Bariloche

Travessia dos lagos andinos

A região dos lagos andinos não contempla apenas Bariloche com belos visuais; do lado chileno da Cordilheira, as paisagens também não decepcionam os olhares mais exigentes. Sabendo da fama das belezas naturais da região, muitas pessoas optam por conhecer mais de um destino na mesma viagem, sendo os principais: Bariloche, na Argentina, e Puerto Varas, no Chile. Ir de um lado ao outro da fronteira é fácil porque nós, brasileiros, não necessitamos de visto, apenas do RG. 

A travessia entre os dois países pode ser feita por via terrestre, mas o Cruce Andino faz mais sucesso entre os turistas. No Cruce, os passageiros têm a oportunidade de navegar por diferentes lagos da região e admirar visuais de cair o queixo. A travessia pode ser feita em um ou dois dias, a depender da vontade do turista de ficar em Peulla, um pequeno vilarejo no lado chileno. No total, são quatro trajetos de ônibus e três de barco. 

Fizemos a travessia entre Bariloche-Puerto Varas de ônibus e de Puerto Varas a Bariloche pelo Cruce Andino. Qual é a melhor forma? Depende do seu objetivo. O ônibus é muito mais barato e, ao mesmo tempo, mais rápido, enquanto o Cruce é mais caro, mais lento, porém muito mais bonito. É realmente um passeio incrível; vale a pena fazê-lo, especialmente em um dia de céu aberto, quando é possível admirar os vulcões e a cor dos lagos com perfeição.

De ônibus
Na verdade, Bariloche está a apenas 140km em linha reta de Puerto Varas, mas, com a geografia sinuosa dessa área e a necessidade de parar para fazer os trâmites de imigração, a viagem até o destino leva cerca de cinco horas. A vista ao longo do caminho é bonita, cercada por árvores altas e verdes verdes; se o trajeto for feito no período de inverno, provavelmente a estrada estará com neve nas laterais.

O que atrasa um pouco a viagem é que é preciso parar duas vezes para fazer os procedimentos de saída junto à imigração de um país e de entrada junto ao outro - nesse momento, além do ritual de passar por um oficial e ter o passaporte carimbado ou o RG registrado, as malas podem ser revistadas para checar se não há transporte de nenhum objeto proibido, frutas ou sementes. 

Valor pago no ônibus até Puerto Montt: ARS 160 (cerca de US$ 28, cotação de setembro de 2013). Algumas das empresas que podem ser usadas para ir de um país ao outro: Vía Bariloche, Cruz del Sur e Andesmar. Caso não haja linhas com chegada/saída para Puerto Varas, considere utilizar o terminal de Puerto Montt, cidade que está a cerca de 20km de Puerto Varas. 

Cruce Andino
O Cruce não é simplesmente uma maneira de atravessar entre dois países, como também uma ótima oportunidade para conhecer os lagos da região andina. O trajeto não é rápido, demora cerca de doze horas, mas vale pelo visual. Sem nuvens, você poderá observar vulcões e a cor impressionante dos lagos, que são realmente incríveis. A paisagem é estonteante!

O trajeto é feito em várias etapas: são quatro percursos de ônibus, três de barco e uma parada para almoço em Peulla. Essa parada define se o Cruce será feito em um ou dois dias. Quem opta por fazê-la em dois dias passa a noite no hotel Natura, em Peulla; quem opta por fazê-lo em um único dia segue viagem até Bariloche. 

Vale a pena passar a noite em Peulla? Essa é outra questão extremamente pessoal. Os guias brincam que Peulla é o paraíso dos maridos, por não haver lojas, e que a população gira em torno de cem pessoas - por aí já dá para perceber que o lugar é pequeno de verdade. Não há muito a fazer no vilarejo; a atração do lugar fica por conta de suas belezas naturais e da tranquilidade que proporciona. Se é isso que você procura, uma parada por lá pode valer a pena. Peulla tem cachoeiras, campos com animais, é um bom lugar para fazer caminhadas, andar de caiaque etc. Entre os passeios oferecidos no lugar, fizemos o de 4x4 e gostamos bastante. 

