Bariloche
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Roupas para neve em Bariloche

A peregrinação em busca de roupa de neve em Bariloche é comum ao chegar na cidade argentina, especialmente se o viajante não costuma visitar destinos de inverno com frequência e nem tem esse tipo de vestimenta no guarda-roupa — nesse caso, vale mais a pena alugar algumas peças no local do que comprar.

Não criemos pânico: neste post, a gente te explica direitinho o que usar e onde encontrar!

Roupa para neve em Bariloche — o que usar? 

Preocupar-se com que roupa levar a um destino onde faz frio é comum, especialmente se você mora em cidade onde é quente o ano todo. Mais comum ainda é surgirem dúvidas quando a viagem envolve brincadeiras na neve, esqui e snowboard.

Na área urbana de Bariloche, as pessoas usam roupas de frio comuns, do tipo que você levaria para as férias de inverno em Gramado, na Serra Gaúcha. Parece meio óbvio, mas não custa destacar: coloque na mala calçados fechados, calças compridas, segunda pele, ceroulas, touca, luvas, meias e blusas térmicas, cachecóis, blusões e pelo menos um casacão grosso, com capuz. Casacos térmicos ou de pluma são uma boa opção.

O indicado é adotar o chamado estilo "cebola". Vestir-se em camadas é uma maneira de se adequar tanto às baixas temperaturas de áreas externas quanto às temperaturas mais altas das áreas internas — você simplesmente vai se desfazendo dos casacos conforme a necessidade, e se só tiver lã em contato com a pele, deve passar calor.

Essa sou eu, com luvas, touca, segunda pele, blusão de malha, casaco, calça, ceroulas e touca no inverno barilochense. Obs: o casaco podia ser mais quentinho!

Roupas para neve em Bariloche

Aluguel de roupa de neve em Bariloche

Já para brincar na neve ou praticar esportes como esqui e snowboard, é preciso um cuidado especial. É indicado estar com botas e roupas impermeáveis para não se molhar com o constante contato com a neve. As botas também precisam ser antiderrapantes além de impermeáveis, tem que ser um modelo bem confortável para você se mexer muito.

Comprar pode acabar saindo bem caro, então, se você não for usar esse tipo de roupa com frequência, eu sugiro alugar por lá. Tem mais de uma dúzia desses lojas de "rental ski e ropa" nas imediações da Rua Mitre, no centro da cidade. Também há algumas lojas na base do Cerro Catedral, o principal centro de esqui da região.

Roupas para neve em Bariloche

É possível alugar as roupas separadamente, mas sai mais em conta se você alugar o traje completo, com calça (pantalones), jaqueta (campera), botas e luvas (guantes). Os preços variam conforme a qualidade do material da roupa e a loja. Na que a gente foi (na Rua Palacios, junto à loja Patagonia Showroom), o combo custava o equivalente a R$ 80 por dia no inverno de 2023. Lembrando que a Argentina está passando por um momento turbulento e os preços mudam o tempo todo.

Nossa dica é fazer um pacote, alugar as roupas para todos os dias planejados para ir na neve, tentando negociar o valor proposto pelo vendedor. Alugando por mais de um dia, provavelmente você conseguirá um descontinho. Também é interessante ter pesos argentinos em espécie (efectivo) para conseguir preços melhores.

Nas mesmas lojas, também é possível alugar capacete e óculos para esquiar (foto abaixo). Eu até levei os óculos, mas não me adaptei porque embaçavam muito. De qualquer forma, em dias de sol, será preciso usar óculos escuros, porque a neve branquinha potencializa o reflexo do sol.

Roupas para neve em Bariloche

Se a ideia de alugar não lhe agrada, há lojas para comprar roupa de inverno no centro da cidade. Por lá você encontra marcas como Scandinavian, The North Face e Montagne. Só os preços que não são muito atrativos. Eu pesquisaria bem e tentaria comprar pela internet antes de viajar.

Dicas sobre aluguel de roupa de neve em Bariloche:

  • No centro de Bariloche, você encontra várias opções de lojas de aluguel de equipamentos de esqui e snowboard, algumas vezes, são as mesmas que alugam roupas de neve. Mas também há pontos de locação na base dos centros de esqui. O aluguel dos esquis e pranchas de snowboard junto às estações pode ser um pouco mais caro, porém, alugando o equipamento longe das pistas, você terá que se deslocar com eles ou pagar para guardá-los. Nossa sugestão é alugar as roupas na cidade e os equipamentos, próximo aos cerros.

  • Outra dica importante é não deixar o aluguel de roupas e equipamento de esqui para minutos antes da atividade. Tanto o equipamento como as roupas levam um pouco de tempo para serem experimentadas e, até chegar a um denominador comum sobre o tamanho ideal, você pode acabar perdendo uma ou até mais horas. Experimente seu equipamento no dia anterior ao de praticar esqui ou snowboard para não comprometer as horas de sol e não perder tempo de diversão.

  • Para quem viaja com crianças, a pedida é alugar o macacão (calça e casaco ficam grudados, impedindo que a neve entre em contato com a pele e permitindo que a criança brinque mais à vontade). A mulherada que quer tirar muitas fotos para as redes sociais também costuma optar pelo macacão em vez de jaqueta e calça, fica mais justinho no corpo.

  • Indicamos usar uma segunda pele por baixo da roupa alugada; afinal, a mesma roupa é alugada por diversas outras pessoas.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Bariloche