Melhores Destinos
Diamantina
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Onde ficar em Diamantina

Decidir onde se hospedar em Diamantina será tarefa fácil. Grande parte das atrações turísticas da cidade está localizada no Centro Histórico, que tem como ponto central a Catedral Metropolitana de Diamantina. A igreja é uma excelente referência para saber se o hotel está ou não em uma boa localização. Quanto mais perto, melhor. Você não precisará de carro para se locomover entre os principais pontos turísticos, estará próximo a restaurantes, comércio e, de quebra, dentro da área mais charmosa da cidade. 

Apesar de bem turística, a cidade de Diamantina não oferece tantas opções de hospedagem. Grande parte das pousadas é bem simples e com poucos quartos. O baixo número de hotéis faz com que os turistas sofram para conseguir uma vaga em datas mais concorridas, como Carnaval, Semana Santa e Ano Novo. Fins de semana são sempre mais cheios, mas algumas datas em especial atraem grande público, o que torna quase impossível conseguir hospedagem de última hora na cidade. A Vesperata, evento musical que acontece entre os meses de abril e outubro em fins de semana específicos, atrai grande número de turistas para Diamantina. Nas datas da Vesperata, é bem difícil conseguir um quarto de última hora. Caso queira assistir a um dos mais tradicionais espetáculos de Diamantina, programe-se com pelo menos um mês de antecedência. 

Ainda que você não consiga se hospedar próximo ao Centro Histórico, não será difícil se locomover dentro de Diamantina. A cidade é pequena e raramente um deslocamento levará mais de quinze minutos. Caso não encontre vaga em pousadas de Diamantina, procure em cidades próximas, como Milho Verde (45 km de Diamantina) e São Gonçalo do Rio das Pedras (35 km de Diamantina). As duas também são cidades turísticas da região. O acesso de carro pode ser por estrada asfaltada ou de terra. Caso esteja de carro, não deixe de perguntar à pousada se ela oferece estacionamento gratuito para os hóspedes.

Entre os melhores hotéis localizados no Centro Histórico de Diamantina estão o Pouso da Chica, a Pousada do Garimpo e o Hotel Tijuco (com projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer). Com preços mais acessíveis, mas ainda no centro, é possível se hospedar na Pousada Ouro de Minas, Pousada Sempre Viva, a Pousada Vale do Garimpeiro, o Hotel Jardim do Vale, o Hotel Montanhas de Minas, Pousada Relíquias do Tempo e a Amélia Pousada. Um pouco mais afastado do Centro Histórico, está o Diamante Palace Hotel. Para quem precisa economizar, há opções como o Hostel Pico do Itambé, o Diamantina Hostel e a Pousada Presidente. E os viajantes que preferirem um ambiente mais campestre certamente vão curtir a Pousada Vila do Biribiri, localizada dentro do Parque do Biribiri. 

Melhores Hotéis