Onde ficar em Diamantina
Decidir onde se hospedar em Diamantina será tarefa fácil. Grande parte das atrações turísticas da cidade está localizada no Centro Histórico, que tem como ponto central a Catedral Metropolitana de Diamantina. A igreja é uma excelente referência para saber se o hotel está ou não em uma boa localização. Quanto mais perto, melhor. Você não precisará de carro para se locomover entre os principais pontos turísticos, estará próximo a restaurantes, comércio e, de quebra, dentro da área mais charmosa da cidade.
Apesar de bem turística, a cidade de Diamantina não oferece tantas opções de hospedagem. Grande parte das pousadas é bem simples e com poucos quartos. O baixo número de hotéis faz com que os turistas sofram para conseguir uma vaga em datas mais concorridas, como Carnaval, Semana Santa e Ano Novo. Fins de semana são sempre mais cheios, mas algumas datas em especial atraem grande público, o que torna quase impossível conseguir hospedagem de última hora na cidade. A Vesperata, evento musical que acontece entre os meses de abril e outubro em fins de semana específicos, atrai grande número de turistas para Diamantina. Nas datas da Vesperata, é bem difícil conseguir um quarto de última hora. Caso queira assistir a um dos mais tradicionais espetáculos de Diamantina, programe-se com pelo menos um mês de antecedência.
Ainda que você não consiga se hospedar próximo ao Centro Histórico, não será difícil se locomover dentro de Diamantina. A cidade é pequena e raramente um deslocamento levará mais de quinze minutos. Caso não encontre vaga em pousadas de Diamantina, procure em cidades próximas, como Milho Verde (45 km de Diamantina) e São Gonçalo do Rio das Pedras (35 km de Diamantina). As duas também são cidades turísticas da região. O acesso de carro pode ser por estrada asfaltada ou de terra. Caso esteja de carro, não deixe de perguntar à pousada se ela oferece estacionamento gratuito para os hóspedes.
Entre os melhores hotéis localizados no Centro Histórico de Diamantina estão o Pouso da Chica, a Pousada do Garimpo e o Hotel Tijuco (com projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer). Com preços mais acessíveis, mas ainda no centro, é possível se hospedar na Pousada Ouro de Minas, Pousada Sempre Viva, a Pousada Vale do Garimpeiro, o Hotel Jardim do Vale, o Hotel Montanhas de Minas, Pousada Relíquias do Tempo e a Amélia Pousada. Um pouco mais afastado do Centro Histórico, está o Diamante Palace Hotel. Para quem precisa economizar, há opções como o Hostel Pico do Itambé, o Diamantina Hostel e a Pousada Presidente. E os viajantes que preferirem um ambiente mais campestre certamente vão curtir a Pousada Vila do Biribiri, localizada dentro do Parque do Biribiri.