Florianópolis
Camille Panzera Entusiasta da fotografia, curiosa por outros idiomas, culturas, costumes e histórias!☺️

Praias de Florianópolis

Florianópolis é um lugar democrático quando o assunto é praia: grande, pequena, para surfe, para crianças, para descansar, para badalar — tem de tudo. Costuma-se dizer que a Ilha da Magia tem 42 praias, mas os nativos falam que esse número é muito maior, chegando a afirmar que são mais de 100 praias. Os números são difíceis de confirmar e a praia mais bonita é difícil de eleger, mas é certo dizer que as opções são inúmeras e agradam os mais variados gostos.

O sul de Floripa tem águas mais transparentes, porém mais geladas, enquanto a região norte tem praias mais quentes, mais badaladas e com águas bem tranquilas. Na parte leste, voltada para o oceano, as praias costumam ter boas ondas e são indicadas para quem quer surfar.

A maior parte das praias da cidade possuem guarda-vidas. É importante ressaltar que em algumas delas o mar pode estar muito forte e quando há bandeiras vermelhas significa que o banho não está permitido por ser considerado um local perigoso. Outra dica importante antes de escolher sua praia de destino é consultar a qualidade da água — mesmo as praias mais bonitas podem estar, ainda que temporariamente, impróprias para banho. Consulte o site da FATMA - Fundação do Meio Ambiente para saber quais praias visitar ou não. 

Na região norte, o nome mais conhecido é Jurerê, que tem uma parte chamada de Jurerê Tradicional e outra, Jurerê Internacional — o bairro é nobre, tem mansões sem muros e clubs de praia que são pura badalação, principalmente no verão! É o lugar certo para quem quer encontrar pessoas e dançar em seus lounges. Próximo de Jurerê fica a Praia do Forte, meio escondida e com um mar muito calminho, ideal para quem está com crianças. CanasvieirasDaniela, Ponta de Canas e Lagoinha do Norte também seguem esse estilo de praia com ondas bem fraquinhas. 

Ainda no norte de Florianópolis ficam a Praia Brava, uma praia muito bonita e com mar mais arredio, e a Praia dos Ingleses, que tem um trecho de areia extenso e diversos apartamentos próximos ao mar. Aliás, o norte da ilha como um todo tem muitos apartamentos para serem alugados por temporada — não é nada difícil encontrar uma acomodação em Floripa que fique pertinho do mar. A Praia do Santinho, onde fica o resort Costão do Santinho, destaca-se por ter inscrições rupestres e através de uma trilha no Morro das Aranhas leva à praia vizinha do Moçambique. 

Na porção leste da ilha, muito procurada por jovens e para a prática de surf, dois grandes destaques são a Praia Mole e Joaquina. A Joaquina é uma das mais conhecidas da cidade, tem excelente estrutura ao seu redor (estacionamento, restaurantes, hotel) e é utilizada por campeonatos de surf. Ela também está cercada por um conjunto de dunas, onde é possível admirar paisagens belíssimas! Já a Praia Mole, cercada pela restinga, é procurada por quem prefere mar com ondas e tem um visual igualmente encantador! Outra boa opção é a Praia da Barra da Lagoa, que tem piscinas naturais. 

No sul de Florianópolis, a Praia do Campeche é uma das mais populares. A partir da própria Praia do Campeche e de sua vizinha Armação saem embarcações que levam à Ilha do Campeche, uma pequena ilha que tem inscrições ruprestres e uma praia de areia clara e água cristalina! É certamente uma das praias mais bonitas da ilha, muito preservada e que tem número de visitantes limitados por dia, então procure chegar cedo para realizar seu passeio. Os barcos para ir à Ilha do Campeche saem da Praia da Armação

Além dessas praias, no sul de Floripa fica a Praia do Matadeiro, Pântano do Sul, a pacata Praia da Solidão e a Lagoinha do Leste, uma praia linda cujo acesso é feito por trilhas ou através do mar — para quem procura sossego, é certamente um paraíso! 

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Florianópolis