Trilhas
As trilhas de Fernando de Noronha reservam aos visitantes paisagens incríveis, belíssimos mirantes e também novas perspectivas de todo o arquipélago. Há caminhos que podem ser feitos sem guia e que não precisam de ingresso, que é o caso das trilhas que percorrem as belíssimas praias do Mar de Dentro: Costa Azul e Costa Esmeralda.
No entanto, algumas das trilhas mais cobiçadas pelos visitantes estão dentro do Parque Nacional Marinho (Parnamar) e devem ser agendadas com alguma antecedência. Entre elas, estão as trilhas da Atalaia, Enseada dos Abreus e Capim-Açu.
Se você é do time dos trilheiros, leia com atenção todas as nossas informações e também dicas sobre as trilhas em Fernando de Noronha.
Trilhas dentro do Parque Nacional Marinho
70% do arquipélago de Fernando de Noronha faz parte do Parque Nacional Marinho (Parnamar). Isso significa que as trilhas dentro dessa área precisam de ingresso para serem acessadas, além de agendamento do horário da visitação e, em alguns casos, contratação de guia.
O agendamento é necessário sempre que o trajeto contemplar piscinas naturais, que são ambientes sensíveis e devem ser preservados. Assim, é permitido somente um número limitado de visitantes diários e o passeio deve ser feito sempre durante a maré baixa.
As trilhas dentro do Parque Nacional Marinho são:
-
Piscina da Atalaia: são 3 km entre ida e volta, cada trecho feito em cerca de 30 minutos. Para fazer a flutuação na piscina natural, é obrigatório ter colete, máscara e snorkel. Para entrar na água, não é permitido usar protetor solar.
Grau de dificuldade: médio.
-
Pontinha-Caieira: são 4,3 km em sentido único, percurso feito em cerca de 3h30min com paradas nas piscinas naturais da Pontinha e da Caieira. É obrigatório fazer a trilha acompanhado de um guia credenciado, além de ter colete, máscara e snorkel. Para entrar na água, não é permitido usar protetor solar.
Grau de dificuldade: difícil.
-
Atalaia-Pontinha-Caieira: são 6 km de trilha em sentido único, sendo metade do caminho de pedras. É obrigatório fazer a trilha acompanhado de um guia credenciado, além de ter colete, máscara e snorkel. Para entrar na água, não é permitido usar protetor solar.
Grau de dificuldade: difícil.
-
Enseada dos Abreus: a trilha tem 1,2 km com uma descida em meio às pedras. São cerca de 30 minutos para ir e mais 30 minutos para voltar. Para fazer a flutuação na piscina natural, é obrigatório ter colete, máscara e snorkel. Para entrar na água, não é permitido usar protetor solar.
Grau de dificuldade: difícil.
-
Morro São José: a trilha pode ser feita a nado ou a pé (modalidade que pode ser feita somente nos dias em que a maré alcança amplitude 0.3 ou abaixo, expondo um caminho de pedras). São 30 minutos para ir e 30 minutos para voltar caminhando — sendo ideal o uso de sapatilhas ou tênis. Quem fizer a travessia a nado deve estar acompanhado de um guia credenciado, além de levar equipamentos como máscara, snorkel e nadadeira.
Grau de dificuldade: difícil.
-
Capim-Açu: com 7,5 km em sentido único, é a trilha mais longa do Parque Nacional, recomendada para pessoas com bom condicionamento físico. Ao longo do percurso estão diversos mirantes, além de um farol, uma piscina natural e a caverna do Capim-Açu. É obrigatória a contratação de um condutor credenciado para a realização da trilha completa. O trecho até o farol, retornando pelo portão de entrada, pode ser feito sem o acompanhamento de um condutor.
Grau de dificuldade: difícil.
Uma das trilhas mais bonitas de Fernando Noronha, possivelmente aquela que oferece as vistas mais icônicas fica dentro do Parnamar, com acesso no PIC Golfinho-Sancho. Trata-se de um conjunto de passarelas que levam a mirantes para a Baía dos Porcos, Morro Dois Irmãos, Praia do Sancho (de vários ângulos) e também a Baía dos Golfinhos, onde é possível admirar a movimentação dos cetáceos livres no mar. Diferentemente das outras, para fazer essa trilha não é preciso de guia ou agendamento, somente a apresentação do ingresso na entrada do parque. Grau de dificuldade: fácil.
