Canoa havaiana
A Canoa Havaiana é um dos passeios mais divertidos para quem deseja ver de pertinho os golfinhos-rotadores em Fernando de Noronha. Os barcos têm capacidade para até seis pessoas, que devem acompanhar o guia remando pertinho da costa em busca de outras perspectivas do belíssimo arquipélago.
Os passeios partem da Praia do Porto e passam por diversos pontos turísticos, como:
- Ponta da Air France: onde o Mar de Dentro encontra o Mar de Fora. No passeio do nascer do sol, é ali que o grande astro é contemplado;
- Caverna do Rugido do Leão: local próximo à Praia do Porto onde a entrada e a saída da água em uma fenda rochosa provocam um ruído parecido com o de um leão;
- Praia do Cachorro, Praia do Meio e Praia da Conceição.
A atividade tem duração de cerca de duas horas e pode ser feita em três diferentes horários: durante o amanhecer, pela manhã e também à tarde. A atividade é recomendada para crianças a partir de 5 anos e exige um certo esforço dos adultos, que devem remar conforme as orientações do instrutor.
Escolhemos fazer o passeio de canoa havaiana em Fernando de Noronha no horário do amanhecer. Por volta das 5h, a empresa Atalaia Noronha (veja aqui) já estava na porta do nosso hotel, já com outros turistas a bordo, para nos levar para a Praia do Porto.
Ainda estava escuro quando chegamos na faixa de areia. Deixamos as bolsas maiores e chinelos na tenda da agência instalada na praia e, por ali mesmo, tivemos uma rápida aulinha sobre a canoa havaiana — onde surgiu, como remar e algumas palavras que servem como comandos. Um exemplo é o "HIP", em alto e bom som, que sinaliza a hora de trocar o lado da remada.
Embarcamos na canoa havaiana, fizemos um pequeno ensaio ainda perto da orla e então seguimos para ver o sol nascer em meio ao mar. Foi uma experiência incrível estar navegando pelas águas ainda escuras, acompanhando todo o degradê das primeiras luzes do dia. O horário do amanhecer é também um dos mais indicados para quem pretende ver os golfinhos-rotadores — o que, infelizmente, não aconteceu durante o nosso passeio.
Mas tudo bem. Ainda que sem os golfinhos por perto, pudemos aprender a remar, sincronizar os movimentos e entender um pouco mais sobre essa prática que nasceu no Triângulo Polinésio e, hoje, é considerado um esporte. E mais: observamos a ilha principal de Fernando de Noronha de um outro ângulo, de dentro do mar, com paradas para contemplação e também banho de mar.
O passeio de canoa havaiana em Fernando de Noronha custa em torno de R$ 215 por pessoa e é oferecido por várias empresas da ilha, como a Atalaia Noronha, Noronha Tour, Noronha Va’a e a Noronha Surf Hoe.
Nós fizemos a atividade com a Atalaia Noronha e tivemos uma experiência ótima. Informe-se sobre o passeio e aproveite para fazer a reserva!
Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Fernando de Noronha
Canoa havaiana
Praia do PortoFernando de Noronha