Quando ir ao Porto
Quando o assunto é clima, não há nenhuma época do ano considerada ruim para ir ao Porto ou a qualquer outra cidade de Portugal. O país tem uma das médias de temperatura mais quentes do continente e, mesmo no inverno, a sensação térmica é muito mais amena do que em outros destinos europeus.
Localizada a mais de 300 quilômetros ao norte de Lisboa, é de se esperar que os termômetros registrem temperaturas mais baixas do que a capital portuguesa. No verão, as máximas ficam próximas aos 25ºC. Já no inverno, as mínimas podem chegar perto dos 5ºC. Confira a seguir mais detalhes sobre cada época do ano.
Melhor época para viajar para o Porto, Portugal
Para quem quer garantir dias de sol e aproveitar o auge do verão, os meses de julho e agosto são ideais para viajar para o Porto. O único porém é que, na alta temporada, os preços costumam estar mais elevados do que em outros períodos — reservar a hospedagem com antecedência, portanto, é mais do que aconselhável.
Já se a ideia for combinar o bom clima com preços mais acessíveis, além de desfrutar de uma cidade mais tranquila em termos de movimentação, a dica é viajar ao Porto de maio até a metade de junho ou entre a segunda quinzena de setembro e o fim de outubro.
Verão no Porto
De junho a setembro, as temperaturas sobem em Portugal. No Porto, as máximas costumam ficar próximas aos 25ºC, não sendo raros dias em que os termômetros atingem os 30ºC. É alta temporada em toda a Europa e as chances de chuva são bem remotas. As ruas estão cheias de turistas, os portuenses aproveitam os dias fora de casa, e a cidade fica repleta de atividades culturais e festivais de música. Em junho, são celebrados os Santos Populares em Portugal. No Porto, os festejos se concentram principalmente entre os dias 23 e 24.
Quem estiver a fim de incluir uns dias de praia na programação tem Matosinhos como uma opção bem próxima, distante cerca de 30 minutos do centro do Porto. Para amantes do vinho e entusiastas pela sua produção, vale a pena aproveitar a estação e esticar a viagem até o Vale do Douro para acompanhar a vindima, época da colheita da uva, quando as vinícolas estão a todo vapor.
Outono no Porto
As temperaturas vão aos poucos baixando, o cheiro de castanhas assadas toma conta das ruas e as árvores ganham novos tons, entre o vermelho e o dourado. Chegou o outono no Porto, período em que as máximas ficam próximas aos 23ºC e as mínimas podem cair até os 8ºC.
Em 11 de novembro, é celebrado São Martinho e as praças da cidade ficam cheias: é o chamado magusto, celebração cheia de música, feiras, vinho quente e castanhas. Vale lembrar que, a partir de outubro, as chuvas podem ser mais frequentes, principalmente em novembro e dezembro.
Porto no Inverno
No inverno, as máximas não passam dos 13ºC e as mínimas chegam a 5ºC. Nessa estação, as ruas do Porto ganham um charme especial, principalmente perto do Natal, quando a cidade fica decorada, com feiras e muitas luzes. Essa é também a época mais chuvosa no norte de Portugal. Mas nada que um pouco de sorte, uma capa de chuva, refeições mais quentes e pausas mais frequentes para doces e cafés não resolvam. Vale lembrar também que, após o Natal, as lojas costumam fazer promoções. Boa hora para ir às compras!
Porto na Primavera
A primavera é uma das melhores épocas para visitar o Porto. É quando as temperaturas estão amenas e as atrações ainda não tão cheias de visitantes. Conforme o verão se aproxima, as máximas sobem, chegando perto dos 20ºC, enquanto as mínimas ficam na casa dos 10ºC. Boa época para aproveitar os jardins da cidade, os fins de tarde à beira do Douro e também os eventos culturais, como o NOS Primavera Sound, importante festival de música que ocorre entre o fim de maio e o início de junho.
O que levar na mala
Roupas leves e sapatos apropriados são altamente indicados para aqueles que vão conhecer o Porto no verão. Nada como um bom par de tênis para subir e descer as escadarias e ladeiras da cidade com tranquilidade. Ah, e não se esqueça de levar um bom filtro solar, pois o sol nessa época não costuma dar muita trégua!
Se a sua estadia for durante o outono ou o inverno, no entanto, a dica é se precaver levando na mala roupas e sapatos para suportar as baixas temperaturas, além de capa ou guarda-chuva.
Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos!
Fazer um seguro viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.