Melhores Destinos
Bariloche
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Como chegar a Bariloche

San Carlos de Bariloche, mais conhecida apenas por Bariloche, é uma das cidades turísticas mais importantes da Argentina. Não é difícil chegar lá, tem até voo direto do Brasil no inverno. Neste post, a gente te conta onde fica Bariloche e como chegar à cidade, tudo mastigadinho. 

Pesquisar passagens aéreas

Onde fica Bariloche

Bariloche fica na Argentina, a 1,4 mil quirômetros da capital, Buenos Aires. Fica localizada na Província de Río Negro, perto da Cordilheira dos Andes e da fronteira com o Chile. É também a porta de entrada da Patagônia argentina pelo Norte.

Em razão da proximidade, é um dos destinos de neve favoritos dos brasileiros, de junho a setembro. Está rodeada por lagos, sendo que a grande estrela é o Nahuel Huapi — é o lago que a gente vê do centrinho e é onde ocorrem os deliciosos passeios de barco.

Como chegar a Bariloche

Como chegar a Bariloche de avião

Chegar a Bariloche de avião é a forma mais comum e também a mais prática para os brasileiros. No inverno, há voos diretos partindo de São Paulo, mais especificamente do Aeroporto de Guarulhos (com a Aerolíneas Argentinas) e do Aeroporto de Viracopos (com a Azul). O voo dura aproximadamente 3 horas e 30 minutos. 

Baixe o aplicativo do Melhores Destinos e ative as notificações por região para receber as promoções de passagem para o país vizinho em primeira mão.

Nas demais épocas do ano, será necessário fazer ao menos uma escala, que ocorre, normalmente, em Buenos Aires. Durante todo o ano há voos diários da capital portenha até a cidade, especialmente no período de inverno, quando o fluxo de aeronaves chegando e partindo é intenso. De Buenos Aires a Bariloche, o voo dura cerca de 2h20min. Para ir de carro ou ônibus, levaria pelo menos 16 horas.

Como chegar a Bariloche

Os horários de conexões nem sempre são favoráveis para os brasileiros, principalmente para os que não vivem nas maiores capitais do país. Nesse caso, nossa sugestão é fazer da conexão um momento mais agradável: tente fazer um stopover. Se você precisar passar muitas horas esperando pelo próximo voo em Buenos Aires, por exemplo, cogite permanecer um ou dois dias no destino e só depois partir para Bariloche. Veja o guia de Buenos Aires.

Outra alternativa interessante é aproveitar a viagem para conhecer o lado chileno dos lagos andinos e agregar um novo destino ao roteiro. Do lado chileno, pode-se utilizar o Aeroporto de Puerto Montt, por exemplo, e fazer a travessia pelos lagos através do Cruce Andino, ou, se quiser economizar, fazer o caminho entre os dois países de ônibus. Leia mais detalhes

Aeroporto de Bariloche

Aeroporto Internacional Teniente Luis Candelaria é o nome oficial do aeroporto de Bariloche, representado normalmente pela sigla BRC. O terminal não é tão grande, mas tem a estrutura básica de que um turista precisa. Possui opções de lanchonetes, tanto na área de embarque quanto de desembarque, caixa eletrônico, freeshop e, se você esqueceu de comprar chocolate, loja da RapaNui ligeiramente mais cara que no centro.

Também tem uma sala vip pequena, da AMAE Lounge, na área de embarque. Tem mesas de trabalho, alguns sofás, lanchinhos, bebidas quentes e frias. Destaque para os alfajores, se você gosta deles bem doces, vai aprovar.

Também tem oito locadoras de carro com guichê no aeroporto de Bariloche. Na última viagem, a gente pegou o carro ali mesmo ao desembarcar para conhecer também os lindos lagos e cidades quase cinematográficas da região. Reservei pela RentCars, foi acessível e muito prático.

Para alugar carro em Bariloche, utilize o nosso código MDGUIA5 no site da Rent Cars para ter 5% de desconto.

Ele está localizado a 15 km do centro da cidade. Há serviço de translado compartilhado e boa oferta de táxis ali, a corrida para a região central saía pelo equivalente a R$ 50 em setembro de 2024. Você também pode abrir o aplicativo do Uber e checar se tem algum motorista nas imediações.

Tem ainda um ponto de ônibus na frente do aeroporto. Os ônibus não são indicados para quem está com mala grande, porque não há espaço destinado às bagagens e você vai precisar de um cartão do transporte público local (Supe) carregado para usá-los.

Como chegar em Bariloche de ônibus

Tem que ir até a capital argentina e, de lá, pegar um transporte para Bariloche. Mas as 22 horas de ônibus a partir de Buenos Aires contra as duas de avião não contam a favor de quem deseja fazer essa viagem por terra. O trajeto é realmente demorado e o preço, comparado ao ofertado pelas companhias áreas, muitas vezes não compensa. Caso opte por fazer a viagem por terra, tenha ciência do tempo gasto e, para seu maior conforto, opte por um ônibus onde o assento vire uma cama.

De Puerto Montt ou Osorno — ambos no Chile — até Bariloche, de ônibus, são cerca de cinco horas. O trajeto em si não é longo, porém é preciso parar duas vezes ao longo do caminho para fazer os trâmites de imigração dos lados chileno e argentino. Para mais informações sobre a travessia, veja esse post.

Como chegar a Bariloche de carro

Partindo de Buenos Aires, são cerca de 1400 km, a maioria deles percorridos em estradas como a RN 5, a RN 152, a RN 237 e a RN 40. Partindo do Chile, é possível passar por diferentes cidades, incluindo Puerto Varas, Osorno e Pucón — o tempo de viagem varia de acordo com as cidades incluídas ao longo do trajeto. Villa La Angostura, do lado argentino, é um dos acessos mais utilizados para chegar a Bariloche.

Aluguel de carro com desconto!

Está pensando em alugar um carro durante a sua viagem? Clique aqui e faça a sua reserva com 5% de desconto utilizando o cupom MDGUIA5! A oferta é válida para os nossos leitores que viajam para qualquer destino, seja no Brasil ou no exterior!

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Bariloche