Ingresso para o Parque Nacional Marinho
O ingresso pode ser comprado online ou então no Centro de Visitantes, na Vila Boldró. A validade do bilhete é de dez dias após a compra. No caso de a compra ter sido feita pelo site, será preciso informar a previsão de chegada na Ilha (caso o voo mude de data, é possível atualizar a informação). O visitante terá um QR Code que deve ser impresso ou salvo no celular e apresentado sempre que ingressar em áreas do Parque Nacional Marinho.
O valor do ingresso é de R$ 179 para brasileiros e R$ 358 para estrangeiros. Menores de 12 anos e maiores de 60 são isentos.
Agendamento de trilhas do Parque Nacional Marinho
É preciso de agendamento para fazer qualquer uma dessas trilhas: Trilha do Capim-Açu, Enseada dos Abreus, Piscina da Atalaia, Trilha Pontinha Caieira, Trilha Atalaia-Pontinha-Caieira, Morro São José.
O agendamento do horário e da data da trilha pode ser feito pela plataforma de agendamento de trilhas, no site do parque. Para quem comprar o ingresso presencialmente ou tiver problemas na hora de reserva vaga na trilha, também é possível agendar no Centro de Visitantes, na Vila Boldró.
Vale lembrar que devido ao número limitado de visitantes que podem acessar as piscinas naturais, as vagas são bastante disputadas. Se você quiser mesmo fazer alguma ou várias dessas trilhas, tente agendar com a maior antecedência possível — de forma online ou então indo ao Centro de Visitantes no dia em que chegar a Fernando de Noronha, já tendo em mente que caminho pretende fazer e em qual dia.
As trilhas do Capim-Açu, Pontinha-Caieira, Atalaia-Pontinha-Caieira e Morro São José (modalidade a nado) precisam de contratação de um guia credenciado para serem feitas. Nesta página, estão alguns condutores cadastrados no site do parque.
A empresa Atalaia Noronha também realiza as trilhas com guias credenciados. Nesse caso, é preciso fazer o agendamento da trilha anteriormente pelo site do parque e então entrar em contato com a empresa para contratar o guia. Cheque os preços para cada trilha: Morro São José, Enseada dos Abreus, Atalaia-Pontinha-Caieira, Capim-Açu. A vantagem é a facilidade de contratar o guia de maneira prática e online e ainda ter transfer do hotel para o início da trilha e também no retorno.
Trilhas da Área de Proteção Ambiental (APA)
As trilhas em Fernando de Noronha que fazem parte da APA (fora do Parque Nacional Marinho) podem ser acessadas livremente, em qualquer horário e sem a necessidade de ingresso e de estar acompanhado de um guia. São três as mais conhecidas:
-
Trilha da Costa Azul: são 2,3 km saindo da Vila dos Remédios e passando pela Praia do Cachorro, Praia do Meio e a Praia da Conceição, chegando aos pés do Morro do Pico. Esse é o trecho do Mar de Dentro mais próximo do centrinho e que certamente será realizado por qualquer visitante em uma viagem a Noronha. Essas praias contam com alguma estrutura na areia, como aluguel de guarda-sol e cadeiras, quiosques com bebidas e até alguns bares e restaurantes.
Grau de dificuldade: fácil.
-
Trilha da Costa Esmeralda: é a continuação da trilha da Costa Azul e passa pela Praia do Boldró, Praia do Americano, Praia do Bode, Praia da Quixabinha e Praia da Cacimba do Padre. Um ótimo programa para contemplar a paisagem, as aves marinhas e a geologia da ilha. Se o mar estiver calmo, finalize o passeio com um banho na Cacimba do Padre, a última praia da APA, que também dá acesso à Baía dos Porcos (já dentro do Parque Nacional Marinho).
Grau de dificuldade: médio.
- Trilha do Piquinho: o caminho leva até o topo da Pedra do Piquinho, próximo ao Morro do Pico. Lá do alto, é possível ver a ilha principal de Fernando de Noronha em praticamente 360 graus. Pela necessidade de enfrentar algumas pedras na parte final do trecho, é recomendável fazer o passeio na companhia de um guia. Boas horas para subir o Piquinho são no amanhecer e no entardecer, quando o sol dá o seu espetáculo e a paisagem fica ainda mais bonita.