Praia do Sancho
A Praia do Sancho, em Fernando de Noronha, é considerada a mais bonita do Brasil — para alguns, inclusive, não há beleza comparável no mundo inteiro. A cor da água vai dos tons azulados aos esverdeados e, emoldurando a faixa de areia, está uma falésia, com muita vegetação ao redor. Sem falar na piscina natural que se forma na maré baixa, tornando visíveis muitos peixinhos e outras espécies marinhas.
Trata-se de um verdadeiro paraíso para admirar, mergulhar em águas quentinhas, caminhar de uma ponta à outra pela faixa de areia e também praticar snorkeling, contemplando também toda a beleza que se esconde no fundo do mar.
A Praia do Sancho está dentro do Parque Nacional Marinho e, por isso, é necessário o ingresso para aproveitá-la. A entrada para esse que é um dos mais famosos trechos da costa de Fernando de Noronha se dá pelo Posto de Controle e Informação (PIC) Golfinho-Sancho, a poucos mais de quatro quilômetros da Vila dos Remédios.
Ao passar pelo centro de visitantes, é preciso seguir por uma passarela (muito bem estruturada, acessível também a cadeirantes) que leva até mirantes com vistas arrebatadoras e também ao conjunto de escadas por onde se desce para a Praia do Sancho. São, portanto, três pontos turísticos incríveis que podem ser visitados no mesmo local: Mirante Dois Irmãos, Mirante dos Golfinhos e a Praia do Sancho.
Praia do Sancho
O acesso para a Praia do Sancho se dá por duas escadas de metal instalada em fendas da rocha, mais uma centena de degraus escavados na falésia. Parece assustador e até claustrofóbico, mas para quem não tem problemas de locomoção ou não está com crianças pequenas é um percurso feito rapidamente, sem maiores perrengues.
Digamos que o problema maior na chegada à Praia do Sancho é a fila que pode se formar junto às escadas nos horários de descida. Ah, sim, importante falar: há turnos para subir e descer. É bom estar de olho nos horários para ter pleno controle do tempo que você pretende ficar nesse canto de Noronha.
Este é o cronograma divulgado no site do ICMBio (novembro de 2023):
- 8h às 8h50 - Livre para a descida e subida;
- 9h às 10h20 - Descida
- 10h30 às 11h20 - Subida
- 11h30 às 12h20 - Descida
- 12h30 às 13h20 - Subida
- 13h30 às 14h20 - Descida
- 14h30 às 15h20 - Subida
- 15h30 às 16h20 - Descida
- 16h30 às 17h20 - Livre para a descida e a subida
- 17h30 às 18h - Subida
Na subida ou na descida, reserve um tempinho para admirar a paisagem e fazer fotos no mirante próximo às escadas.
Na faixa de areia não há qualquer estrutura — afinal, essa é uma área se proteção ambiental. Então é bom levar água e um lanchinho, sobretudo se você pretende curtir algumas horinhas na praia. Leve snorkel para mergulhar e observar a vida marinha e, se precisar, proteja-se do sol na sombra das árvores.
Durante a época de chuvas, uma cachoeira também se forma na Praia do Sancho, jorrando água falésia abaixo. O acesso se dá por um pequeno riacho e segue por um caminho de pedras. O banho é delicioso e revigorante — uma boa pedida depois de um mergulho no mar.
Além do acesso pela escadaria, também é possível aproximar-se da Praia do Sancho em passeios de barco. No entanto, as embarcações não costumam permitir que os passageiros cheguem até a orla. O banho de mar e snorkeling somente é permitido no entorno do barco. Então pode ser uma alternativa para quem alguma dificuldade de locomoção ou não quer enfrentar as escadas — no entanto, não é a mesma coisa!
Mirante Dois Irmãos
Seguindo pela passarela que parte do PIC Golfinho-Sancho, chega-se às escadas que dão acesso à Praia do Sancho. A partir deste ponto, basta seguir pela passarela à direita para chegar ao Mirante Dois Irmãos, de onde se fazem as mais clássicas fotos de Fernando de Noronha!
A caminhada é curtinha e, o visual, apenas paradisíaco: a Baía dos Porcos lá embaixo, com suas piscinas naturais e águas de matizes verdes e azuladas. Ao fundo, está o Morro Dois Irmãos, possivelmente o mais famoso cartão-postal do arquipélago.
Mirante dos Golfinhos
Do acesso à Praia do Sancho, mas agora seguindo pela passarela à esquerda, chega-se ao Mirante dos Golfinhos. Por ali, sempre está um biólogo do Projeto Golfinho Rotador fazendo a contagem e acompanhando o hábito dos cetáceos. Apaixonados que são pelo trabalho, não raro compartilham com os visitantes curiosidades sobre os animais — e também esclarecem todos os tipos de dúvidas. No mirante, também estão alguns binóculos, que ajudam a observar os golfinhos mais de perto. É lindo. Sem contar que todo o caminho desde o acesso do Sancho até a vista para a Baía dos Golfinhos é absurdamente maravilhosa!
Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Fernando de Noronha
Praia do Sancho
Mar de DentroFernando de Noronha
53990-000