Confira as etapas do Cruce Andino para quem parte de Puerto Varas: 

1 - Saída de ônibus de Puerto Varas até o Parque Vicente Pérez Rosales, onde os viajantes ficam por cerca de 35 minutos admirando os Saltos de Petrohué. 
2 - Após a saída dos Saltos de Petrohué, o mesmo ônibus leva os passageiros até uma embarcação, que navega pelo Lago Todos Los Santos (Lago Esmeralda) até Peulla. Nessa parte do trajeto é possível admirar o Vulcão Osorno e o Vuclão Pontiagudo, além do próprio lago e de seus arredores, que oferecem uma visão belíssima. 
3 - Chegando a Peulla, faz-se uma parada para almoço no Hotel Natura (você pode optar por levar um lanche, caso não queira almoçar). Há pessoas que passam a noite no lugar e outras que ficam em Peulla durante o dia para fazer alguns passeios, voltando para Puerto Varas no mesmo dia. 
4 - Após o tempo destinado ao almoço, ou a noite no hotel, segue-se em um novo ônibus por Peulla até a imigração chilena. Após a liberação dos viajantes, o ônibus segue viagem subindo a estrada rumo à fronteira até a área de imigração argentina, em Puerto Frías. Na fronteira, a organização da viagem faz uma parada, permitindo aos passageiros tirarem foto e brincarem com a neve. 
5 - Em Puerto Frías são feitos os trâmites na imigração argentina; algumas malas podem ser selecionadas para serem revistadas pelos guardas. Após a liberação, continua-se a viagem em uma embarcação que navega pelo Lago Frías até Puerto Alegre. 
6 - Em Puerto Alegre pega-se um novo ônibus até Puerto Blest, onde uma embarcação já espera para a próxima fase do trajeto. 
7 - Navega-se de Puerto Blest, pelo Lago Nahuel Huapi, até Puerto Pañuelo, onde um novo ônibus aguarda os passageiros para deixá-los em seu hotel.

Fizemos o Cruce de Puerto Varas a Bariloche, mas pode ser feito também o percurso inverso, que passará pelos mesmos lugares, porém na ordem contrária. O valor do passeio, em agosto de 2013, foi de US$ 280.

O Cruce Andino pode ser comprado através desse site, mas recomendamos não fazer a aquisição com muita antecedência. Espere até poder acessar a previsão do tempo e ter uma ideia sobre o tempo no dia da travessia. Se a previsão for de chuva, por exemplo, em nossa opinião não é tão interessante. Outra dica é não fazer o Cruce com bagagem de mão pesada, pois elas atrapalham durante a viagem. 

Tudo que você precisa saber sobre Bariloche!

Esse texto sobre Travessia dos lagos andinos faz parte do guia de Bariloche no Melhores Destinos

Comentários para Travessia dos lagos andinos

  • 20181005113922 Eduardo Barros Leal há quase 5 anos

    Quanto custa o Cruzeiro Andino até Puerto Varas, saindo de Bariloche ?

  • Foz Rondinelle Lima Bispo há mais de 4 anos

    Olá Camille Panzera, estou indo para Foz agora no mês de junho, pretendo alugar um carro em Puerto Iguazu e ir até Bariloche, estou indo com a permissão internacional (PID) vc sabe me informar que é somente esse documento para dirigir na Argentina ou eles exigem a tal carta verde?

  • 264mw Camille Panzera há mais de 4 anos

    Oi, Rondinelle. Pelo que sei, para dirigir, você pode usar apenas a CNH brasileira, mas se você já tem a PID não custa nada levar. A carta verde é um seguro, que às vezes é chamado dessa forma. Segundo o Portal Consular, é necessário, mas como você vai alugar o veículo já na Argentina e não vai sair do país, talvez não haja necessidade. Dá uma olhadinha aqui, ó: http://www.portalconsular.mre.gov.br/antes-de-viajar-1/alerta-aos-viajantes-1/argentina. Qualquer dúvida, entra em contato com o consulado argentino.

  • 72qqp Verônica Berkenbrock há mais de 4 anos

    Ola Camille, Aodrei suas dicas, estou anotando tudo, pois pretendo ir à Bariloche em outubro. e nossa idéia é justamente fazer a travessia dos lagos andinos (Porto Varas-bariloche) minha duvida é se em um dia conseguiremos um bom rendimento do passeio?

  • 264mw Camille Panzera há mais de 4 anos

    Oi, Verônica! A travessia é feita geralmente em um dua, mas algumas pessoas optam por passar a noite em Peullla. Sinceramente, só recomendo ficar por lá se você quiser realmente descansar, porque Peulla é muito bonito e tem alguns passeios, mas é um lugar muito pequeno e não tem taaaanta atividade assim pra fazer, é mais a beleza natural mesmo. Beijos!

  • 9tnpk Cristiana Saboya há mais de 4 anos

    Ola! Gostaria de saber se ha alguma operadora que faça o passeios, conforme descrito, mas que volte no mesmo dia, para origem?

