Melhores Destinos
San Blas
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Onde ficar em San Blas

Se você faz a linha do viajante que não abre mão de luxo nos grandes resorts, conforto de camas king size com lençóis de algodão egípcio, banheiras de hidromassagem e muito ar-condicionado, esqueça San Blas. Mas se você quer mesmo curtir um dos lugares mais paradisíacos do mundo, perder-se entre paisagens espetaculares, acordar praticamente dentro do mar e ter uma ilha para chamar de sua, San Blas é o seu destino!

HOTEL NOTA LINK

Não vamos enganar ninguém. Visitar a Comarca Kuna Yala é tarefa para quem está de coração e mente abertos para uma experiência bem rústica, porém absolutamente única. Será preciso abrir mão de praticamente todo o conforto e muitas regras que parecem básicas e obrigatórias no dia a dia. Deixe de lado o fato de não ter eletricidade 24h, água quente e doce no chuveiro, televisão nos quarto (aliás, nem há tomada no quarto, ops, cabana), roupa de cama novinha e passada, toalha trocada todos os dias e banheiro só para você. Alerta feito! Ainda está disposto a ir para San Blas? Então seja bem-vindo a um dos mais belos destinos de praia no mundo!

O principal fator que determina o tipo de hospedagem que existe em San Blas é o território ser uma reserva indígena. Na Comarca Kuna Yala, todas as ilhas são de propriedade dos Kunas e apenas eles podem explorar o arquipélago (qualquer tipo de investimento estrangeiro é proibido). Inicialmente, o foco do turismo era voltado para o conhecimento da cultura indígena, por isso grande parte das hospedagens segue a linha das tradicionais cabanas dos povoados Kunas. No entanto, isso vem mudando e agora os índios começaram a investir em estruturas com mais conforto e privacidade.

É visível a transformação acontecendo em muitas ilhas, onde as cabanas de palha estão dando lugar a bangalôs de madeira e até de alvenaria. A mudança está acontecendo tão rápido que pode ser que você, caso já tenha visitado a região, nem reconheça a ilha onde esteve hospedado anteriormente. Para muitos este fator pode ser ruim, pois tira a autenticidade do lugar. Para outros, um pouquinho de conforto é bem-vindo, o que certamente irá aumentar o número de turistas na região. Sendo assim, corra para conhecer San Blas antes que vire um destino popular e lotado.

O arquipélago de San Blas é formado por mais de 360 ilhas. Tantas opções tornam dificílima a tarefa de escolher onde se hospedar. E, acredite, apesar de quase todas as ilhas serem lindas, há várias pegadinhas que podem atrapalhar a sua estada por lá. A principal delas a saber é que as hospedagens com mais estrutura estão nas regiões menos bonitas (Playón Chico, Achutupo, Corazón de Jesús e El Porvenir) e as mais rústicas nas mais belas (região de Cartí). Se você pretende se hospedar em um “hotel” que tem quarto de alvenaria e banheiro privativo, prepare-se para todos os dias precisar pegar um barco até uma ilha que tenha uma bela praia. É o preço a se pagar pelo conforto. Mas se você estiver pronto para uma cabana de palha e pé na areia, você não precisará sair da frente da sua varanda para ser feliz.

Hospedagem em Cabanas

Mais comum e também mais disputada entre os turistas, a hospedagem em cabanas atrai os viajantes dispostos a escolher uma belíssima praia para passar os dias em San Blas, sem focar muito no conforto. O pacote básico das ilhas que oferecem hospedagem inclui uma cabana de palha - que pode ser coletiva ou privativa, com ou sem banheiro - três refeições por dia, transporte ida e volta e passeios (inclusos ou não no preço da diária). O sistema é quase padrão em San Blas, o que muda é qualidade das cabanas e especialmente dos banheiros.

O padrão entre as cabanas é que elas sejam todas de palha. No interior, o chão é de areia e há apenas as camas e uma mesinha. Algumas oferecem o chão batido, paredes cobertas internamente com tecidos, varandas de frente para a praia, uma ou mais camas, cadeiras e redes. Nem sempre o colchão é de qualidade e quase sempre os lençóis não são muito convidativos a uma boa noite de sono. Pensando nisso, e para que você seja mais feliz, leve roupa de cama ou um saco de dormir para usar como lençol. Depois do susto inicial será fácil se adaptar e até curtir a rusticidade do quarto.

A questão dos banheiros talvez seja a mais crítica para quem se hospeda em uma cabana. Quase não há opções com banheiros privativos. O mais comum é que as ilhas tenham banheiros coletivos. No geral eles são bem precários, mal acabados e com condições de higiene um pouco duvidosas. Os chuveiros nunca são elétricos (na verdade nem precisa) e a água do banho é salobra (trazida de um rio próximo). No vaso sanitário nem sempre há tampo e a descarga muitas vezes pode ser apenas um balde de água jogado pelo próprio hóspede. Há exceções para ilhas que oferecem banheiro dentro das cabanas, não tão melhores, mas certamente mais reservados.  

Não se esqueça de que estamos falando em um ambiente repleto de natureza, ou seja, alguns bichinhos (os pássaros entram nas cabanas e comem os alimentos desprotegidos e as lagartixas passeiam pelas paredes) e insetos (especialmente formigas) podem fazer parte do dia a dia nas ilhas. Não espere um ambiente estéril.

