Fernando de Noronha

Quando ir a Fernando de Noronha

Fernando de Noronha é um lugar tão incrível que, independentemente da época escolhida, será uma viagem prazerosa. No entanto, o tempo e as condições do mar variam ao longo do ano. Escolher uma época para viajar é também escolher que Noronha você encontrará.

Os nativos dizem que Noronha tem duas estações: uma seca (de agosto a fevereiro) e uma chuvosa (de março a julho). Mas estar na época de chuvas não significa que vai chover todos os dias - são chuvas esporádicas e mesmo nesse período você desfruta de bons dias de sol. É bom recordar, apenas, que as chuvas fazem as ruas de terra ficarem cheias de lama e esse é um fato bastante desagradável para quem precisa caminhar pela ilha. 

Para quem gosta de surfar, os meses de dezembro a março são bons, mas janeiro e fevereiro são os melhores, com ondas tão boas que fazem a ilha ser conhecida como o Havaí brasileiro. O responsável pelo sucesso entre os surfistas é o swell, um vento que provoca ondas enormes. Já para quem é do time do mergulho ou prefere um mar tranquilo, o ideal é viajar em setembro e outubro, quando o mar está calmo e a visibilidade chega a 50 metros. 

A temperatura média em Noronha é de 28°C, e ao longo do ano ela se mantém estável. O mar, além de limpo, está sempre na casa dos 24°C. Noronha é quente o ano todo, por isso leve muitas roupas frescas, mas vale também o reforço de ter um agasalho para se proteger do vento. 

Os meses escolhidos para sua viagem significam também encontrar hospedagens e serviços mais baratos ou caros. Nos períodos de férias, como final de dezembro, janeiro, fevereiro e julho, a ilha fica mais cheia. Entre abril, maio e junho as chances de encontrar bons preços nas pousadas é maior. 

Como as variantes são muitas, analise que tipo de situação você prefere encontrar para escolher a data de sua viagem. Lembre que, independentemente da data, Noronha é sempre quente e bela, além de um verdadeiro encanto para os olhos. 

Confira abaixo um gráfico do clima em Fernando de Noronha mês a mês. Informações retiradas do site Weather and Climate

Average min and max temperatures in Fernando de Noronha, Brazil Average precipitation (rain/snow) in Fernando de Noronha, Brazil

Tudo que você precisa saber sobre Fernando de Noronha!

Esse texto sobre Quando ir a Fernando de Noronha faz parte do guia de Fernando de Noronha no Melhores Destinos

Comentários para Quando ir a Fernando de Noronha

  • Cimg0405 FRANCISCO ÉTUS há quase 7 anos

    Eu quero conhecer noronha até o meio de 2013, ou até antes...........

  • Missing Mayara há quase 7 anos

    Opa! Fernando de Noronha já se tornou um possível destinos p/ minhas férias 10/2013.

  • Missing Camila Kinoshita há mais de 6 anos

    Vá de agosto a novembro para ter uma melhor visibilidade no mergulho, evitar a lama e os pernilongos (nunca vi tanto pernilongo na minha vida quanto em Noronha!).

  • Missing maria do carmo reis há mais de 6 anos

    Acabei de chegar de Noronha onde havia estado há aproximadamente 20 anos atrás.
    Minha lembrança era de lindas praias com um enormes areiões e um mar calmo, de piscinas de água límpida entre rochas ou de ondas espumantes e suaves.Qual não foi a minha surpresa ao me deparar com praias, na maioria, quase sem areia e coalhadas de pedras de todos os tamanhos até a beira-mar e, adicionalmente, com um mar nada calmo. Foi aí que os ilhéus(como os "nativos" da ilha se identificam) me explicaram que nesta época do ano o mar ainda está trazendo de volta a areia que retirou e que só daqui a um mes e tanto as praias voltarão a ser enormes areiões. Me contaram que isso é um processo cíclico: metade do ano o mar tira a areia das praias chegando a deixá-las completamente nuas, só com pedras e que na outra metade ele traz de volta a areia, cobrindo inteiramente as pedras com mais de 3 metros de altura de areia. Portanto, avalie esse aspecto se o seu negócio é também poder curtir ondas de altura suficiente apenas para pular e um espação de areia para fazer caminhadas e tomar sol

  • Missing Luciana há 5 anos

    Alguém sabe informar quando é essa época de areia baixa / areia alta? Obg

  • Farolitapuan Sabrina Tomaz há 5 anos

    Luciana, creio que esteja falando da mare baixa e alta. Então, para isso você pode estar olhando a previsão pela tábua. Basta colocar no site de buscas, maré baixa e alta de Fernando de Noronha que logo eles te mostraram como ela vai estar. Por exemplo, hoje que é dia 14/10, ela se encontra da seguinte maneira:
    Baixa 0.29 m 02:51
    Nascente 4:50
    Alta 1.39 m 09:07
    Baixa 0.44 m 15:16
    Poente
    set 1
    Alta 1.32 m 21:25

  • 9hgqr Fabiane Vilar há mais de 4 anos

    Durante a regata REFENO a ilha fica mais cara?

    A regata atrapalha a prática de mergulho ou snorkeling?

    Obrigada

  • Missing Paula Roberta Oliveira há mais de 3 anos

    Estive em Noronha no mês de novembro de 2016, o clima estava ótimo, deu pra mergulhar e vê muitos peixes e estava muito calor. Indico que se faça o passeio de barco e o ilha tour é o suficiente para conhecer toda a beleza da ilha. Alugue o colete, a máscara e o pé de pato na praça, pois fica, mais barato. Fiquei hospedada na casa de Nô, pousada familiar com quartos bem limpinhos, ar condicionador, frigobar, bem localizado, simpatia e atendimento nota 1000, pois fica na Vila Dos Remédios, bem pertinho da praia do cachorro, meio e conceição. As outras praias só pelo ilha tour mesmo, até porque tem que pagar na praça para tirar o cartão para entrar. Pra mim foi o melhor custo beneficio, já estou voltando agora em setembro, pois o mar fica bem flat e quero fazer o passeio de barco para mergulhar.

  • Missing Naiana há mais de 2 anos

    entre os meses de abril e maio ainda é possível desfrutar das praias ou já são meses de chuva?

  • Missing Paula Roberta Oliveira há mais de 2 anos

    Boa dia Naiana, pelas informações dos próprios moradores dá ilha nesses meses o mar fica muito agitado impossibilitando o mergulho. São meses de ondas altas na ilha. Quanto ao calor sempre tem sol, mas a viabilidade para se ver as belezas dos peixes é ruim demais. Pelas orientações eles me disseram que o melhor dá ilha está entre os meses de setembro a outubro. Espero ter ajudado.

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.