Fernando de Noronha
Bruna Scirea Jornalista sempre pronta para descobrir novos cantos do Brasil e do mundo, conhecer gentes, culturas, histórias, e provar todas as comidas - e vinhos - possíveis.

Quando ir a Fernando de Noronha

Fernando de Noronha é um lugar tão incrível que, independentemente da época escolhida, será uma viagem prazerosa. No entanto, o tempo e as condições do mar variam ao longo do ano. Escolher uma época para viajar é também escolher que Noronha você encontrará!

Melhor época para viajar para Fernando de Noronha

Veja os pontes fortes de cada época do ano:

  • Época de chuvas: de março a julho
  • Época de seca: de agosto a fevereiro
  • Para mergulhar/snorkeling: de setembro a outubro
  • Para aproveitar a praia: de setembro a outubro, quando o mar vira uma piscininha
  • Para surfar: de dezembro a março, principalmente janeiro e fevereiro
  • Para curtir a noite: Réveillon e janeiro
  • Para economizar: março a junho

Os moradores dizem que Noronha tem duas estações: uma seca (de agosto a fevereiro) e uma chuvosa (de março a julho). Mas estar na época de chuvas não significa que vai chover todos os dias. As precipitações costumam ser esporádicas e, mesmo nesse período, você pode desfrutar de bons dias de sol.

O ideal nessa época é programar uma estadia mais longa, assim são maiores as chances de pegar dias de tempo aberto. Vale ainda recordar que as chuvas fazem as ruas de terra ficarem cheias de lama e esse é um fato bastante desagradável para quem precisa caminhar pela ilha. 

Quando ir a Fernando de Noronha

Para quem gosta de surfar, os meses de dezembro a março são bons, sendo janeiro e fevereiro os melhores — com ondas tão boas que fazem a ilha ser conhecida como o Havaí brasileiro. O responsável pelo sucesso entre os surfistas é o swell, um vento que provoca ondas enormes. Nessa época do ano, o "pico" é a Praia da Cacimba do Padre, onde acontece até campeonato mundial do parque, geralmente em fevereiro.

Já para quem é do time do mergulho ou prefere um mar tranquilo, o ideal é viajar em setembro e outubro, quando o mar está calmo, as chuvas já são mais raras e a visibilidade da água chega a 50 metros. Esse é o período do ano que você encontrará Noronha como costuma ver em fotos: as águas calminhas azul-esverdeadas e límpidas e o sol radiante. Cenário perfeito para dias de praia, trilhas e belas vistas a partir dos mirantes das ilhas.

Quando ir a Fernando de NoronhaVista do Forte Nossa Senhora dos Remédios

Clima em Fernando de Noronha

A temperatura média em Noronha é de 28°C, mantendo-se estável ao longo do ano. O mar, além de limpo, está sempre na casa dos 24°C. Noronha é quente o ano todo, por isso leve roupas frescas, mas vale também o reforço de ter um agasalho para se proteger do vento. 

Confira abaixo um gráfico do clima em Fernando de Noronha mês a mês. Informações retiradas do site Weather and Climate.

Temperatura em Noronha ao longo do ano:

Quando ir a Fernando de Noronha

Volume de chuva em Noronha ao longo do ano:

Quando ir a Fernando de Noronha

Para gastar menos em Noronha

Os meses escolhidos para sua viagem significam também maiores ou menores chances de encontrar hospedagens e serviços mais baratos ou caros. Nos períodos de férias, como final de dezembro, janeiro, fevereiro e julho, a ilha fica mais cheia — é quando os preços também sobem. Entre abril, maio e junho as chances de encontrar bons valores nas pousadas e em serviços é maior.

Quando ir a Fernando de NoronhaPraia da Conceição

O Revéillon em Noronha é muito famoso — e um dos mais caros do Brasil. Os dias que encerram o ano e iniciam o seguinte costumam ser de lotação máxima na ilha, com pousadas com passagens e acomodações com preços mais elevados.

Como as variantes são muitas, analise que tipo de situação você prefere encontrar para escolher quando visitar o arquipélago. Lembre-se que, independentemente da data, Noronha é sempre quente e bela. Aliás, podemos tranquilamente dizer que a ilha é daqueles destinos para se visitar mais de uma vez na vida, de preferência em épocas do ano distintas, para assim poder admirar os mesmos belos cenários em condições diferentes — e igualmente espetaculares.

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos

Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Fernando de Noronha