  • 9tnpk Cristiana Saboya há mais de 4 anos

    Ola, estamos indo para Puerto Montt e queremos fazer uma há passeio até Bariloche (intercalando bus e barco nos lagos). Gostaria de saber se ja uma operadora na região que faça o pesseio ida e volta no mesmo(by Day), tipo: ida, o percurso tradicional e a volta (320km), a noite mesmo, de bus sem grandes paradas?

  • 264mw Camille Panzera há mais de 4 anos

    Oi, Cristiana. Eu não me lembro de haver essa opção, mas nada impede que você compre o trajeto do Cruce Andino e depois uma passagem de ônibus de Bariloche até Puerto Montt ou Puerto Varas. É preciso olhar os horários de saída dos ônibus para ver se essa opção se encaixaria nos seus planos.
    Minha opinião é de que fazer isso seria muito cansativo, talvez fosse melhor dormir em Bariloche e aproveitar um pouco o dia por lá e depois ir de volta ao Chile. Abs!

  • 72qqp Verônica Berkenbrock há mais de 4 anos

    Camile, mais uma dica, por favor... apenas o CruceAndrino faz a travessia? ou existe alguma outra empresa?
    Iremos viajar em outubro, Você acha que já podemos fechar este passeio agora, ou esta muito antecipado? Qual melhor data você acha que podemos fechar?

  • Missing Matthias Jodicke Junior há mais de 4 anos

    Olá Camile, tudo bem? Comprei uma passagem de ida e volta por Santiago e quero fazer os passeio dos lagos com dois dias, porém depois que terminar o passeio preciso voltar para o Chile. Qual seria a opção mais rápida e econômica de fazer essa volta? A maioria das pessoas que fazem esse passeio então voltam ao Brasil via Argentina de avião? Grande abraço!

  • Missing mikel há mais de 4 anos

    Estudo muito os lugares antes de viajar. Quando planejei nossa viagem para Bariloche, vi que o ideal seria contratar um remi, pois GPS não funciona e não perderíamos tempo para chegar nos lugares. Foi a melhor coisa que fizemos. Bariloche é um lugar para disfrutar a neve e para isso, nada melhor do que tranquilidade. Foi que fui em busca de um remi. Ouvi muitos elogios do Damian Almeida. Conversei com ele muitas vezes antes da viagem. Fizemos todo o planejamento do que seria feito e foi tudo maravilhoso. as excursoes : Morro Catedral- Ilha Vitoria- Arrayanes e caminho dos 7 lagos Maravilhoso- San Martin dos Andes - Bariloche perfeito!!! Ele é super tranquilo, pontual, excelente profissional e fala português. tem um carro novisimo Toyota corolla novo- Muito obrigado, Damian, pelo sua atenção!! Para quem estar com viagem marcada para lá o e mail dele é: damian.almeida86@hotmail.com

  • 72qqp Verônica Berkenbrock há mais de 4 anos

    Junior, obrigada pela dica do Damian, entao vale a pena contrata-lo ao invez de contratar passeios com agencias?

  • Missing mikel há mais de 4 anos

    Muito !! mais ele e Guia do turismo tambem e conhece tudo! e tem uma pequenha agencia. deixo seu whats app +5492634412992 . bjs.

  • 72qqp Verônica Berkenbrock há mais de 4 anos

    Você sabe um valor médio? Vou ficar apenas 3 dias, e preciso simplicar os passeios, como cerro Otto, Cerro campanario e circuito Chico, alguma sugestão a mais?

  • 264mw Camille Panzera há mais de 4 anos

    Oi, Verônica. A travessia é feita apenas com o Cruce Andino... não vejo motivos para reservar já. Fiz a reserva com poucos dias de antecedência... diria que uma ou duas semanas são suficientes.

  • 264mw Camille Panzera há mais de 4 anos

    Oi, Mathias. Só pude responder sua mensagem agora. Quando você fala em passeio dos lagos, você fala da travessia entre o Chile e Argentina? Se sim, é preciso pensar que você irá gastar um dia inteiro (e intenso!) para fazê-lo. E se você tem apenas dois dias, terá que voltar de ônibus para o Chile já no dia seguinte. Na minha viagem, meus voos de ida e volta eram por Bariloche. Sai de Bariloche, fui a Puerto Varas de ônibus e voltei a Bariloche através do Cruce Andino. Se você não quer alugar um carro, a única alternativa de voltar para o Chile é com o ônibus e de ir para Santiago também. De Puerto Varas e Puerto Montt saem ônibus noturnos para a capital que são muito bons; não é a maneira mais rápida, mas é a mais barata. A forma mais rápida para ir de Puerto Varas a Santiago é o avião mesmo. Abs

  • Missing Ellen Cristina Canhete Pinheiro há 4 anos

    Ola, boa tarde
    Estarei indo a Bariloche em junho de 2016 e estava vendo passagens de avião e percebi que pode compensar ir pelo chile e voltar pela argentina. Daí estou querendo passar uns 3 dias em santiago e depois seguir até Puerto Montt e minha dúvida é têm como fazer o cruce andino com malas pesadas, uma vez que vamos sair do chile Puerto Montt e ir para bariloche e de lá seguir a Buenos Aires e depois Brasil??

