Florianópolis

Quando ir a Florianópolis

Da mesma forma que em boa parte dos destinos turísticos do nosso país, é no verão que a coisa acontece. Em Floripa, o turismo está voltado para as praias e é nessa época, também, que a água está na sua melhor temperatura. Portanto, se você não é surfista e não quer entrar num mar gelado, não vá no inverno.

É bom lembrar, no entanto, que no período de férias - principalmente depois do Natal, até o início das aulas - são constantes os engarrafamentos no horário de saída de praia. Uma boa alternativa para amenizar os efeitos do trânsito é conhecer a Ilha da Magia em fevereiro e março, quando o público já é menor, mas a água ainda é agradável.

No verão chove mais em Floripa (principalmente de dezembro a março), mas nada que tire o brilho da cidade e impeça de aproveitar muito bem suas praias. As temperaturas ficam na casa dos 24°C, variando e sempre fazendo bastante calor. No inverno, quando o índice pluviométrico é mais baixo, a média é de 17°C. É bom estar sempre preparado para pegar um friozinho, pois, quando o vento sul chega, as temperaturas ficam mais amenas.

Réveillon e Carnaval são épocas bem agitadas na cidade. Na virada do ano há comemoração com fogos organizada pela prefeitura, o chamado Réveillon dos Sonhos. Há agito na orla da beira-mar norte, incluindo fogos na Ponte Hercílio Luz. Além disso, há festas privadas em bares e clubes.

No Carnaval, a cidade também fica cheia. Os blocos de rua, em combinação com as escolas de samba que desfilam na Passarela Nego Quirido, fazem um show para os visitantes. O público LGBT comparece em peso, sendo uma das cidades mais populares entre eles.

Em 19 de março, São José, a cidade vizinha de Floripa, faz aniversário. Em seguida, no dia 23 de março, é a vez de a capital completar mais um ano. As prefeituras das duas cidades sempre comemoram com eventos festivos, maratonas e shows de cantores famosos. 

Tudo que você precisa saber sobre Florianópolis!

Esse texto sobre Quando ir a Florianópolis faz parte do guia de Florianópolis no Melhores Destinos

Comentários para Quando ir a Florianópolis

  • Semttulo Wallace Silva há 5 anos

    Ir a Floripa é meio que confuso, pois nunca se sabe ao certo quando vai chover ou não. Creio que posso dizer o mesmo de Santos-Sp, mas não convém no momento no assunto.

    Quando é verão esta chovendo, mas é o melhor período para curtir, pois é quando todas as atrações, bares, restaurantes e boates, estão funcionando diariamente.

    Lá para os mês de maio e abril, no caso por agora, também é legal de ir. As chuvas estão amenas, a temperatura começa a ficar agradável e dá apara aproveitar bastante o dia no mar, quando se é esportista aquático. Por exemplo, quem for para lá nessa época, vai ver um show de windsurf.

    Já no inverno, lá não é nada bom para se aproveitar as praias, mas se esta de casal, namorando ou casado é legal, para curtir o firo, que chega a 15° ou menos. Nesse caso, vai ser pelos meses de julho a agosto.

    Agora, para aqueles que curtem cultura e uma boa comida, ainda mais a exótica, aconselho aparecer por lá, no mês de outubro, que é quando acontece o festival da Ostra e da Cultura Açoriana. Que cá para nós é muito bom.

    Nos outros meses que não foi citado, o sol tende aparecer ameno em alguns dias, já em outros fortes. Mas uma dica, leve sempre uma roupa de chuva e frio na mala, pois o clima lá é muito instável.

  • Qkcd7 Vilmar Oliveira há 3 anos

    Ótimo, abril que eu vou então ;)!!
    Férias a partir do feriado de 21/04/2016!

  • Yyyme Thais Sousa há quase 3 anos

    Como é o clima em junho?

  • 264mw Camille Panzera há quase 3 anos

    Thais, dê uma olhada no link que ele tem detalhes mês a mês: http://www.climatempo.com.br/climatologia/377/florianopolis-sc

  • Dr64v Rodrigo Costa há quase 3 anos

    Junho aqui está bem frio.

    Nesse site fala das épocas, espero que ajude: http://www.guiafloripa.com.br/turismo/informacoes-gerais-sobre-turismo/clima-e-temperatura

  • 1365283412783078055156751036158585n Bruno Bourges há mais de 2 anos

    Thais, em junho é frio, Temperaturas variam de ano a ano, esse ano chegou a zero (0°C) graus

  • Missing Barbara Dias há mais de 2 anos

    Irei à Florianópolis no dia 25/11 pela primeira vez. Gostaria de dicas de lugares, clima pra essa época e roupas. Estou ansiosa, porém nervosa. Helppp

  • Ddq49 Vitor Ferreira há mais de 2 anos

    Estou pensando em ir para Floripa pela primeira vez em maio, mais precisamente do dia 18 à 24. Será que dá praia ? Frio, calor ? Qual temperatura normalmente nessa época ? E o que posso esperar de Floripa ? Estou pensando em ficar em Canasvieiras devido ao custo/benefício. O que encontro por lá ? Obrigado !

  • 264mw Camille Panzera há mais de 2 anos

    Oi, Vitor. Tudo bem?
    Dá uma olhadinha no link que vou deixar porque aí você pode ter uma ideia melhor do clima.
    http://www.climatempo.com.br/climatologia/377/florianopolis-sc
    abs!

