Perder-se pelas ruas do Alfama, bairro tradicional com ladeiras íngremes, ao som de um belo fado, subir até o Miradouro da Senhora do Monte e lá do alto apreciar uma vista de tirar o fôlego, caminhar sem pressa pela orla do Tejo, deliciar-se com uma bela posta de bacalhau e uma taça de vinho em algum bom restaurante e depois adoçar o paladar com o famoso pastel de Belém…

Sim, nós poderíamos ficar aqui horas a fio apenas descrevendo as maravilhas de Lisboa, a capital portuguesa que recebe uma quantidade enorme de visitantes todos os anos e, muitas vezes, é vista erroneamente como uma mera porta de entrada na Europa.

Esse pensamento logo é substituído por uma sensação de encantamento assim que o visitante se depara com um destino turístico que exala história por todos os cantos - várias conexões com a nossa história, obviamente - e que também oferece infinitas possibilidades, um turismo bem estruturado e capaz de agradar pessoas dos oito aos oitenta anos.

Nostalgia

Lisboa é uma grande e antiga capital - um pouco judiada pela última crise econômica -, mas que ainda conserva um certo ar interiorano e de muita nostalgia. Calçamento de paralalepípedos antiquíssimos e bem conservados, padarias de esquina que exalam um aroma de pão fresquinho, ruas e comércio movimentados e muita gente boa se comunicando no "bom e velho" português, algo que facilita ainda mais a estadia de nós, brasileiros, na cidade.

E assim como na maioria dos países da Europa, a moeda local é o Euro, porém a diferença é que o turismo em Lisboa - e no restante do país - é bem mais em conta se comparado a outras capitais europeias.

Prova disso é que com 10 ou 15 euros, por exemplo, é possível fazer uma bela refeição em algum restaurante ou tasca da cidade, o que seria impossível em destinos como Paris e Londres. Além do mais, as entradas nas principais atrações e o transporte público também não são dos mais caros do continente.

Apresentamos, a seguir, uma seleção do que há de melhor na capital portuguesa. Pontos turísticos imperdíveis, restaurantes, passeios e uma série de dicas importantes para quem está planejando uma viagem para este grande destino turístico. 

Vamos nessa?