Fernando de Noronha

Praias de Fernando de Noronha

Quando se pensa em Noronha, o mar é seu maior atrativo. A água nas ilhas do arquipélago é cristalina, feito de um misto de tons esverdeados que, conforme aumentam de profundidade, oscilam entre tons de azul - uma mudança espetacular. 

As águas mantêm uma temperatura agradável durante todo o ano e são ótimas para mergulho, mesmo com snorkel. Ver diferentes cardumes nas praias, tartarugas e, às vezes, pequenos tubarões é o que os turistas mais esperam, e, sem precisar de muita sorte, alcançam. A diversidade da vida marinha em Noronha é surpreendente e é possível observar animais extraordinários no seu habitat natural. 

A ilha está dividida entre Mar de Dentro, a parte voltada para o Brasil, e Mar de Fora, a parte contrária, voltada para a África. No Mar de Dentro fica a Praia do Sancho, a Baía dos Porcos e a Cacimba do Padre. O Mar de Fora tem mais pedras e tem menos praias, entre elas o Sueste, onde se faz um dos melhores mergulhos com snorkeling de Noronha (com sorte você verá tartarugas e tubarões por ali), e a Praia do Leão, onde há a desova das tartarugas. 

Baia-dos-golfinhos

Perto da Vila dos Remédios, o centrinho de Noronha, estão três ótimas praias, que são uma boa ideia para quem quer contar com alguma estrutura enquanto curte o mar. São elas a Praia do Cachorro, que tem um bar, a Praia do Meio e a Praia da Conceição, que algumas vezes têm ondas mais fortes. Entre a Praia do Meio e a Conceição fica o conhecido Bar do Meio, um point do fim de tarde na ilha! 

O Mar de Fora possui muitas praias diferentes, mas se você quer conhecer o melhor de Noronha, ir à Praia do Sancho é primordial. Essa é, simplesmente, a praia mais bonita do Brasil, e seu acesso só pode ser feito pelo mar ou ao descer uma escadaria no meio de uma pedra. Ao chegar e perceber o visual para a praia, você entende o porquê de tanto apreço. Ande pelo paredão rochoso acima da praia, tire muitas fotos, observe o Morro Dois Irmãos e a Baía dos Porcos (outra praia igualmente charmosa). Ao visitar o local você ainda pode ir ao Mirante dos Golfinhos, onde é possível admirar muitos golfinhos, especialmente pela manhã. 

Para quem gosta de surfar, um dos destaques da ilha é a Cacimba do Padre. Já para quem quer fazer snorkeling, além do Sueste, outras boas opções são a Praia do Porto, que tem uma embarcação naufragada que reúne várias espécies marinhas, e Atalaia, que tem uma espécie de piscina natural na maré baixa!

Nade com o snorkel, respire o ar puro do lugar, mergulhe e se encante com uma beleza tão pura que só Noronha é capaz de oferecer.

  • Atalaia

    Praia do Atalaia

    Nota: 5.0 de 10 (1)

    Apesar de ser chamada de praia, a Atalaia é, na verdade, um aquário natural, com água muito cristalina e rasa. Na maré baixa os cristais algais (que são parecidos com corais) formam uma barreira, deixando o lugar propício para moradia de peixes de diversas espécies marinhas. As laterais da piscina são os melhores...

  • Praia-do-cachorro

    Praia do Cachorro

    Nota: 5.0 de 10 (2)

    A Praia do Cachorro é a mais próxima da Vila dos Remédios e acaba sendo um dos pontos que os turistas visitam quando querem um banho de mar pertinho da pousada. A água do mar nessa praia é muito bonita, com tonalidade esverdeada, bem clarinha.

    O acesso é simples, bastando descer uma escada para acessá-la. Na areia,...

  • Praia-do-leao

    Praia do Leão

    Nota: 5.0 de 10 (1)

    A Praia do Leão, embora não tão famosa, em nossa opinião é uma das mais bonitas de Noronha. A visão panorâmica que se tem ao chegar na praia é incrível e vale muito registros fotográficos! Ela é a principal praia de desova de tartarugas da ilha, por isso tome muito cuidado ao pôr os pés...

  • Praia-do-porto

    Praia do Porto

    Nota: 5.0 de 10 (2)

    Muita gente não dá tanta atenção para essa praia por achar seu visual mais comum e, por isso, pensa que ela não tem nada de especial. Ledo engano! Essa é a praia que muitos locais gostam de visitar pela estrutura de barracas de praia, geralmente tem um mar mais tranquilo e principalmente porque seu grande tesouro está...

  • Baia-do-sancho

    Praia do Sancho

    Nota: 5.0 de 10 (3)

    Ela é considerada a praia mais bonita do Brasil, e não é pra menos. Curtindo a visão panorâmica, observando a cor da água e seus arredores, é impossível não ficar extasiado. O acesso é complicado, mas vale cada degrau descido! 

    Toda pessoa que chega a essa praia passa por um centro de visitantes,...

  • Praia-do-sueste

    Praia do Sueste

    Nota: 5.0 de 10 (2)

    Sueste é uma das melhores praias para observar a vida marinha em Fernando de Noronha porque é um local de alimentação de tartarugas e tubarões. A prática de snorkeling na área da praia é maravilhosa porque com um pouco de sorte você poderá admirar corais, peixes de diferentes espécies,...

  • Baia-dos-porcos

    Baía dos Porcos

    Nota: 4.5 de 10 (2)

    Considerada uma das praias mais bonitas do Brasil, a Baía dos Porcos é um pequeno tesouro! Ela é ótima para snokel e você pode, inclusive, observar tartarugas por ali se der um pouquinho de sorte.

    A praia tem uma tonalidade esverdeada maravilhosa, que contrasta com o paredão de pedras ao seu redor - só vendo ao vivo para...

  • Cacimba-do-padre

    Cacimba do Padre

    Nota:  de 10 (0)

    A Cacimba do Padre é uma das melhores praias da América do Sul para surfe. Ela tem uma larga faixa de areia e um mar lindíssimo, mas bem bravo na época das ondas (de dezembro a março). Ali ocorrem campeonatos de surf e é o principal local que os surfistas da ilha vão para pegar algumas ondas. 

    Mesmo que seu objetivo...

  • Praia-da-conceicao

    Praia da Conceição

    Nota:  de 10 (0)

    A Praia da Conceição é um point em Noronha. É uma praia extensa, com areia fina por um longo trecho, e muito fofa quando próximo da água. As pessoas que moram na ilha gostam de ir até a Conceição para jogar bola, observar o pôr do sol num fim de tarde ou simplesmente aproveitar um dia quente junto ao mar.

    ...
  • Praia-do-meio

    Praia do Meio

    Nota:  de 10 (0)

    A Praia do Meio, localizada entre a Praia do Cachorro e Conceição, é uma das praias mais próximas da Vila dos Remédios e por isso uma opção para quem não quer ir distante para dar um mergulho no mar. É em suas proximidades que fica localizado o Bar do Meio, um point muito frequentado durante o fim de...

Tudo que você precisa saber sobre Fernando de Noronha!

Esse texto sobre Praias de Fernando de Noronha faz parte do guia de Fernando de Noronha no Melhores Destinos

Comentários para Praias de Fernando de Noronha

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.