  • 72qqp Verônica Berkenbrock há 4 anos

    Ellen. Minha dúvida é a mesma que a sua. Tenho preocupação com as malas. Já que já li que não é bom ter muitas malas devido aos ônibus da travessia... mas vou encarar. Farei o mesmo caminho que tu pretendes faze, ir por santiago, ficar 3 días la. Descer até puerto Mont e depois bariloche. Voltando por Buenos Aires. E a passagem saiu mais barata desta maneira!

  • 264mw Camille Panzera há 4 anos

    Oi, Ellen! Oi Verônica!
    Vocês conseguem fazer a travessia com malas pesadas, mas sugiro que sejam malas que vocês consigam realmente carregar, porque se vocês não conseguirem, ficará desconfortável. Tem muito sobe e desce nos ônibus e nos barcos e em determinadas ocasiões, quem deve levar a mala de um ponto a outro serão vocês. Nem sempre esse deslocamento que vocês irão fazer é em um local liso... às vezes vai ser em uma superfície com pedras ou de terra; por isso, o ideal é que vocês possam carregar suas malas sem sofrimento.
    Eu fiz a viagem com uma mala M de rodinhas e me lembro que foi meio chato pelo peso. Se eu fizesse a travessia novamente, procuraria deixar a mala mais leve.
    Abs

  • Gr9zr Marcia Moghetti Picorallo há 4 anos

    Camille,
    Deixo registrado dois pontos não abordados para ajudar o pessoal daqui. Não há muito o que fazer em Peulla, mas pode-se ficar em Puerto Varas duas noites, visitar o Osorno e as quedas de Petrohue.
    Quanto a malas grandes, não se quando você fez o Cruce, mas eu fiz agora em Julho e não há motivo para preocupação, pois o pessoal as embarca em Puerto Pañuleo (ou Varas, dependendo do sentido que vc estiver fazendo) e você só as vê no destino final. Fiz uma descrição completa dos dois percursos no blog Mulher Casada Viaja: http://mulhercasadaviaja.com/2015/08/20/cruce-andino-de-bariloche-a-puerto-varas/

  • 72qqp Verônica Berkenbrock há 4 anos

    Marcia, Estou no teu site, mais apaixonada e ansiosa por essa viagem que nunca!!!! obrigada!! estava tirando meu sono o assunto das malas, ja que pretendo trazer muitos vinhos do Chile!

  • Missing Ellen Cristina Canhete Pinheiro há 4 anos

    Que legal Verônica. Tivemos a mesma idéia kkk, poderiamos até ter combinado de fazer essa viagem juntos kkk pelo que vc falou vai fazer o que eu pretendo em junho de 2016. Quando voltar manda um email dizendo como foi sua experiência por lá (ellencristina_mor@hotmail.com).
    Ainda bem que agora existe a opção de fazer os passeios enviando as malas legal Márcia. Vou dar uma olhada no seu site. Obg

  • 264mw Camille Panzera há 4 anos

    Oi, Marcia. Fiz o Cruce sim e o fato de não ter muito o que fazer em Peulla foi mencionado no texto acima. Minha experiência com bagagem na época em que viajei foi a que citei acima também. Ter a mala pesada foi um pouco chato porque em determinados momentos eu precisei carregá-la. Não foi o tipo de viagem em que entreguei a mala pra alguém e não precisei tocar nela até terminar todo o trajeto. Essa é minha percepção, pelo menos foi assim na época em que viajei. Abs

  • 72qqp Verônica Berkenbrock há 4 anos

    Ellen, seu e-maile stá anotado, pode deixar que te mando todos os detalhes...
    Marcia, você comprou as passagens da travessia com quanto tempo de antecedencia, e onde?
    Obrigada, Beijos!

  • Gr9zr Marcia Moghetti Picorallo há 4 anos

    Oi, Verônica, no blog tem o link (veja no comentário acima, por favor) da empresa que faz o passeio. Trata-se de um monopólio, então só eles estão autorizados a fazer esse passeio. Dá uma olhada lá, pra eu não ficar colando links aqui no espaço da Melhores Destinos, tá? beijos!

