Melhores Destinos
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Villa La Angostura

Villa La Angostura é uma cidade super charmosa a 80 km de Bariloche. Com 7 mil habitantes, é muito menor que a vizinha ilustre, mas tem um centrinho tão bonito quanto, centro de esqui, prainhas com água cristalina (e gelada) e outras atrações em meio à natureza. 

Dá para fazer bate e volta a partir de Bariloche, de carro, de ônibus ou com excursões que vão no mesmo dia a Villa La Angostura e Villa Traful. Também é parada obrigatória de quem faz a Rota dos Sete Lagos da Argentina, o trajeto começa oficialmente ali.

Villa La Angostura

Mas a vontade que dá é de se hospedar alguns dias por Villa La Angostura para curtir o clima das montanhas na Patagônia Argentina, longe do agito. Inclusive, tem pousadas, cabanas e hotéis maravilhosos por lá. Seguem algumas hospedagens bem avaliadas pelos nossos leitores:

Hotel nOTA NO BOOKING RESERVAS
Calfuco Wine Hotel & Spa 9,5 Ver preços
ALEHUE Casa de Montaña 9,5 Ver preços
Amigos del Bosque 9,3 Ver preços
Alma Andina Hosteria 9,2 Ver preços
Hostería Verde Morada 9,2 Ver preços
BOG Ocrehue - Cabanas 9,1 Ver preços
Correntoso Lake & River Hotel 9 Ver preços
Hosteria Puertas del Sol 8,9 Ver preços
Altos Los Pioneros & Spa 8,8 Ver preços
Hosteria las Cumbres 8,7 Ver preços
El Faro Boutique Hotel 8,7 Ver preços
Sol Arrayan Hotel & Spa 8,7 Ver preços

Veja o que tem para fazer por Villa La Angostura:

1 - Centro de Villa La Angostura

Villa La Angostura

O centrinho é basicamente uma avenida com o canteiro central florido, com muitas árvores, cabanas e outros prédios baixos de madeira, restaurantes acolhedores, lojas de roupas e de chocolate. 

Vale descer do carro nas imediações do centro de informações turísticas (Oficina de atención al Turismo), onde tem uma escultura de boneco de neve para tirar fotos, e bater perna a partir dali. Minha dica é comer algum prato típico da região, tipo a truta patagônica, e passar na loja da Mamuschka para pegar um chocolate de sobremesa depois.

2 - Cerro Bayo

Villa La Angostura

No inverno, o Cerro Bayo é uma estação de esqui e snowboard com pistas com distintos níveis de dificuldade, atendem tanto a iniciantes como a experientes. O lugar oferece ambiente familiar e é muito frequentado por pais com filhos de diferentes idades.

O Bayo oferece passes exclusivos para quem não vai praticar nenhum esporte, porque, além das pistas em si, há restaurantes na parte superior da estação e paisagens espetaculares lá de cima. Vale mais a pena conhecer se você for esquiar, porém, se não quiser, o cenário natural já vale a pena. Há aluguel de equipamento para descer nas pistas no próprio local.

3 - Parque Nacional Los Arrayanes

O Parque Nacional Los Arraynes é outra atração imperdível de Villa La Angostura. Banhado pelo Lago Nahuel Huapi, ele tem, essencialmente, três coisas para fazer: visitar a Bahia Brava, a Bahia Mansa ou ir até o bosque de arrayanes por meio de trilha ou passeio de barco.

Bahia Brava

Villa La Angostura

Apesar do nome, no dia em que visitei, estava virada em uma piscininha. É uma praia cercada por árvores altas, com areia clarinha e essa água cristalina e estonteante, com diferentes tons de verde e azul. Mas não se anime tanto assim: é sempre gelada. Havia caiaques disponíveis para aluguel e um trapiche no canto direito da praia, de onde saem passeios de barco. Encontrei até guarita salva-vidas ali.

Bahia Mansa

Ela fica a poucos metros de distância, no outro "sovaco" da Península de Quetrihue. A Bahia Mansa não é tão diferente da Bahia Brava, tem água cristalina, areia clarinha, caiaques para a locação e árvores fazendo sombra no entorno. Achei o espaço para banho um pouquinho menor apenas. Se tiver muito vento na Bahia Brava, vale checar a Mansa para ver como está. 

Bosque de Arrayanes

Villa La Angostura

Há um circuito em passarelas de madeira, de 800 metros de extensão, onde dá para admirar exemplares dessa árvore linda, com cor de canela e folhas sempre verdinhas. Se normalmente elas têm de três a cinco metros, ali alcançam até 20 metros, há vegetais de mais de 500 anos! Tem uma lenda que esse lugar inspirou o Walt Disney a criar a floresta do Bambi. Se é verdade, são outros quinhentos, mas é massa comparar os cenários.

O Bosque de Arrayanes fica na pontinha da Península de Quetrihue, é acessada por passeio de barco, saindo da Bahia Mansa ou da Bahia Brava, ou em uma longa trilha de 12 km (só de ida, tem mais 12 km se quiser voltar caminhando). Eu peguei a embarcação que sai da Bahia Brava, durou pouco mais de 3 horas. Mas não é barato: paguei o equivalente a R$ 190 em fevereiro de 2024, fora R$ 30 de taxa para o parque na hora de embarcar.

4 - Puerto Manzana

O Puerto Manzano fica 7 km antes da Villa de La Angostura, pensando em quem vem de Bariloche. É uma bela península às margens da Ruta 40, com lindas casas, cabanas, pousadas, bares e bons restaurantes à beira do Lago Nahuel Huapi. É um bom lugar para almoçar e curtir a vista.

5 - Praia do Lago Correntoso

Villa La Angostura

A Praia do Lago Correntoso é outro balneário popular em Villa La Angostura durante o verão. Fica perto da ponte sobre o Rio Correntoso, que, com 200 metros apenas, é um dos menores do mundo. Tem um camping, um quiosque com venda de bebidas e aluguel de caiaques. A água tem uma cor linda, mas a "areia" aqui (na verdade, são pedrinhas) é mais escura que nas prainhas do Parque Nacional. Mesmo em dia de sol, é normal ver gente de biquíni e casaco por ali. A água é sempre fria, também.

6 - Lago Espejo

Villa La Angostura

Se você estiver de carro, vale pegar a estrada até o Lago Espejo, que fica a aproximadamente 20 km do centro. Os tons azuis da água vão te surpreender, é, na minha opinião, a coisa mais bonita da região dos 7 Lagos.

Você pode ir curtir a tarde na Playa do Lago Espejo, que é mais extensa e tem um longo píer no meio, ou então no Parador Bahia del Guardaparque, uma baía menorzinha, mas igualmente linda. Tinha menos vento por ali quando eu fui. Ambas contam com lanchonete, ao menos no verão.

Como as atrações não ficam tão perto uma da outra em Villa La Angostura, eu optei por alugar um carro ainda em Bariloche. Foi ótimo para fazer a Rota dos 7 Lagos no meu ritmo e curtir uma noite na cidade de San Martín de Los Andes, que é onde termina o percurso. Leia a nossa experiência completa na Rota dos Sete Lagos da Argentina.

Para alugar carro em Bariloche, utilize o nosso código MDGUIA5 no site da Rent Cars para ter 5% de desconto.


Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Bariloche

Villa La Angostura

Villa La Angostura