Melhores Destinos
Lisboa
Bruna Scirea Jornalista sempre pronta para descobrir novos cantos do Brasil e do mundo, conhecer gentes, culturas, histórias, e provar todas as comidas - e vinhos - possíveis.

O que fazer em Lisboa

Lisboa é uma das cidades que mais encanta os brasileiros que visitam a Europa. E não é difícil entender o porquê: na capital portuguesa, as atrações misturam história com paisagens incríveis, as ruas são coloridas e cheias de vida, os miradouros oferecem descanso com vistas de tirar o fôlego, o transporte público funciona com qualidade e conecta os principais pontos turísticos, sem falar dos deliciosos pratos à base de frutos do mar, queijos, embutidos e os famosos vinhos portugueses. Lisboa tem a cara daquelas férias bem curtidas — com direito a um pulinho na região serrana para ver castelos e palácios e outro no litoral para aproveitar a vida à beira-mar. Quer melhor?

Em uma única visita, é sempre difícil conhecer tudo o que uma cidade tem a oferecer. Mas com conhecimento das atrações oferecidas e planejamento, é possível montar um roteiro que contemple os locais que mais despertam o seu interesse. Com três dias em Lisboa, já dá para ter uma ideia da cidade e visitar alguns de seus pontos mais importantes, mas nós sugerimos uma estadia de pelo menos quatro dias, suficiente para conhecer as principais regiões da capital portuguesa. Com mais tempo, dá ainda para fazer bate-voltas para destinos turísticos não tão distantes, como Cascais e Cabo da Roca, Sintra, Óbidos, Fátima, Évora, entre outros. Veja aqui passeios próximos a Lisboa.

O que fazer em LisboaFim de tarde no Rio Tejo

Escolher um bom hotel com antecedência

Lisboa é uma das cidades europeias mais procuradas por turistas. Sendo assim, apesar de a cidade contar com um bom número de hospedagens, é mais do que recomendável se antecipar na reserva do seu hotel em Lisboa! Essa é a dica para conseguir uma acomodação com boa localização e a preços mais justos. Leia nosso post completo sobre onde ficar em Lisboa e confira na tabela abaixo alguns dos hotéis em Lisboa mais reservados pelos leitores do Melhores Destinos.

HOTEL NOTA LINK
Lisboa Carmo Hotel 9.0 Ver preços
Vincci Liberdade 8.9 Ver preços
Browns Central Hotel 8.9 Ver preços
Exe Saldanha 8.8 Ver preços
My Story Hotel Tejo 8.8 Ver preços
Lux Lisboa Park 8.8 Ver preços
Hotel Gat Rossio 8.5 Ver preços
EXE Liberdade 8.5 Ver preços
Hotel Mundial 8.5 Ver preços
easyHotel Lisbon 8.3 Ver preços

Visitar os principais pontos turísticos

Um roteiro pelas principais atrações de Lisboa deve incluir o Castelo de São Jorge, Praça do Comércio, Praça do Rossio, Praça da Figueira, Rua Augusta e o Elevador de Santa Justa, que ficam na Alfama, Baixa e Bairro Alto, três bairros muito próximos, entre os quais os deslocamentos podem ser feitos a pé. Dos pontos turísticos clássicos, ainda fazem parte a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos e o Padrão dos Descobrimentos — todos em Belém, região a cerca de 20 minutos do centro lisboeta, também famosa pelos deliciosos pastéis.

O que fazer em LisboaTorre de Belém

Conhecer a história de Lisboa e seus museus

Para saber mais da história e compreender os efeitos do terremoto de 1755 em Lisboa, vale uma visita ao Lisboa Story Centre e ao Museu Arqueológico do Carmo, que funciona dentro das ruínas do antigo Convento do Carmo, cujo interior foi destruído com os tremores. O Museu Nacional do Azulejo e o Museu do Fado falam sobre o desenvolvimento de Lisboa e Portugal por meio da arte. Para exposições mais contemporâneas, visite o MAAT e a Fundação Calouste Gulbenkian.

O que fazer em LisboaMuseu Arqueológico do Carmo

Descobrir a Lisboa moderna

A Lisboa mais moderna fica na região conhecida como Parque das Nações, à beira do Tejo, a poucas estações de metrô do aeroporto. Por lá, está o visitadíssimo Oceanário, além de atrações interessantes como o Pavilhão do Conhecimento, o Teleférico e o Shopping Vasco da Gama. Confira nosso post sobre as atrações de cada bairro de Lisboa.

O que fazer em LisboaOceanário de Lisboa

Saborear a culinária portuguesa

Prepare-se para comer muito bem, sobretudo nas chamadas tascas (pequenos restaurantes que servem comidas típicas), além das marisqueiras, especializadas em frutos do mar. São várias as opções espalhadas pelos bairros centrais como Alfama, Baixa, Chiado, Bairro Alto, Mouraria e Cais do Sodré. Nesta última região, próximo ao Tejo, também está o Mercado da Ribeira (Time Out Market), uma enorme praça de alimentação com várias opções para refeições, petiscos e até mesmo um brinde com vinhos ou cervejas do país. Por lá, há estandes de estrelados chefs portugueses com preços acessíveis. Já no Mercado da Baixa, na Praça da Figueira, prove queijos, embutidos e outras delícias portuguesas diretamente do produtor. Leia mais sobre onde comer em Lisboa.

O que fazer em LisboaPastéis de Belém

Visitar o maior número de mirantes

Para o fim do dia, não há programação melhor do que curtir a luz de Lisboa ao pôr do sol. Aproveite os vários mirantes que a cidade oferece, como o do Castelo de São Jorge, Portas do Sol, Miradouro de Santa Luzia, Miradouro da Graça, Miradouro de Nossa Senhora do Monte, Miradouro de São Pedro de Alcântara e o Miradouro de Santa Catarina. Ou vá para as margens do Tejo, na região entre a Praça do Comércio e o Mercado da Ribeira, onde está o agradável Quiosque Ribeira das Naus.

o que fazer em lisboaMirante Portas do Sol

Curtir uma noite de Fado

E quando o sol se vai, ganham vez os bares e restaurantes localizados nos terraços de Lisboa, além das movimentadas ruas do Bairro Alto, Príncipe Real e as proximidades da Rua Rosa, no Cais do Sodré. Para uma experiência autenticamente lisboeta, assista a uma noite de fado na Alfama ou no Bairro Alto (a Tasca do Chico é uma ótima pedida), onde turistas e locais dividem o espaço e a boemia. Peça uma imperial e aproveite.

O que fazer em LisboaTasca do Chico

Veja abaixo os principais pontos de interesse da cidade, com informações detalhadas sobre horários e ingressos, além das nossas dicas. Planeje sua viagem, aproveite Lisboa ao máximo, mas já vá sabendo de uma coisa: independentemente de quantos dias ficar, você certamente irá querer voltar!