Florianópolis

Quando ir a Florianópolis

Florianópolis é uma cidade linda o ano inteiro, mas certamente há períodos melhores e piores para viajar dependendo de seu objetivo. O verão é a temporada mais animada da cidade, quando há maior frequência de turistas e quando as praias estão excelentes porque a temperatura do mar não é tão gelada. Já no inverno quem não é turista pode achar a água gelada e, embora a cidade permaneça encantadora, curtir o mar pode ser difícil. 

É bom lembrar, no entanto, que no período de férias — principalmente depois do Natal até o início das aulas — são constantes os engarrafamentos no horário de saída de praia. Uma boa alternativa para amenizar os efeitos do trânsito é conhecer a Ilha da Magia em fevereiro, março e abril, quando o público já é menor, mas a água ainda é agradável.

No verão chove mais em Floripa (principalmente de janeiro a março), mas nada que tire o brilho da cidade e impeça de aproveitar muito bem as suas praias. As temperaturas ficam na casa dos 24°C no verão, variando e sempre fazendo bastante calor. No inverno, quando as chuvas são menores, a média é de 17°C. Entretanto, é bom estar preparado para pegar mais frio ainda, pois a temperatura cai consideravelmente e chega a fazer 5°C quando o vento sul chega à cidade.

Confira abaixo um gráfico com as características do clima em Florianópolis mês a mês. Informações do site ClimaTempo.  

Florianopolis  

Réveillon e Carnaval são épocas bem agitadas em Florianópolis. Na virada do ano, há comemoração com fogos organizada pela prefeitura. Há agito na orla da beira-mar norte, incluindo fogos na Ponte Hercílio Luz. Além disso, há festas privadas em bares e clubes, como os que acontecem em Jurerê Internacional. 

No Carnaval, a cidade também fica cheia. Os blocos de rua, em combinação com as escolas de samba que desfilam na Passarela Nego Quirido, fazem um show para os visitantes. 

Em 19 de março, São José, a cidade vizinha de Floripa, faz aniversário. Em seguida, no dia 23 de março, é a vez de a capital completar mais um ano. As prefeituras das duas cidades sempre comemoram com eventos festivos, maratonas e shows de cantores famosos. 

Tudo que você precisa saber sobre Florianópolis!

Esse texto sobre Quando ir a Florianópolis faz parte do guia de Florianópolis no Melhores Destinos

Comentários para Quando ir a Florianópolis

  • Semttulo Wallace Silva há mais de 5 anos

    Ir a Floripa é meio que confuso, pois nunca se sabe ao certo quando vai chover ou não. Creio que posso dizer o mesmo de Santos-Sp, mas não convém no momento no assunto.

    Quando é verão esta chovendo, mas é o melhor período para curtir, pois é quando todas as atrações, bares, restaurantes e boates, estão funcionando diariamente.

    Lá para os mês de maio e abril, no caso por agora, também é legal de ir. As chuvas estão amenas, a temperatura começa a ficar agradável e dá apara aproveitar bastante o dia no mar, quando se é esportista aquático. Por exemplo, quem for para lá nessa época, vai ver um show de windsurf.

    Já no inverno, lá não é nada bom para se aproveitar as praias, mas se esta de casal, namorando ou casado é legal, para curtir o firo, que chega a 15° ou menos. Nesse caso, vai ser pelos meses de julho a agosto.

    Agora, para aqueles que curtem cultura e uma boa comida, ainda mais a exótica, aconselho aparecer por lá, no mês de outubro, que é quando acontece o festival da Ostra e da Cultura Açoriana. Que cá para nós é muito bom.

    Nos outros meses que não foi citado, o sol tende aparecer ameno em alguns dias, já em outros fortes. Mas uma dica, leve sempre uma roupa de chuva e frio na mala, pois o clima lá é muito instável.

  • Qkcd7 Vilmar Oliveira há mais de 3 anos

    Ótimo, abril que eu vou então ;)!!
    Férias a partir do feriado de 21/04/2016!

  • Yyyme Thais Sousa há mais de 3 anos

    Como é o clima em junho?

  • 264mw Camille Panzera há mais de 3 anos

    Thais, dê uma olhada no link que ele tem detalhes mês a mês: http://www.climatempo.com.br/climatologia/377/florianopolis-sc

  • Dr64v Rodrigo Costa há 3 anos

    Junho aqui está bem frio.

    Nesse site fala das épocas, espero que ajude: http://www.guiafloripa.com.br/turismo/informacoes-gerais-sobre-turismo/clima-e-temperatura

  • 1365283412783078055156751036158585n Bruno Bourges há quase 3 anos

    Thais, em junho é frio, Temperaturas variam de ano a ano, esse ano chegou a zero (0°C) graus

  • Missing Barbara Dias há quase 3 anos

    Irei à Florianópolis no dia 25/11 pela primeira vez. Gostaria de dicas de lugares, clima pra essa época e roupas. Estou ansiosa, porém nervosa. Helppp

  • Ddq49 Vitor Ferreira há mais de 2 anos

    Estou pensando em ir para Floripa pela primeira vez em maio, mais precisamente do dia 18 à 24. Será que dá praia ? Frio, calor ? Qual temperatura normalmente nessa época ? E o que posso esperar de Floripa ? Estou pensando em ficar em Canasvieiras devido ao custo/benefício. O que encontro por lá ? Obrigado !

  • 264mw Camille Panzera há mais de 2 anos

    Oi, Vitor. Tudo bem?
    Dá uma olhadinha no link que vou deixar porque aí você pode ter uma ideia melhor do clima.
    http://www.climatempo.com.br/climatologia/377/florianopolis-sc
    abs!