  • Missing Priscilla Guedes há quase 4 anos

    Olá!
    Ellen e Verônica, ao retornarem deixem seus comentários aqui ou me enviem um e-mail por favor prifarney@hotmail.com, para dizerem como foi e nos darem as dicas do passeio.
    Obrigada!
    Boa viagem!!! :)

  • 72qqp Verônica Berkenbrock há quase 4 anos

    Priscilla Guedes, vou te mandar, faz um mês que voltei, e ainda estou encantanda...
    quando você vai?

  • Missing Priscilla Guedes há quase 4 anos

    Que delíciaaaaaaaaaaa!!!
    Então vc não foi no inverno? E viu neve mesmo assim? Vale a pena?
    Não temos data ainda, mas eu achei que o melhor seria ir no inverno, já que quero neve...rs...
    Não teremos muitos dias, acho que no máximo uns 4, mas acredito que seja suficiente pelo que li dos comentários.
    Que bom! Me manda sim, quero todas as dicas! :D
    Obrigada!

  • 72qqp Verônica Berkenbrock há quase 4 anos

    Priscila, fui em Outubro, peguei aberto o Cerro Catedral, inclusive nevou o dia que subimos, foi uma deliiiciiiaa de frio! Mas peguei a ultima semana de neve, acho. Fora dos meses de junho e julho, Se for em agosto, setembro, é mais garantido, eu acho...
    Em 4 dias da pra aproveitar sim!! ficamos 3 dias em Bariloche, e fizemos bastante coisa, só não fizemos mais porque o orçamento apertou, lá tudo é muito caro, muito mais caro que minhas pesquisas, (passeios, restaurantes, etc), o bom, é que o dólar lá vale muito ( 1 dólar = 15 pesos argentinos), se for com muito dólar, e em notas altas, esta feita!
    Real também vale a pena trocar la, que é mais valorizado que aqui, na época, 1 real = 3,35 pesos.. aqui troquei por 2,5!!
    Mais detalhes no e-mail..
    Beijos.

  • Missing Priscilla Guedes há quase 4 anos

    Legal!
    Então, para garantir, acho que vou me programar para agosto. :)
    Me falaram que em Bariloche é tudo bem carinho mesmo, vou pesquisar o melhor roteiro e ver onde seria melhor terminar essa viagem para aproveitar mais uns dias.
    Obrigada pelas informações!
    Aguardo seu e-mail então.
    Bjos!

  • Missing Ellen Cristina Canhete Pinheiro há quase 4 anos

    Oie. Veronica..que legal que pegou neve, vou ir para bariloche no inicio de junho de 2016, espero pegar um pouco também. Me mande email com os detalhes tbm, de preços de restaurantes, passeios? até lá tudo pode mudar,mas pelo menos temos uma idéia. Mas acho que em relação a passeios vou local carro, pois vamos num grupo de 4 pessoas, talvez seja mais vantajoso, estou pesquisando.
    Email - ellencristina_mor@hotmail.com

  • Missing Ellen Cristina Canhete Pinheiro há quase 4 anos

    Há e Veronica vc foi até santiago? com foi por lá?

  • 72qqp Verônica Berkenbrock há quase 4 anos

    Ellen, antes de Bariloche, fui pra Santiago sim, já havia ido em 2011, gostei muito mais ainda, consegui aproveitar bastante, em um dia fiz todo o city tour por conta própria, Casa de La Modena, centro histórico, mercado municipal, cerro santa lucia cerro san cristobal, patio bela vista... Desta vez fui na vinicola COncha Y toro, gostei, achei os preços dos vinhos bons, e a degustação muito interessante, mas a vinicola em si, gostei mais da Undurraga, que fui em 2011.. mas tem muito mais vinicolas por la, pra que gosta de vinho, é o paraiso...

  • 72qqp Verônica Berkenbrock há quase 4 anos

    Priscila, se você ficar no centro, não vale a pena alugar um carro, tem que fazer as contas de quanto vai gastar com o aluguel, (se for ficar mais próximo ao lago, fica longe do centro, dai é interessante um carro pois vai precisar dele a todo momento) as empresas de turismos cobram em torno de 195 pesos por pessoas por passeio apenas para levar até os pontos turísticos.

    eu tenho tudo tabelado, posso mandar pra voces!

  • Missing Priscilla Guedes há quase 4 anos

    Oba! Manda sim Verônica, por favor.
    Obrigada!

