Ilhas e Praias de San Blas
Uma ilha para chamar de sua. E não apenas uma ilha qualquer, mas uma pequena porção de areia, recheada de coqueiros e cercada por águas que variam de tons a cada hora do dia, que passam do azul para o verde a cada metro percorrido. Uma ilha onde você poderá viver intensamente o mais belo mar do Caribe e onde a sua única obrigação será curtir cada segundo neste paraíso. Não é nenhum exagero, é apenas San Blas!
Mais de 360 ilhas compõem este arquipélago panamenho. Não será necessário (e seria quase impossível) explorar todas elas para perceber que a Comarca Kuna Yala está localizada em um dos mais lindos e privilegiados destinos de praia do mundo. Diferente de outras famosas regiões caribenhas, em San Blas não há um milhão de atividades para fazer e infinitos passeios a cumprir. O lugar é um convite a flanar sem preocupação, a curtir o mais delicioso ócio. San Blas é para não fazer nada mas, ao mesmo tempo, ter tudo. Afinal, a paradisíaca paisagem supre todas as necessidades dos viajantes.
Escolher quais ilhas visitar, ou onde se hospedar, não é tarefa fácil. As opções são muitas e, por incrível que pareça, elas são diferentes entre si. Há ilhas com apenas um coqueiro, outras sem nenhum; algumas rodeadas por um mar tão raso que mais parece piscina, já outras apresentam formações de corais que tornam a água multicolor e convidam a horas de snorkeling; há ilhas desertas, muitas sem nome e outras lotadas de cabanas; há ainda aquela que irá arrebatar o seu coração. O mais importante é ter em mente que o seu passeio será tão bom quanto for a sua ilha, por isso, escolha com calma, especialmente se tiver pouco tempo para explorar a região.
As mais belas e famosas ilhas do arquipélago estão localizadas na porção noroeste da Comarca Kuna Yala, próximas ao Porto de Cartí e ao aeroporto de El Porvenir, onde está o Golfo de San Blas. Com mais de 200 km de extensão (que cortam o Panamá como uma longa e estreita faixa litorânea voltada para o mar do Caribe) não é simples localizar as melhores praias, mas este referencial certamente irá ajudar. A porção sudeste, onde estão as regiões de Playón Chico, Achutupo e Corazón de Jesús, apesar de serem riquíssimas quando se trata da cultura dos Kunas, não é tão bem servida de ilhas com belas praias.
Apesar de muitas ilhas serem de uma beleza inacreditável, algumas ganharam mais notoriedade. A mais famosa entre os visitantes é a Isla Perro (Achudub ou Perro Chico). Ela oferece tudo o que há de melhor em San Blas em apenas uma ilha. Tem uma excelente porção de areia para praia, longa faixa de “piscina” no mar, um bom restaurante para os visitantes e ainda um barco afundado que deu origem a vários corais. É um dos pontos mais interessantes para prática de snorkeling, já que o navio está bem no raso e mesmo crianças podem chegar até ele. A ilha frequentemente é parte do pacote de passeios de um dia, o que torna o ambiente muito agitado nos finais de semana, porém não menos bonito.
Também parte da maioria dos passeios, porém não exatamente uma ilha, o banco de areia Isla Estrellas atrai muitos visitantes. A piscina natural formada no meio do mar, além da bela paisagem, oferece aos visitantes a oportunidade de ver várias estrelas do mar. Como a visibilidade da água é enorme, é fácil encontrá-las, mesmo caminhando com o rosto fora da água.
Outra ilha extremamente popular, especialmente entre os panamenhos, é a Isla Aguja (Icodub). A causa de tamanha procura pela ilha é por ser a mais próxima do continente, ou seja, a mais rápida para chegar. A estrutra da Aguja está entre as melhores, com casas e banheiros de alvenaria, bom restaurante, além de cabanas e áreas para camping. O mar também é lindo. O único fator que não ajuda é mesmo o excesso de gente.
Para quem prefere curtir um ambiente mais calmo, porém não deserto, as ilhas Perro Grande e Chichimè são ótimas pedidas. As duas estão entre as mais belas porções de areia em San Blas e têm o mar extremamente colorido. Como não fazem parte da rota mais comum de passeios, elas acabam oferecendo um ambiente muito mais calmo e prazeroso para os turistas que buscam relaxar.
Se o seu foco é hospedagem, porém sem abrir mão de uma praia maravilhosa, as ilhas Franklin/Senidup (as duas dividem a ilha chamada de Tubisenika e têm uma das mais lindas praias do arquipélago), Coco Blanco, Iguana (Aridup), Diablo (Naidup), Ansuelo (Aroma ou Achuerdub), Guanidup e Chichimè estão entre as preferidas dos viajantes. Elas oferecem cabanas, lindas praias e um ambiente bem tranquilo, já que não estão nas rotas de passeios.
Um dos melhores passeios para quem se hospeda nas ilhas é desbravar as regiões mais remotas do arquipélago. Segundo os próprios Kunas, a mais bela área de toda San Blas é o conjunto de ilhas conhecido como Cayos Holandeses. O espaço é praticamente virgem, o que dá aos visitantes a sensação de descobridores e únicos habitantes daquele paraíso. Vez ou outra um cruzeiro aporta por lá, mas o comum são apenas alguns veleiros que passam no local em busca de boas oportunidades para snorkeling e também observação de arraias e pequenos tubarões. Ir até Cayos Holandeses é como ganhar um upgrade quando já se está em um destino cinco estrelas. Na volta, não deixe de dar uma passadinha na Isla Estrella, onde não há cabanas e apenas os viajantes mais descolados permanecem em barracas de camping.
O ideal para curtir San Blas é passar, pelo menos, duas noites. Assim você terá a oportunidade de passar um dia apenas relaxando na sua ilha e no outro percorrendo outras maravilhas do arquipélago. É lugar para curtir com calma e aproveitar cada minuto da paisagem sem correria.
Está em dúvida sobre como ir até San Blas e sobre a melhor opção de passeio ou hospedagem? Veja o post sobre Como Chegar, Onde Ficar e Organização da viagem.