Quando ir ao Deserto do Atacama
Visitar o deserto e San Pedro de Atacama é um programa para o ano todo. A estimativa é que San Pedro tenha cerca de 300 dias de sol por ano, o que garante que você possa admirar o tão falado céu azul quase sempre. Dizem os atacamenhos que os outros 65 dias do ano seriam dias com nuvens, mas não necessariamente completamente nublados.
No deserto, nota-se melhor as diferenças entre o verão e o inverno. No inverno, o pico dos morros e vulcões altos têm neve e, na cidade, as temperaturas variam entre 1º e 20ºC-podendo haver temperaturas negativas em noites frias. Já no verão, as médias oscilam entre 5º e 25ºC e podem passar os 40ºC em dias extremos.
Como é comum do deserto, prepare-se para encontrar frio e calor; prepare-se para temperaturas altas durante o dia, quando há presença do sol, e temperaturas amenas durante a noite e de manhã cedinho. San Pedro de Atacama está a 2.450 metros de altitude, mas diversos passeios feitos a partir do vilarejo visitam lugares muito mais altos, o que significa que a temperatura nesses locais poderá ser consideravelmente mais baixa. Independente da estação do ano em que você faça sua viagem, leve na mala roupas de inverno e de verão. Se você sair às 5 da manhã para um passeio a 4.000 metros de altitude, vá sempre com uma roupa abrigada, mesmo no verão as temperaturas em locais tão altos podem negativas em alguns momentos do dia.
Embora seja costume geral dizer que as chuvas não existem e não são uma preocupação para quem planeja uma viagem a essa região, é preciso ressaltar que na verdade chove, sim, em San Pedro de Atacama. As chuvas costumam acontecer em fevereiro, possivelmente no final do mês, e são consequência do que chamam de inverno altiplânico. Lugares que ficam secos quase o ano todo se enchem de água e cânions que não parecem saber o que é chuva, há uma eternidade viram verdadeiros rios. O fenômeno é passageiro e rápido, mas acontece; e se você viajar nesse período, presenciará algo incomum: chuva no deserto.
Para quem planeja visitar San Pedro e tem como um de seus objetivos admirar o céu pela noite e ver uma enorme quantidade de estrelas, evite viajar no período de lua cheia e dê preferência a viagens na lua nova; nessa fase, a lua ilumina menos o céu e permite que vejamos mais estrelas.