  • Missing Ellen Cristina Canhete Pinheiro há quase 4 anos

    Quero sim, se puder me mandar..email ellencristina_mor@hotmail.com
    É vou ficar nos hoteis próximo a cerro catedral, e quero ir até san martin los andes, e como vamos em 4 pessoas talvez fica mais vantajoso, pois passeio pro lado de villa la angostura e san martin indo pelos sete lagos são mais caros.

  • 72qqp Verônica Berkenbrock há quase 4 anos

    Isso ELlen, estes passeios saem bem mais caros mesmo, mas vale a pena...
    vais fazer a travessia dos lagos andinos?

  • Missing Ellen Cristina Canhete Pinheiro há quase 4 anos

    Não sei ainda Verônica, vou ver se vou conseguir tempo, pois vou ficar uma semana em Bariloche, depois sigo até Buenos Aires, fico por lá 3 dias e daí tô vendo se vou para Santiago, assim dependendo do orçamento quero fazer sim.

  • Missing Juliana O. há quase 4 anos

    Pessoal,
    irei a Puerto Varas em fevereiro/16. Farei a travessia até Bariloche pelo Cruce Andino e retornarei após 4 dias a Puerto Montt de ônibus. Meu voo sairá às 22h25 com destino a Santiago. Qual a melhor empresa de ônibus para comprar as passagens? A viagem é muito demorada por conta das paradas na imigração? Estava pensando em comprar as passagens pela Andesmar, mas o ônibus sai de Bariloche às 13h15 e chega a Puerto Montt às 19h50. Será que pode passar disso?! Se possível, também poderiam me informar qual a melhor moeda para se utilizar lá?! E se é melhor deixar para trocar o dinheiro fora ou aqui no Brasil mesmo! Obrigada!!!

  • 264mw Camille Panzera há quase 4 anos

    Olá, Juliana. Tudo bem?
    Não sei dizer qual seria a melhor empresa, pois só utilizei uma delas... acredito que o serviço entre elas seja similar. Eu compraria na empresa que tem o melhor horário... Imprevistos sempre podem ocorrer, mas suponho que o horário previsto para chegada considere o tempo que se perde na imigração, já que o tempo de viagem entre as duas cidades é de 5h. Compre a passagem de modo que o horário não fique apertado para pegar o voo.
    No Chile você irá usar peso chileno e na argentina o peso argentino, porém, em ambos os países há serviços que você pode pagar em dólar. Para a Argentina vale a pena levar real.
    Abs

  • 2mdew Thiago Kimio há mais de 3 anos

    Camille, sempre acompanho as dicas do MelhoresDestinos e elas são excelentes. Estou planejando ir em novembro para o Chile e Argentina e pretendo fazer o seguinte trajeto em 21 dias: Atacama (5 dias) > Atacama para Santiago de Avião e depois de ônibus para Pucon + 2 dias em Pucon + 5 dias em Puerto Varas e região + 3 dias em Bariloche e 3 dias em Ushuaia. Exclui os dias de deslocamento e deixei uns dias de "sobra" para se der tempo ficar um dia a mais em algum lugar. O que acha?

  • Missing Ellen Cristina Canhete Pinheiro há mais de 3 anos

    Oi. Thiago, sei que não escreveu para mim hehe. Mas posso te ajudar em alguns detalhes da sua viagem pelo menos pela experiência que tive agora em junho, tbm fui para Puerto Varas e acho que cinco dias lá é muito, não têm muito o que se fazer por lá, tem 3 passeios principais que são os saltos de Petrohué, Vulcão Osorno e Frutillar (se quiser conhecer) e Puerto Montt não tem muita coisa tbm, poderia tirar uma hora para conhecer os Palafitos de Angelmó, acredito que 3 dias inteiros faça tudo, e daí poderia colocar mais tempo em Bariloche, lá sim tem muita coisa para se fazer, é uma cidade linda linda aos olhos, e setembro ainda tem bastante neve, deve ser mais bonita ainda. Daí fica a dica, se for para não fazer nada prefira Bariloche, pois só de andar na Rua Mittre e sentir aquele cheiro de chocolate já é bom demais hehe. Espero ter ajudado numa parte da sua viagem.

  • 2mdew Thiago Kimio há mais de 3 anos

    OLá Ellen. Obrigado pelas dicas... Vou em novembro e acredito que uns 4 dias sejam o suficiente pretendo ir pra Frutillar + Saltos del Petrohué e Lago Todos Los Santos + Osorno e um bate e volta em Chiloé (mesmo que não seja o ideal). Valeu pelas dicas!!!!!!!!