  • 73105511438552224687913728878n1 Juliana há mais de 2 anos

    Boa Tarde, estou pensando em ir no mês de setembro, será que estará frio ?

  • 264mw Camille Panzera há mais de 2 anos

    Juliana, dê uma olhada no link que vou deixar que você consegue ter uma ideia: http://www.climatempo.com.br/climatologia/377/florianopolis-sc

  • Dek3h Joshua Fernandes Barros há mais de 2 anos

    Boa tarde.
    Irei pra Florianópolis de 17.06 a 23.06.
    Chego na manhã do dia 17 e parto ao meio dia do dia23.
    Vocês acham que daria pra visitar, além de Florianópolis, balneario, joinville, Blumenau e urupema? Pensei em passar 2 noites em Florianópolis e 1 noite nas demais cidades. O que vcs acham? Eu mantenho assim ou retiro alguma cidade?

  • 264mw Camille Panzera há mais de 2 anos

    Oi, Joshua. Eu acho que fica meio corrido ir um dia para cada lugar... mas é apenas minha opinião. Eu tentaria ficar mais tempo em cada um para aproveitar melhor e descansar. Das cidades que você falou eu conheço apenas Florianópolis e Balneário, por isso não consigo opinar sobre as outras. Abs!

  • Dek3h Joshua Fernandes Barros há mais de 2 anos

    Obrigado, Camille.
    Voou rever meu roteiro.

  • 20160314170445 Joelma de Freitas Araujo há mais de 2 anos

    Olá! Pretendo estar em Floripa pela primeira vez na segunda semana de maio. Nesse período é muito nublado ou dá para curtir praia sem medo de chuva? Obrigada

  • 20170422094003 Celso Luiz há mais de 2 anos

    Joshua te recomendaria tirar Balneário do roteiro, o único diferencial que tem de lá pra Floripa é o arquitetônico, já que a cidade é bem mais verticalizada. E as praias de Floripa são de longe bem melhores. Em Joinville não cheguei a ir, mas pelo que ouvi dizer não é muito diferente de outras cidades grandes.

  • 1790395712456281622227136213057913373314214n lorena há mais de 2 anos

    boa noite, estou querendo ir para florianópolis na primeira semana de novembro!! gostaria de saber se consigo aproveitar essa época por la, como seria o clima e dicas!! beijos

  • Mrz9q Bruno Aguilar há mais de 2 anos

    Lorena, consegues aproveitar muito bem em novembro, pois o calor já terá chegado, porém os turistas ainda não, ou seja, tu vai conseguir aproveitar mais as praias sem os engarrafamentos e a lotação de gente que começa a chegar na metade de dezembro e só vai embora em fevereiro.

  • Rwrnj Michelle Carvalho há mais de 2 anos

    Bom dia, irei a Florianópolis em Setembro, após o feriado, é uma boa data? consigo aproveitar nessa época por lá?

  • Missing Juliana Chaves há mais de 2 anos

    Olá... Estou programando ficar em Florianópolis de 11 a 18 de dezembro e ir no Beto Carrero. Sei q nessa época vai estar mais calor, porém vou com criança de 3 anos, e li vários posts falando que o mar é bem gelado. Será q nesse período a água já está mais agradável? Obrigada

  • Missing Ana Caroline Viana Costa há mais de 1 ano

    Joshua, vc foi nessa epoca de junho? To em planos de ir na mesma data e queria saber do tempo. Obrigada

  • 1365283412783078055156751036158585n Bruno Bourges há mais de 1 ano

    Ana Carolina Viana Costa, junho é frio, época em que as massas polares chegam com mais força, já te indico que não vale a pena ir a praia, até porque nessa época a água é muito gelada. Mas da pra aproveitar muita coisa, shoppings, bares, restaurantes, arquitetura, paisagens, etc

  • Dek3h Joshua Fernandes Barros há mais de 1 ano

    Oi, Ana Carolina.
    Desculpe a demora.
    No mes de junho realmente a temperatura cai e o tempo geralmente fica nublado. Eu escolhi essa epoca justamente para evitar as temperaturas mais altas, rs e aproveitei tudo, inclusive a praia. Se voce gosta de sol, seria bom repensar a data.

  • 9a58abaa144943aca84fa84fe2623fa4 Flavia marques serqueira há mais de 1 ano

    Olá... estou querendo conhecer floripa no feriado em abril, queria saber se é um bom período... chuva? Praia? Balada? Grata

  • 1365283412783078055156751036158585n Bruno Bourges há mais de 1 ano

    Flavia marques serqueira, abril já é mais fresco, pra quem não gosta de muito calor, é uma boa opção. Esse ano estamos com outono atrasado, as tardes ainda estão meio quentes, mais que o normal. As chuvas ainda ocorrem mas diminuem com o andar do mês, atente olhar a previsão. Baladas, agitação é só no verão, durante o outono e inverno, a região fica mais parada, mais vazia, porém, sempre tem alguma balada perdida por aí rsrs

  • Fqptv Alessandra Anjos há 9 meses

    Me casarei em setembro 2019 e irei pela primeira vez para floripa e gostaria de saber se nesse mês faz sol ou se chove?e qual lugar me hospedar ?

  • Fqptv Alessandra Anjos há 9 meses

    Irei dia 22 setembro....pesquisei várias pousadas mas qual local ficaria mais próximo do aeroporto para me hospedar?

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.