Passado o susto com o lado ruim, vamos ao lado bom das cabanas! O principal fator que faz com que os turistas escolham ficar nas ilhas é simplesmente por elas serem lindas. Pode parecer pouco, mas é tão, tão, tão lindo que dá até dó de ir embora. O visual é hipnotizante a qualquer hora do dia ou da noite. Você acordará cedinho com os raios do sol passando por entre as palhas da cabana e o som de um Kuna tocando um búzio (espécie de concha), passará o dia rodeado por coqueiros, pássaros e um mar incrivelmente colorido. À noite ainda poderá ver o espetáculo da lua nascendo no mar, acompanhada de uma inacreditável quantidade de estrelas. Nesses momentos você se esquecerá de todo o transtorno que é tomar um banho na ilha.

Diante do grande número de ilhas, selecionamos uma lista com algumas sugestões de hospedagens mais conhecidas e procuradas, e que oferecem cabanas, no arquipélago de San Blas. Clique em cada uma delas para conhecer mais sobre as ilhas.

Hospedagem em barracas de camping

Quem está acostumado a acampar se sentirá em casa no arquipélago de San Blas. Quase todas as ilhas que oferecem hospedagem em cabana aceitam também hóspedes para camping. E quem estiver com a própria barraca poderá ainda escolher uma ilha que nem cabana tem, ou seja, terá a oportunidade de viver um ambiente ainda mais exclusivo.

A prática é bem comum e talvez seja até mais aconselhável. Você terá domínio total sobre o seu território, especialmente em questões como higiene e conforto. Levando todos os seus aparatos de camping será bem mais previsível a experiência na ilha. Os preços costumam ser mais em conta para quem usa a área de camping e, ainda assim, o turista que fizer essa opção poderá usufruir das três refeições por dia e também do banheiro coletivo. Vale lembrar que para chegar até a ilha será necessário pegar um carro (com outros passageiros) e um barco. Evite bagagens muito grandes e objetos desnecessários. Caso opte por acampar em uma ilha que não tenha cabanas, verifique as condições de banheiro oferecidas. Você pode ficar um pouco decepcionado com este quesito e acabar estragando a sua viagem se for pego de surpresa. 

Veja algumas opções de ilhas que oferecem áreas para camping e clique em cada uma delas para mais detalhes:

Hospedagem em hotéis e lodges

Com mais estrutura, os hotéis e lodges atraem os visitantes que não estão dispostos a enfrentar a rusticidade de San Blas. À primeira vista eles são a melhor e mais óbvia opção para se hospedar na Comarca Kuna Yala, no entanto eles podem se transformar em uma grande roubada. A explicação é muito simples: no geral, eles não estão localizados nas mais paradisíacas ilhas de San Blas. Claro que eles não deixam de estar em belas praias, mas certamente não estão nem perto de serem as mais bonitas. A regra para quem se hospeda nesses hotéis e lodges é todos os dias pegar um barco e ir curtir a praia de uma ilha vizinha (o que não quer dizer que seja perto).

Você ganhará em conforto, mas não viverá a experiência de realmente estar hospedado no paraíso. Por isso, avalie muito bem se é isso que espera de San Blas para não se decepcionar. A maioria dessas hospedagens está localizada próxima às regiões de Playón Chico, Achutupo, Corazón de Jesús e El Porvenir (todas com pequenos aeroportos). As mais belas ilhas estão localizadas na região oeste de San Blas, próximas ao Porto de Cartí e onde chegam os carros de transporte de passageiros. Infelizmente, a maior parte dos hotéis com boa estrutura está na parte leste de San Blas. A exceção são os hotéis de El Porvenir. Esta ilha não oferece praias tão belas, porém está mais próxima à região de Cartí. Desconfie dos hotéis que não mostram fotos da própria praia, e sim as fotos dos passeios.

Os hotéis não são luxuosos e muitos até mantém o sistema de cabana. Entretanto, eles oferecem quartos mais reservados, banheiro privativo, eletricidade 24h e mais conforto. É a melhor alternativa para quem não encara ambientes tão rústicos quanto os das cabanas de palha com chão de areia e banheiro compartilhado.

Prepare o bolso! O preço para esses hotéis sobe bastante em relação às cabanas, podendo custar até dez vezes mais. A vantagem é poder fazer todo o contato pela internet, já que os hotéis possuem página na web. Sempre que optar pela reserva em uma dessas hospedagens onde se chega de avião verifique a disponibilidade de voos para a mesma data. Nem sempre é possível conciliar os dois e você poderá perder a viagem.

Veja algumas opções de hospedagem em hotel e lodge em San Blas:

Dicas para os dias nas ilhas

  • Leve roupa de cama e banho ou um saco de dormir. Os lençóis não são muito limpos, o que pode incomodar. Previna-se de se chatear com isso;
  • Não esqueça a toalha, ela não é oferecida na ilha;
  • Tenha um cadeado que possa ser usado para amarrar a sua mochila na barraca, assim como para trancá-la. Não é comum casos de furtos nas cabanas, mas não custa ser prevenido;
  • Mantenham seus documentos dentro de bolsas impermeáveis. Eles correm grandes riscos em ambiente de praia e você não terá onde guardá-los nas ilhas;
  • Leve lanterna ou outra fonte de luz. A eletricidade não funciona 24h e ela poderá ser necessária para circular pela ilha durante a noite (apesar de a luz do luar ser bem intensa);
  • Tenham sempre um galão de água doce;
  • Leve rolos de papel higiênico em quantidade suficiente para os dias que ficará por lá. Apesar de serem disponibilizados nas ilhas, eles nem sempre estão secos e em boa condição de uso;
  • Lenços umedecidos de bebê são bem vindos para complementar a higiene básica; 
  • Leve um chinelo que possa ser usado durante o banho, assim como uma sacola plástica que possa ser pendurada com as suas roupas, toalha e produtos (você não vai querer colocá-los no chão, acredite); 
  • Veja mais sobre a alimentação nas ilhas

Melhores Hotéis