O que fazer em Fernando de Noronha
Todas as maravilhas que você já ouviu falar sobre Fernando de Noronha são verdade. O arquipélago é um paraíso brasileiro, com praias para todos os gostos, todas elas de águas cristalinas, em tons azul-esverdeados. As incríveis paisagens, com mirantes naturais e formações rochosas, são sim de tirar o fôlego. Mas tem ainda o fundo mar — um lugar que beira o mágico, onde facilmente você encontrará tartarugas, peixes coloridos, arraias e outros animais marinhos. Basta um mergulho para entender, e se emocionar, com a riqueza subaquática de Noronha.
Nossa primeira dica é: fique pelo menos quatro dias no arquipélago. Preferencialmente, uma semana. Você não vai se arrepender. Todas as demais informações sobre o que fazer em Fernando de Noronha, sugestões de pousadas, onde comer, passeios e praias, você confere a seguir. Leia atentamente e planeje as suas inesquecíveis férias!
O que fazer em Noronha – planejamento de viagem
Fernando de Noronha é um destino que exige planejamento prévio, já que os valores das pousadas não são necessariamente baratos, é preciso pagar taxa ambiental e comprar ingresso para acessar o Parque Nacional Marinho, além de agendar algumas trilhas, caso o viajante tenha interesse em percorrer parte do arquipélago a pé.
Escolher a melhor época para ir
Antes de comprar as passagens aéreas para Fernando de Noronha ou enquanto estiver organizando a viagem, é bom saber que clima e características do mar você vai encontrar quando chegar ao arquipélago. Isso porque há períodos em que é maior a chance de chuva; em outros, as águas tranquilas formam verdadeiras piscinas; e tem ainda a época do swell, quando entram grandes ondas, um convite aos surfistas.
Não deixe de ler todos os detalhes no nosso post sobre quando ir a Fernando de Noronha. Assim você poderá planejar que passeios e atividades vão entrar no seu roteiro e também ter uma melhor ideia do que não pode faltar na mala.
Reservar a pousada com antecedência
As pousadas em Fernando de Noronha abocanham uma boa parte do orçamento dos viajantes. A hospedagem na ilha tem valores bem superiores aos praticados no continente, mesmo nas acomodações mais simples. Pesquisando com antecedência, no entanto, é possível encontrar boas oportunidades — ou até mesmo quartos em pousadas mais concorridas, de frente para o mar, com piscina ao ar livre e atendimento mais exclusivo.
Seja qual for o seu perfil de viajante na hora de escolher um quarto, confira as nossas sugestões de onde ficar em Fernando de Noronha. Além de descrevermos os bairros da ilha, também indicamos pousadas baratas, com ótimo custo-benefício e também para quem quer luxo.
Fernando de Noronha – as melhores opções de hospedagem!
Pagar taxa e ingresso antecipadamente
Não chegue em Fernando de Noronha sem saber que é preciso pagar uma taxa ambiental para se hospedar no arquipélago, nem que deverá comprar ingresso para acessar o Parque Nacional Marinho, onde estão atrações imperdíveis, como a Praia do Sancho e a Baía dos Porcos. Temos um post só com dicas de Noronha, com tudo o que você precisa saber antes de chegar ao paraíso!
Agendar trilhas
A maior parte das trilhas de Fernando de Noronha estão dentro do Parque Nacional Marinho e, por isso, dependem de ingresso e agendamento prévio. Em alguns casos, é preciso também contratar guias credenciados para fazer as caminhadas.
As trilhas são bastante concorridas e você deve garantir a sua vaga com antecedência, já que há limite de visitantes e também períodos de visitação. Se está nos seus planos percorrer parte da ilha principal a pé, não deixe de ler todos os detalhes no nosso post sobre as trilhas de Fernando de Noronha.
O que fazer em Noronha – praias e passeios
Detalhes mais burocráticos da viagem organizados? Agora é hora de planejar a parte boa: tudo o que você irá fazer durante a sua estadia no paraíso! E é claro que a gente te ajuda: trouxemos abaixo os programas que mais amamos em nossa viagem a Fernando de Noronha.
Curtir o maior número de praias possível
Os dias em Noronha giram em torno do mar. E seria um desperdício se não fosse assim. As águas são quentinhas, cristalinas e, em um período do ano, formam piscinas cheias de peixinhos, perfeitas para ter contato mais próximo com a vida marinha.
Tem praias mais selvagens, com relevo rochoso, como a Praia do Leão e a Praia da Atalaia. Tem aquelas animadas, cheias de gente, boas para ver e ser visto, como a Praia do Cachorro, Praia da Conceição e Praia da Cacimba do Padre. Se você é do time do sossego, mantenha a calma: a tranquilidade impera nas areias e águas da Praia do Bode e Praia do Boldró.
Seja qual for o seu perfil, não deixe, por nada, de conhecer a estonteante Praia do Sancho e sua vizinha, a Baía dos Porcos. Leia tudo o que você precisa saber sobre as praias de Noronha neste post.
Contemplar Noronha a partir de seus mirantes
Fernando de Noronha é maravilhosa de qualquer ângulo, mas é sobretudo dos mirantes que se tem as imagens mais clássicas do arquipélago, aquelas em que as fotos têm cartões-postais ao fundo. Entre os mais famosos estão o Mirante Dois Irmãos, da Baía dos Porcos e do Sancho, que revelam um mar com tonalidades de verde e azul ainda mais inacreditáveis.
O Mirante dos Golfinhos é para acompanhar a movimentação dos cetáceos e conversar com biólogos que fazem parte do Projeto Golfinho-Rotador. O Fortinho do Boldró e o Forte Nossa Senhora dos Remédios rendem um pôr do sol espetacular. E para ver a ilha principal de Noronha em toda a sua extensão, suba até o mirante natural do Piquinho.
