Transportes em Londres

Com a ajuda do journey planner, é possível planejar com segurança todas as viagens dentro da capital inglesa. Basta acessar o link para obter as informações necessárias, como itinerários e horários. Confira, abaixo, as melhores opções de transporte disponíveis em Londres:

Metrô

Talvez seja a maneira mais eficiente de se locomover em Londres. Ao todo, 11 linhas circulam na cidade de segunda a sábado, das 5h à 0h30, e aos domingos, das 7h30 às 23h30. São 9 zonas no total, sendo as zonas 1 e 2 as mais turísticas. Mapas do metrô de Londres estão disponíveis nas próprias estações (várias delas oferecem rede wi-fi gratuita), em centros de informação turística ou na recepção da maioria dos hotéis da cidade.

Você pode adquirir o bilhete/cartão em uma das máquinas instaladas nas estações do metrô. É muito fácil utilizá-las; basta seguir as instruções exibidas na tela do computador (disponíveis em inglês e em vários outros idiomas). Caso tenha alguma dificuldade, dirija-se ao guichê mais próximo e efetue a compra. A tarifa individual (adulto) para viagens na zona 1 custa £4.30.

Oyster card

Adquirir um Oyster é a forma mais fácil e barata de se locomover em Londres, não só de metrô, mas também em ônibus, trens e bondes. Funciona da seguinte forma: toda vez que o cartão é utilizado, o valor do trecho em questão é debitado automaticamente. É possível recarregá-lo nas máquinas existentes nas estações da cidade.

Com o Oyster, é possível aproveitar as tarifas "pay as you go" e também inserir o travelcard, ideal para quem vai passar vários dias na cidade (7 dias de uso livre nas zonas 1 e 2 saem por £29.20). Confira aqui as tarifas.

É bom lembrar que o Oyster custa £5 (montante que é reembolsado no ato da devolução do cartão) e pode ser adquirido nas estações (máquinas e guichês) e também em bancas de jornais, mercados e outros pontos da cidade. 

Ônibus

Os ônibus geralmente começam a circular por volta das 5h até à 0h30, porém as rotas principais também oferecem ônibus noturnos (da 0h às 5h ou 24 horas por dia). Confira aqui as tarifas de ônibus em Londres.

Determinados pontos turísticos da cidade são facilmente acessados por esse meio de transporte; além disso, nada mais tradicional do que uma voltinha em um dos famosos ônibus vermelhos de dois andares.

Docklands Light Railway (DLR)

Trens partem a cada 4 - 10 minutos das estações Bank e Tower Gateway com destino a Docklands, leste e sudeste de Londres. Além disso, o meio de transporte é útil para aqueles que desejam visitar o centro financeiro Canary Wharf, o histórico veleiro Cutty Sark e para aqueles que precisam ir e vir do aeroporto London City. Os trens funcionam das 5h30 à 0h30, de segunda a sábado, e das 6h30 às 23h30, aos domingos.

Táxis

Famosos no mundo inteiro, os black cabs londrinos estão por toda parte na cidade. No entanto, devido ao trânsito pesado e às tarifas nada convidativas (os preços variam de acordo com horário, distância percorrida e velocidade), podem não ser a melhor opção de transporte. A prefeitura da cidade também faz um alerta sobre os chamados "minicabs", que costumam abordar clientes nas ruas, e recomenda que o visitante só contrate o serviço se o veículo for licenciado.  

A pé

Londres é uma cidade enorme, mas isso não impede que o visitante aproveite para explorá-la a pé. Para facilitar e economizar tempo, a dica é montar o roteiro por regiões. Use sapatos confortáveis, roupas adequadas e aproveite bastante o passeio.

Fonte: Transport of London/visit London

  • Barcos-de-turismo-no-rio-tamisa

    Passeio de barco pelo Tâmisa

    Nota:  de 10 (0)

    Um passeio de barco pelo rio Tâmisa pode proporcionar momentos inesquecíveis na capital inglesa, além, é claro, das belas paisagens e de ângulos inusitados de pontos turísticos famosos. O London Eye River Cruise, por exemplo, disponibiliza um passeio de 40 minutos entre o Parlamento e a Tower Bridge. Os barcos partem do píer...

  • Santander-cycle-hire-aluguel-de-bicicletas

    Santander Cycle Hire (aluguel de bicicletas)

    Nota:  de 10 (0)

    Utilizar uma bicicleta como meio de transporte em Londres pode ser uma experiência inesquecível, além de muito fácil.

    O Santander Cycle é um sistema público de bikes compartilhadas, super simples, disponível 24h e espalhado por vários pontos da capital (são pelo menos 700 estações e 10 mil...

Tudo que você precisa saber sobre Londres!

Esse texto sobre Transportes em Londres faz parte do guia de Londres no Melhores Destinos

Comentários para Transportes em Londres

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.