  • 73105511438552224687913728878n1 Juliana há 2 anos

    Boa Tarde, estou pensando em ir no mês de setembro, será que estará frio ?

  • 264mw Camille Panzera há 2 anos

    Juliana, dê uma olhada no link que vou deixar que você consegue ter uma ideia: http://www.climatempo.com.br/climatologia/377/florianopolis-sc

  • Dek3h Joshua Fernandes Barros há 2 anos

    Boa tarde.
    Irei pra Florianópolis de 17.06 a 23.06.
    Chego na manhã do dia 17 e parto ao meio dia do dia23.
    Vocês acham que daria pra visitar, além de Florianópolis, balneario, joinville, Blumenau e urupema? Pensei em passar 2 noites em Florianópolis e 1 noite nas demais cidades. O que vcs acham? Eu mantenho assim ou retiro alguma cidade?

  • 264mw Camille Panzera há 2 anos

    Oi, Joshua. Eu acho que fica meio corrido ir um dia para cada lugar... mas é apenas minha opinião. Eu tentaria ficar mais tempo em cada um para aproveitar melhor e descansar. Das cidades que você falou eu conheço apenas Florianópolis e Balneário, por isso não consigo opinar sobre as outras. Abs!

  • Dek3h Joshua Fernandes Barros há 2 anos

    Obrigado, Camille.
    Voou rever meu roteiro.

  • 20160314170445 Joelma de Freitas Araujo há 2 anos

    Olá! Pretendo estar em Floripa pela primeira vez na segunda semana de maio. Nesse período é muito nublado ou dá para curtir praia sem medo de chuva? Obrigada

  • 20170422094003 Celso Luiz há quase 2 anos

    Joshua te recomendaria tirar Balneário do roteiro, o único diferencial que tem de lá pra Floripa é o arquitetônico, já que a cidade é bem mais verticalizada. E as praias de Floripa são de longe bem melhores. Em Joinville não cheguei a ir, mas pelo que ouvi dizer não é muito diferente de outras cidades grandes.

  • 1790395712456281622227136213057913373314214n lorena há quase 2 anos

    boa noite, estou querendo ir para florianópolis na primeira semana de novembro!! gostaria de saber se consigo aproveitar essa época por la, como seria o clima e dicas!! beijos

  • Mrz9q Bruno Aguilar há quase 2 anos

    Lorena, consegues aproveitar muito bem em novembro, pois o calor já terá chegado, porém os turistas ainda não, ou seja, tu vai conseguir aproveitar mais as praias sem os engarrafamentos e a lotação de gente que começa a chegar na metade de dezembro e só vai embora em fevereiro.

  • Rwrnj Michelle Carvalho há quase 2 anos

    Bom dia, irei a Florianópolis em Setembro, após o feriado, é uma boa data? consigo aproveitar nessa época por lá?

  • Missing Juliana Chaves há quase 2 anos

    Olá... Estou programando ficar em Florianópolis de 11 a 18 de dezembro e ir no Beto Carrero. Sei q nessa época vai estar mais calor, porém vou com criança de 3 anos, e li vários posts falando que o mar é bem gelado. Será q nesse período a água já está mais agradável? Obrigada

  • Missing Ana Caroline Viana Costa há mais de 1 ano

    Joshua, vc foi nessa epoca de junho? To em planos de ir na mesma data e queria saber do tempo. Obrigada

  • 1365283412783078055156751036158585n Bruno Bourges há 1 ano

    Ana Carolina Viana Costa, junho é frio, época em que as massas polares chegam com mais força, já te indico que não vale a pena ir a praia, até porque nessa época a água é muito gelada. Mas da pra aproveitar muita coisa, shoppings, bares, restaurantes, arquitetura, paisagens, etc

  • Dek3h Joshua Fernandes Barros há 1 ano

    Oi, Ana Carolina.
    Desculpe a demora.
    No mes de junho realmente a temperatura cai e o tempo geralmente fica nublado. Eu escolhi essa epoca justamente para evitar as temperaturas mais altas, rs e aproveitei tudo, inclusive a praia. Se voce gosta de sol, seria bom repensar a data.

  • 9a58abaa144943aca84fa84fe2623fa4 Flavia marques serqueira há 1 ano

    Olá... estou querendo conhecer floripa no feriado em abril, queria saber se é um bom período... chuva? Praia? Balada? Grata

  • 1365283412783078055156751036158585n Bruno Bourges há 1 ano

    Flavia marques serqueira, abril já é mais fresco, pra quem não gosta de muito calor, é uma boa opção. Esse ano estamos com outono atrasado, as tardes ainda estão meio quentes, mais que o normal. As chuvas ainda ocorrem mas diminuem com o andar do mês, atente olhar a previsão. Baladas, agitação é só no verão, durante o outono e inverno, a região fica mais parada, mais vazia, porém, sempre tem alguma balada perdida por aí rsrs

  • Fqptv Alessandra Anjos há 5 meses

    Me casarei em setembro 2019 e irei pela primeira vez para floripa e gostaria de saber se nesse mês faz sol ou se chove?e qual lugar me hospedar ?

  • Fqptv Alessandra Anjos há 5 meses

    Irei dia 22 setembro....pesquisei várias pousadas mas qual local ficaria mais próximo do aeroporto para me hospedar?

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.