Observar o colorido e maravilhoso fundo do mar
Pare tudo e preste muita atenção aqui: por nadinha nesse mundo deixe de conhecer o fundo do mar de Noronha. Em época de alta visibilidade é possível enxergar longe e avistar tartarugas, peixes coloridos, arraias e diversas outras espécies marinhas.
É claro que você pode aproveitar que está no paraíso para fazer o batismo do mergulho com cilindro, mas o bom e velho snorkeling não fica para trás: leve ou alugue um snorkel e aproveite para explorar as paisagens subaquáticas de Fernando de Noronha. Bons pontos para snorkeling são a Praia do Porto, a Praia da Atalaia, a Baía dos Porcos e a Praia do Sancho.
Nós fizemos o mergulho com cilindro em Fernando de Noronha e também vimos animais incríveis fazendo snorkeling em Noronha. Recomendamos muito!
Passear de barco e canoa havaiana
Um dos passeios com maior probabilidade de ver golfinhos de perto é o passeio de barco em Fernando de Noronha. Se você não tiver muito azar, os animais vão chegar pertinho da embarcação, prepare a câmera!
A navegação começa na Praia do Porto e vai até o outro extremo do Mar de Dentro, onde está a ponta da Sapata. No meio do caminho, tem uma parada para banho nas águas da Praia do Sancho.
Para se aproximar ainda mais dos golfinhos, passeie de canoa havaiana em Noronha — além de se divertir com a atividade coletiva, você também pode ver o amanhecer do dia no meio da mar!
Percorrer as trilhas
Aos que não perdem a oportunidade de bater perna por lugares incríveis, uma boa notícia: há muitas trilhas em Fernando de Noronha, de todos os graus de dificuldade e com paisagens distintas. A maior parte delas fica dentro do Parque Nacional Marinho, no Mar de Fora. Essas precisam de agendamento e, em alguns casos, devem ser feitas na companhia de um guia contratado.
Quem não é assim tão fã das caminhadas pode fazer percursos menores, entre praias incríveis, como é o caso das trilhas da Costa Esmeralda e da Costa Azul. Elas ficam no Mar de Dentro, são grátis e podem ser feitas no seu tempo!
Assistir ao espetáculo do pôr do sol
É provável que o dia à beira-mar esteja tão delicioso que você até perca o horário de fazer um programa específico para o fim de tarde. O lado bom de Noronha é que o pôr do sol é lindo de qualquer lugar. Mas é claro que há cenários que tornam o espetáculo ainda mais incrível.
Alguns pontos perfeitos para admirar o sol se pôr são as praias da Cacimba do Padre, Bode e Conceição. Se preferir pontos mais altos e também animados, as boas pedidas são o Fortinho do Boldró e o Forte Nossa Senhora dos Remédios.
Conhecer a história do arquipélago
Em um dia mais nublado (espero que ele não apareça), um bom programa é conhecer a história de Fernando de Noronha no passeio guiado do Forte Nossa Senhora dos Remédios. Lá você conhecerá a cronologia do arquipélago que já serviu de presídio.
O ingresso para entrar no forte custa R$ 50 e com ele você pode voltar à atração por até sete dias consecutivos. E tem muito o que fazer lá: assistir ao pôr do sol, tomar um drink no fim de tarde e também curtir as noites de samba no terraço com vista para o Morro do Pico.
Na Vila dos Remédios, também estão algumas construções históricas, como a Igreja Nossa Senhora dos Remédios, o Palácio São Miguel e o Memorial Noronhense.
Assistir ao surfe (ou surfar) na Cacimba do Padre
Entre os meses de novembro e março é época de swell, quando se formam as grandes ondas, um paraíso para os surfistas. No início do ano, inclusive, ocorre na Praia da Cacimba do Padre uma etapa do campeonato mundial de surfe. Pegue a sua prancha, se você for dessa turma! Ou então assista da areia os surfistas rasgando as ondas cristalinas de Noronha.
Curtir a vida noturna em Noronha
Seja passeando pela Vila dos Remédios, jantando em um restaurante legal, curtindo um bar ou estendendo madruga adentro, há vários motivos para curtir a noite em Fernando de Noronha. Alguns bares (inclusive os com mirantes perfeitos para curtir o pôr do sol) costumam ter programação variada ao longo da semana, com noites de samba, forró, maracatu, reggae, rock e outros estilos musicais.
Confira o nosso post sobre a vida noturna em Noronha.
Almoçar com vista para o Mar de Fora
Para fazer uma refeição especial e sem pressa, curtindo um belo visual, recomendamos o restaurante do NANNAI Solar dos Ventos, o TiaTê, e também o da pousada vizinha, a Maravilha. Os dois oferecem uma linda paisagem para a Praia do Sueste, com espaço para almoçar ao ar livre (e também protegido do sol).
O TiaTê e o Restaurante Maravilha são considerados dois dos melhores lugares onde comer em Fernando de Noronha — e os preços não fogem dos praticados em restaurantes mais simples da Vila dos Remédios e redondezas.
Respirar fundo e aproveitar cada minutinho em Noronha
Há muito o que fazer em Fernando de Noronha. E, sabendo que o arquipélago é um verdadeiro paraíso, a vontade é de fazer todos os passeios, caminhar por toda a ilha, visitar todas as praias e mergulhar para observar o maior número de animais marinhos.
E está tudo bem! Só não deixe de aproveitar Noronha com a leveza que o destino merece. Descanse ao sol, passe um dia inteiro na praia, converse com moradores da ilha e curta cada minutinho dos seus dias de férias. Temos certeza: será inesquecível!