  • 264mw Camille Panzera há mais de 3 anos

    Oi, Thiago. Tudo bem? Eu concordo com a Ellen, acho 5 dias muito tempo para Puerto Varas... Acho que eu trocaria esses 5 dias dias em Puerto Varas e dividiria entre 4 para Bariloche e 4 para Ushuaia. Ou, ainda, você poderia ir para El Calafate... mas aí não tenho como sugerir quanto tempo ficar lá porque ainda não fui.
    Outra sugestão, caso você esteja disposto a fazer algo mais radical, seria fazer o salar de Uyuni (Bolívia) quando estivesse no Atacama. O passeio é sofrido, mas a paisagem é deslumbrante!
    Enfim, são apenas sugestões para você pensar sobre. Abs!

  • 2mdew Thiago Kimio há 3 anos

    Camille, farei o Salar de Uyuni.. Muito Obrigado!!!!

  • 264mw Camille Panzera há 3 anos

    Poxa, que legal! Tem perrengue no caminho, mas é incrível, um dos lugares mais lindos que já fui!

  • Gzfmh Cynthia Diniz há 3 anos

    Adorei os comentários de vocês e estou precisando de umas dicas para montar meu roteiro. Eu e meu esposo pretendemos ir à Santiago em julho e vi que sai mais barato voltar por Buenos Aires, que já conhecemos, mas uma visitinha de 1 dia seria bom pra revisitar os lugares que mais gostamos. A intenção mesmo da viagem era ir à neve (somos do nordeste :)))) e eu também gostaria muito de conhecer Bariloche. Sobre essas travessias e quantidades de dias, o que vocês recomendam?

  • 264mw Camille Panzera há 3 anos

    Oi, Cynthia... eu recomendo uns 4/5 dias em Bariloche.
    A travessia de Bariloche para Puerto Varas dura um dia inteiro e ao chegar no Chile você pode ficar mais dois dias em Puerto Varas; depois prosseguir para Santiago, que vale mais 5 dias ou uma semana dependendo do que querem fazer e o ritmo de vocês.

  • Missing ELLEN BRENDA há quase 3 anos

    Oi, Camille. Reservei uma viagem para Bariloche em novembro de 2017. Foi sem querer, e o custo para cancelar é o mesmo custo da estadia, então optei por ir. rsrs
    Então... to super perdida, vou com marido e filha de 1 ano. O que me sugere como passeios? Acha que seria interessante essa travessia? Vamos passar 7 dias em bariloche. Dede já, obrigada!

  • 264mw Camille Panzera há quase 3 anos

    Oi, Ellen. Você pode fazer passeios aos cerros, circuito chico, ir a Villa La Angostura, etc. Expliquei mais sobre o que tem pra fazer lá aqui: http://guia.melhoresdestinos.com.br/o-que-fazer-em-bariloche-136-1393-p.html
    Seria legal se pudesse combinar a viagem com Puerto Varas também, mas acho que o Cruce Andino seria um passeio muito cansativo para uma criança de um ano, não sei se vocês conseguiriam aproveitar direito. O ideal é ler sobre o passeio, ver outras opiniões e ver se você acha bacana para vocês. Abs!

  • Missing marcia há mais de 2 anos

    ola camille,
    vou para bariloche ,agora no inverno,quero fazer o passeio até puerto varas, para estender até santiago como posso fazer. qual a distancia
    obrigada abc

  • 264mw Camille Panzera há mais de 2 anos

    Oi, Marcia. Você pode atravessar de Bariloche a Puerto Varas através do Cruce Andino, como expliquei no texto, e pode fazer também de carro/ônibus. A distância que você deseja saber é qual? Entre Bariloche e Puerto Varas é de 140km em linha reta, mas como tem morros e lagos, etc, na prática o percurso é mais longo. Dá uma olhada no Google Maps que assim você consegue entender melhor o percurso.

  • Missing marcia há mais de 2 anos

    quero saber sobre ;vale a pena ir até puerto varas e qual a distancia entre puerto varas até santiago e como posso ir,obrigada abc

  • Missing marcia há mais de 2 anos

    Camila vou para bariloche (26/08 à 05/09) voce poderia me fornecer( orientção) um programa para estes dias(dia e noite) primeira vez que estou indo

  • 264mw Camille Panzera há mais de 2 anos

    Dê uma lida aqui para saber como chegar a Puerto Varas: https://guia.melhoresdestinos.com.br/como-chegar-a-puerto-varas-139-1418-p.html
    Sobre roteiro, você pode ler sobre as atrações que sugeri e montar sua própria programação.
    Temos guia de Santiago, Bariloche e Puerto Varas... tem muitas informações e dicas úteis neles.

