O colorido dos casarões coloniais de Tiradentes, em Minas Gerais, inebria os visitantes que chegam à região. Aos pés da Serra de São José, a cidade preserva a história e arquitetura do século XVIII em suas construções, igrejas e cenários bucólicos que a transformam em um dos mais charmosos destinos mineiros. É fácil se apaixonar pela calmaria e elegância da cidade de Tiradentes, especialmente depois de experimentar uma das melhores atrações da região: a gastronomia! Tiradentes - MG extrapola a faceta do turismo histórico e cada dia mais arrebata visitantes em busca do excelente repertório culinário. Requintada, delicada e encantadora, a cidade de Tiradentes tem tudo para conquistar você!
Pousadas em Tiradentes
Tiradentes é um destino que recebe muito bem os visitantes. Com excelente infraestrutura turística, não faltam pousadas em Tiradentes para alguns dias de descanso em meio às belezas de Minas Gerais. A cidade tem oferta de pousadas que vão das mais simples a cenários mágicos em meio a grandiosos casarões coloniais, tudo sempre cercado de muito charme! Em Tiradentes vale se hospedar no Centro Histórico e também em meio ao verde nas regiões próximas. Por ser uma cidade pequena, dificilmente você estará mal localizado.
Confira mais detalhes sobre onde ficar em Tiradentes e as melhores opções de pousadas!
O que fazer em Tiradentes - MG
A cada dia que passa, Tiradentes atrai mais visitantes em busca de dias de sossego aliados a elegantes e refinadas pousadas e menus culinários inesquecíveis. Diferente de Ouro Preto, Tiradentes não é lugar para percorrer dezenas de atrações turísticas. Em Tiradentes, o melhor é curtir a cidade aos poucos, em deliciosas caminhadas pelas ruas de pedra, sempre em busca de um lindo cenário. Vez ou outra, uma atração chamará a atenção, como a Igreja Matriz de Santo Antônio, o Museu Casa Padre Toledo, a Igreja Nossa Senhora do Rosário e o Museu de Sant’Ana, antigamente cadeia da cidade. Escolha um calçado confortável para caminhar entre as ladeiras de pedra ou faça um clássico passeio de charrete. O importante é nunca ter pressa em Tiradentes.
Convidativa ao deleite e à arte de flanar, Tiradentes é destino para quem busca os pequenos prazeres da vida. Sente-se à sombra do Largo das Forras, aprecie o cenário do Chafariz de São José e encante-se com todas as belas lojas de arte, artesanatos e móveis rústicos da região. Vale, inclusive, uma visitinha à vizinha Bichinho. Sempre com uma paradinha para degustar os doces, queijos e inovadores menus locais.
Uma visita à região não seria completa sem uma passadinha em São João del Rei, cidade que compartilha a mesma história de Tiradentes - MG. Você poderá ir de carro ou ônibus até lá. Mas bom mesmo é completar a sua volta ao passado em um delicioso passeio de Maria Fumaça. Uma ótima maneira de curtir as duas cidades históricas e levar belas recordações para casa.
Como chegar à cidade de Tiradentes - MG
A cidade de Tiradentes, em Minas Gerais, está distante 190 km de Belo Horizonte (a depender da estrada o percurso pode ser mais longo) e a 160 km de Ouro Preto. Para chegar a Tiradentes é preciso botar o pé na estrada, já que não há aeroportos comerciais com voos regulares nos arredores de Tiradentes.
Para quem chega de outros estados, o principal aeroporto de acesso a Tiradentes é o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte - Confins, distante 230 km da cidade. A partir dele, é possível escolher entre trajetos de carro e de ônibus até Tiradentes, sendo o carro a melhor opção, já que ele servirá também para fazer os passeios por Tiradentes.
Veja mais detalhes abaixo sobre como chegar a Tiradentes.
Quando ir a Tiradentes, Minas Gerais
O melhor período para visitar Tiradentes é na estação seca, entre os meses de abril e setembro, quando as chuvas são escassas e a temperatura é bem agradável. No auge do inverno, entre os meses de junho e julho, o friozinho é constante durante à noite e merece até um agasalho mais caprichado. Excelente para curtir os deliciosos restaurantes locais com um bom vinho. Tiradentes costuma também atrair muitos turistas nos finais de semana e em todos os feriados do ano, quando a cidade funciona com força total.
Veja mais sobre quando ir a Tiradentes.
Quanto tempo ficar na cidade de Tiradentes
Tiradentes é um destino muito fácil de ser explorado e rende tanto uma viagem de um final de semana quanto um período mais longo, com direito a explorar os arredores e curtir tudo com calma. Para conhecer as principais atrações, percorrer as regiões vizinhas e ainda aproveitar diversos dos bons restaurantes, o ideal é ficar em Tiradentes por quatro dias.
Um pouco sobre a história de Tiradentes - Minas Gerais
A região de Tiradentes tem como história o ciclo do ouro em Minas Gerais. Parte integrante do circuito Estrada Real, Tiradentes começou a atrair exploradores a partir de 1702, com a descoberta de metais preciosos aos pés da Serra de São José, no Rio das Mortes. Na época, o local ganhou nome de Arraial de Santo Antônio, passando depois a se chamar Vila São José, São José Del Rei e São José do Rio das Mortes.
A região foi marcada pela intensa presença de revolucionários. O movimento da Inconfidência Mineira tinha força na cidade, que até hoje guarda memórias da época. Uma delas é a Casa de Padre Toledo, onde aconteciam reuniões secretas entre os inconfidentes. Com a queda do ciclo do ouro e a Proclamação da República, a cidade recebeu o nome de Tiradentes - em 1889 - em homenagem ao grande inconfidente que nasceu na região, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Hoje, Tiradentes é tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e um dos mais belos e bem preservados destinos históricos do país.
Está preparado para também se apaixonar por Tiradentes, em Minas Gerais? Veja no Guia tudo sobre o que fazer em Tiradentes, como chegar, as melhores pousadas, os restaurantes imperdíveis, os principais pontos turísticos, várias dicas de compras e muito mais! Prepare a câmara fotográfica e registre cada bela cena de Tiradentes. É mesmo um destino inesquecível!