliada (e muito chique) é o One Hundred: conta com 258 quartos, vários bares e restaurantes e um bar de coquetéis, além de terraço na cobertura com vista panorâmica do leste de Londres.

Mantendo o padrão bem alto, eu preciso citar o Hart Shoreditch Hotel London Curio Collection by Hilton. É um hotel 4 estrelas que conta com serviço de quarto, recepção 24 horas, um restaurante de pratos mediterrâneos e do Oriente Médio e bar. Também tem academia e empresta bicicletas.

Uma opção mais em conta é o The Z, que tem quartos mais compactos, mas super cleans e inteligentes. Eu fiquei no The Z do Covent Garden e adorei. Veja todas as nossas dicas de onde ficar em Londres.

Como chegar em Shoreditch

As principais estações de metrô são Old Street, servida pela Northern Line, a Shoreditch High Street, servida pela London Overground, e a Liverpool Street, servida por Central, Circle, Hammersmith & City e Metropolitan Line.

Também tem várias linhas de ônibus que passam por ali. Leia nosso post sobre transporte em Londres.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Londres

Shoreditch