  • Missing Vivian Oliveira há mais de 2 anos

    Oi Camille. Não entendi uma coisa.. a travessia que vc mencionou é apenas de ida? Ou você vai e volta no mesmo dia com o Cruce Andino?

  • 264mw Camille Panzera há mais de 2 anos

    Oi, Vivian. Quando falo em travessia é indo de um sentido para o outro apenas. No meu caso foi saindo de Puerto Varas e indo para Bariloche. Como dura o dia inteiro não dá para você ir e voltar no mesmo dia.

  • Jk26e Gilberto Morais há quase 2 anos

    Uma dica para quem tiver tempo disponivel, queira economizar e ainda aproveitar mais eh nao optar em fazer o Cruce Andino que custa cerca de 250 dolares one way e sim fragmentar em 2.

    A operadora argentina Turisur vende o mesmo passeio de ida e volta por cerca de 90 dolares incluido o trnfer ida e volta do hotel de Bariloche a Puerto Panuelo, a nevegacao pelo lago Nahuel Huapi ida e volta, o bus passando pela floresta valdiviana de Puerto Blest a Puerto Frias e o barco final ate a imigracao argentina, mas tem um diferencial: os passageiros ainda podem aproveitar para caminhar na Cascada de los Cantaros.

    Deste ponto ate Peulla passa por uma estrada por somente 7 km ate chegar a imigracao chilena e ai vem o diferencial de fragmentar a segunda parte tambem:

    Pra quem inicia o tour por Puerto Montt ou por Puerto Varas, fazendo ida e volta ate Peulla, custa cerca de 45 dolares e novamente engloba tudo: transfer ida e volta hotel - saltos de petrohue - navegacao no lago esmeralda (Todo los Santos) - Peulla. E pra quem se frustrar em nao cruzar a fronteira, quem optar pelo Safari, opcional a parte que vale a pena e cusa cerca de 20 dolares, voce anda uns 3 km na estrada que leva a Argentina, deixando de conhecer apenas 4 km do cruce, mas paga por tudo cerca de 155 dolares ao inves de 250.

    E com a Latam vale a pena comprar um bilhete open jaw optando pela ida a Bariloche, fazer o tour no lado argentino, depois pegar onibus pra puerto varas, fazer o tour no lago chileno e voar de volta de puerto montt, sem precisar voltar pra argentina e ainda pagar uma alta taxa de embarque por la. Fica a dica!

  • Xh22n Mony Nantes há mais de 1 ano

    Boa noite Camille. Li todos os comentários e queria uma sugestão sua. Estou viajando com meu marido para Bariloche de 28/06 a 03/07. Pretendemos fazer o Cruce Andino no dia 03, mas estamos na dúvida se dormimos ou não em Peulla, levando em conta que temos que voltar de Puerto Varas dia 06/07. Se dormirmos em Peulla, teremos apenas um dia inteiro para passear em Puerto Vara e não dará tempo de conhecer Frutillar porque iríamos passear pela manhã em na cidade e depois subir o vulcão Osorno. Vale a pena pelas atrações de Peulla ficar lá ou trocar por mais um dia em Puerto Varas e ainda esticar em Frutillar?

    Outra coisa, com que antecedência você comprou a passagem de ônibus? Você comprou pela internet ou outro meio? Pretendo comprar o passeio do Cruce Andino no site e depois a passagem de ônibus de Puerto Varas para Bariloche.

    Segue abaixo nosso roteiro:
    22/06 a 28/06 - Buenos Aires (vamos tirar um dia para ir a Colônia do Sacramento)
    28/06 a 03/07 - Barilhoche
    03/07 a 06/07 - Puerto Varas - (dúvida quanto a dormir ou não em Peulla)
    06/07 a 07/07 - Bariloche (só descansar para viajar no dia seguinte)
    07/07 a 08/07 - Buenos Aires e retorno para Salvador/BA

  • 264mw Camille Panzera há mais de 1 ano

    Oi, Mony!
    Tudo bem?
    Bem, na minha opinião pessoal, o mais legal de Peulla é chegar lá por causa da paisagem que se tem ao longo do trajeto. Nunca dormi em Peulla e no tempo que passei por lá fiz um passeio de barco, que foi bonito. Eu só recomendo que você passe a noite em Peulla se quiser muuuuito ficar em um lugar isolado. Para o meu gosto, acho mais interessante usar esse tempo em Puerto Varas e região.
    A passagem de ônibus e o próprio Cruce eu comprei alguns dias antes, quando já estava em Puerto Varas e Bariloche. Não houve problema nenhum.

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.