Florianópolis
Camille Panzera Entusiasta da fotografia, curiosa por outros idiomas, culturas, costumes e histórias!☺️

O que fazer em Florianópolis

Florianópolis é uma cidade para estar ao ar livre. É o lugar ideal para quem quer curtir o mar e paisagens naturais. O visual por toda a ilha é deslumbrante, com muito verde, espaço para trilhas e prática de esportes — é até difícil escolher o melhor passeio ou a praia mais bonita! E por ter mais de 50 km de norte a sul, a cidade abrange bairros com características distintas e muitas, muitas praias! No norte da cidade, as praias costumam ter um mar bem calmo e águas mais quentes, enquanto no leste as ondas são mais fortes e no sul as praias são mais geladas. 

Visite as praias do Norte de Florianópolis

Visitando o norte de Florianópolis, reserve um momento para conhecer praias como Canasvieiras, com águas bem tranquilas e muito frequentada por argentinos, a extensa Praia dos Ingleses, a Praia do Forte, que como o próprio nome já diz tem um antigo forte em suas redondezas que pode ser visitado por dentro, e a querida Jurerê, que ganhou fama com o nome de "Jurerê Internacional" — um trecho da praia muito badalado, com diversos clubs de praia que fervem no verão!

Outras praias da região são Daniela e Lagoinha do Norte, cujo mar tem pouca ondulação, e a Praia Brava que, ao contrário, tem ondas fortes e é usada para surf. A Praia do Santinho também é outra boa pedida e tem o diferencial de possuir um morro onde se encontram inscrições rupestres. Na região norte, voltada para a baía que o continente e a ilha formam, fica o Bairro de Santo Antônio de Lisboa, um local pacato e muito antigo que se distingue por ter sido uma das regiões da ilha que recebeu famílias de imigrantes açorianos. Santo Antônio de Lisboa tem bons restaurantes para comer peixes e frutos do mar, então reserve um dia para almoçar na região. 

O que fazer em Florianópolis

Conheça a Lagoa da Conceição e suas praias próximas

A Lagoa da Conceição, muito charmosa e querida por pessoas que gostam de curtir a vida noturna, é outra atração que recomendamos incluir no roteiro. É uma lagoa tranquila, com margens rasas, que muitas pessoas escolhem para praticar stand up paddle ou para ficar em suas margens curtindo a paisagem. A partir da ponte da Lagoa da Conceição, você pode pegar um barco para conhecer a região da Costa da Lagoa, um bairro localizado entre a encosta de um morro e a lagoa, cujo acesso é feito apenas em embarcação — por ali ficam vários restaurantes, que são ótimos para almoçar acompanhado de um visual estonteante. Para admirar a lagoa, as dunas, faça uma parada no Mirante da Lagoa em um dia de sol, o local rende fotos espetaculares! 

Duas praias próximas da Lagoa da Conceição são excelentes opções para quem quer surfar e curtir praias de águas cristalinas: a Praia Mole, que tem um bom trecho de restinga e bares ao seu redor, e a Joaquina, uma das mais conhecidas praias da cidade, com excelente estrutura para os visitantes e que fica cercada por dunas, onde é possível praticar sandboard ou o famoso "esqui-bunda". A Joaquina também sedia campeonatos de surf e está sempre movimentada!

O que fazer em Florianópolis

Escolha seu hotel em Florianópolis - confira as melhores opções de hospedagem!

Florianópolis é uma cidade grande e bem "espalhada", por isso, escolher uma hospedagem que seja próxima das atrações que você pretende visitar poderá fazer toda a diferença na sua viagem!

A lista a seguir apresenta ótimas opções de hospedagem em Florianópolis. As acomodações estão em ordem alfabética e foram escolhidas pela nossa equipe, priorizando qualidade, preço das diárias e localização. Também incluímos as notas do Booking.com, que indicam a avaliação que hóspedes reais tiveram da acomodação.

Descubra o centro de Florianópolis

Na região central de Florianópolis, os destaques turísticos ficam por conta das atrações culturais e dos edifícios de fachada antiga. No centro, está o Palácio Cruz e Souza, antiga sede do governo, o Mercado Público de Florianópolis, que é ótimo para comprar peixes frescos e comer ou beber em alguns de seus vários restaurantes, e a Casa da Alfândega, que antigamente funcionava para a resolução de questões alfandegárias do porto e hoje é um espaço para comprar objetos de artesãos locais. Também na região fica a Praça XV de Novembro, onde há uma figueira centenária, e a Catedral Metropolitana

Curta as praias de ritmo tranquilo no Sul de Florianópolis

Ao sul da Ilha de Florianópolis, destaca-se a preservação e clima bucólico, muitas vezes de uma cidade pequena. A Praia do Campeche e Armação estão localizadas nessa área, de onde saem embarcações para a Ilha do Campeche, uma ilha que é tombada pelo IPHAN como Patrimônio Arqueológico e Paisagístico, que guarda diveras gravuras rupestres e tem uma praia digna de mares caribenhos, com águas cristalinas! 

No sul também fica a Praia do Matadeiro, procurada para surf, Pântano do Sul e Lagoinha do Leste, que só se tem acesso através de trilhas ou passeios de barco. Marcada pela imigração açoriana, o sul da ilha também tem um bairro onde é forte a cultura portuguesa e a produção de ostras, chamado Ribeirão da Ilha. Lá estão vários restaurantes de frutos do mar que têm um lindo visual durante o pôr do sol! 

Beto Carrero World com desconto

O Beto Carrero World é o maior parque temático da América Latina e está a apenas 120 km de Florianópolis. Utilize o cupom MDESTINOS10 e garanta o seu ingresso do Beto Carrero World com desconto! O cupom de desconto é válido para a compra do passaporte Beto Carrero de 1 dia ou o passaporte Beto Carrero de 2 dias.

As 7 atividades preferidas dos turistas em Florianópolis