Florianópolis

Transportes em Florianópolis

A Ilha da Magia pode parecer pequena, mas não é. Com cerca de 54 km do sul ao norte, a melhor maneira para circular é de carro. Como há ótimas praias nas mais diversas áreas, é interessante andar de carro pela facilidade que ele proporciona. Vale lembrar, porém, que, por ser uma ilha, sua geografia limita as vias e estradas e a cidade muitas vezes não suporta o fluxo de veículos. Os congestionamentos acontecem com frequência, especialmente no verão, quando há ainda mais gente na cidade.

O transporte de ônibus funciona bem, e a possibilidade de passar por diversos terminais sem pagar uma nova passagem atrai muita gente. O ponto negativo é que eles podem demorar para realizar os trajetos.

Para distâncias curtas, as bicicletas e patinetes compartilhados funcionam muito bem e permitem ir a diversas áreas com facilidade! 

Carro

O carro é, definitivamente, a melhor maneira para circular pela cidade. Se você não for com veículo próprio, é simples alugar um carro pela internet e retirá-lo na saída do aeroporto. As ruas da cidade são bem sinalizadas e há poucos buracos. Quem é turista consegue chegar direitinho ao seu destino por meio das placas indicativas e do uso de um GPS no celular.

Muitos hotéis possuem estacionamento para deixar o veículo e essa é uma informação importante para checar com sua acomodação no momento da reserva. 

Note que, embora o carro seja a forma mais fácil de circular pela cidade, o trânsito em algumas épocas e/ou horários pode ser bem intenso, como o horário que as pessoas costumam deixar as praias. 

Outra informação relevante é que estacionar próximo das praias nem sempre é tão fácil e muitas vezes pode valer a pena pagar um estacionamento, pela segurança e comodidade de deixar o veículo próximo ao mar. 
 

Táxi, Uber e outros aplicativos

Para quem não faz questão de alugar um carro, contar com o serviço de um táxi, Uber ou motoristas de outros aplicativos pode ser uma boa alternativa para circular pela cidade, especialmente se você estiver em um grupo de até 4 pessoas. Além de ser uma maneira eficiente de transporte, dessa forma você evita pagar os eventuais valores de estacionamentos, nos hotéis e nas praias. 

Utilizamos a Uber diversas vezes durante a viagem e funcionou muito bem. Em alguns locais de menos movimento, o tempo de espera do veículo era maior, mas nada que desabonasse a experiência. Os táxis estão em diversos pontos da cidade e também funcionam bem, com pontos próximos de diversos hotéis. 
 

Ônibus

Floripa não tem metrô; então, quem não quer gastar muito dinheiro tem nos ônibus a melhor opção. As linhas e horários são abundantes durante os dias úteis, mas os horários podem ser limitados nos finais de semana (nesses casos, saia de seu hotel prevendo demora).

Uma grande vantagem de Florianópolis é que você pode andar entre diversos terminais pagando um único valor, nos ônibus integrados. Por outro lado, ao mesmo tempo que isso se mostra como vantagem, pode ser desvantajoso ao considerar o tempo para chegar ao destino. Se há pressa, consulte a possibilidade de pegar ônibus executivos ou Uber, que, apesar de mais caros, são menos demorados.

Indo ao Terminal do Centro em horário comercial, é possível fazer um cartão para o transporte de ônibus. Você pode inserir a quantidade de créditos que avaliar coerente para as viagens que fará e, com isso, pagar menos em cada trajeto.

Bicicletas e patinetes elétricos compartilhados

Essa modalidade de transporte chegou a Floripa recentemente e rapidamente se tornou uma ótima alternativa para percorrer curtas/médias distâncias. Através de um aplicativo instalado no seu celular, você pode se cadastrar e inserir seu cartão de crédito para realizar o pagamento da corrida. Em seguida, é possível consultar onde há uma bicicleta/patinente disponível perto de você, liberá-lo através de um QR Code e depois devolvê-lo no local de sua preferência, dentro do raio de cobertura da prestadora do serviço. 

O aluguel das bicicletas compartilhadas, principalmente, tem um valor acessível se comparado ao aluguel por hora ou dia que algumas empresas oferecem. O patinente é um pouco mais caro, mas muito divertido e eficiente. 

A Yellow oferece tanto patinetes elétricos quanto bicicletas compartilhadas e a Grin tem patinetes. Consulte o site das empresas para ver a cobertura na cidade e mais detalhes sobre sua forma de uso. 

Tudo que você precisa saber sobre Florianópolis!

Esse texto sobre Transportes em Florianópolis faz parte do guia de Florianópolis no Melhores Destinos

Comentários para Transportes em Florianópolis

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.