Florianópolis

No alto da lista das cidades mais visitadas por estrangeiros, Florianópolis encanta por sua variedade de praias e pela capacidade de agradar todo tipo de público. É uma capital que cresceu em meio à natureza, que oferece belas paisagens naturais por toda sua extensão, onde se pode curtir tanto o movimento de uma capital efervescente quanto a tranquilidade de uma cidade — quase — do interior. 

Conhecida como Ilha da Magia e com cerca de 800 mil habitantes, costuma-se afirmar que a capital tem 42 praias, mas há quem diga que esse número é ainda maior. Gosta de pegar uma onda? Pode ir pra lá sem pestanejar! Não gosta de mar agitado e prefere águas calminhas? Pode ir também. A cidade realmente tem todos os tipos de praias: desertas, supermovimentadas, com dunas, com muito verde, e por aí vai.

De norte a sul, a ilha de Florianópolis tem em torno de 54 km e cada pedaço tem uma característica distinta, sendo sempre sua principal atração a natureza, em suas mais diversas formas. E é do mar, cenário presente a todo momento, que sai também a mais popular produção do estado, a de ostras. Ostras, camarões, polvo e peixes, como a tainha, são a marca dos restaurantes locais, muitos deles com uma vista lindíssima para o mar. 

Quem faz o estilo aventureiro tem em Floripa um prato cheio também. As trilhas são inúmeras, muitas delas terminando em praias preservadas e pouco exploradas — quase um troféu dado a quem se encoraja a caminhar. Já ouviu falar da famosa Jurerê? Não é a principal praia em beleza, mas está entre as mais badaladas praias do Brasil, com clubs de praia que fervem no verão! Quem quer agito, conhecer gente e tomar bons drinks em frente ao mar pode apostar nessa opção.

Ao sul da ilha, onde as águas são geladas, um dos grandes atrativos é a Ilha do Campeche. Digna de transparência caribenha, a pequena praia da ilha é de tirar o fôlego tamanha sua beleza! Outra atração local é a própria região do Campeche, um bairro tranquilo, ideal para quem quer descansar. 

Na região central, a boa pedida é fazer um passeio pela Beira-Mar Norte, onde se pode admirar um lindo fim de tarde e a Ponte Hercílio Luz, cartão-postal da capital. Também no centro, vale a pena conhecer o Mercado Público, com ótimos locais para beber entre amigos e comidas frescas. Curtir a praia Praia Mole, descer as dunas da Joaquina, fazer um passeio de barco pela Costa da Lagoa, praticar esportes ao ar livre, visitar vilas açorianas — que têm uma cultura muito forte no Estado — estão entre as principais atrações de Floripa. Para quem curte ficar ao ar livre, a lista de atividades na cidade não tem fim! 

Vá no verão para aproveitar o mar numa temperatura agradável, mas tenha paciência, porque os engarrafamentos no fim do dia podem ser grandes. Conheça um pouco da Ilha da Magia, aproveitando sua qualidade de vida, tranquilidade e agito. Festas e descanso são aparentemente qualidades de lugares opostos, mas Floripa desempenha esse papel versátil com maestria.