Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Igreja Matriz de Santo Antônio

A Igreja Matriz de Santo Antônio, considerada uma das obras-primas do barroco mineiro, impõe-se à paisagem de Tiradentes e pode ser apreciada de diversos pontos da cidade. Ela compõe belos quadros com a Serra de São José, ipês amarelos e casarões coloniais. Maior símbolo entre as igrejas de Tiradentes, a Matriz de Santo Antônio tem escultura de fachada esculpida por Aleijadinho e interior rico em detalhes em ouro, grandes lustres e belas pinturas. É uma das igrejas mais ricas e impressionantes de Minas Gerais. O projeto data do início do século XVIII, porém as alterações de fachada feitas pelo grande artista mineiro aconteceram apenas no início do século XIX. São também de Aleijadinho as esculturas da portada.

Chama a atenção na igreja o grande órgão de origem portuguesa, que data do século XVIII e decora o interior. Na área externa da Matriz de Santo Antônio, é possível ver o relógio de sol que se tornou um dos símbolos da cidade e é reproduzido em peças de pedra sabão por artesãos locais. O cenário externo, com as carroças que fazem passeios pela cidade, está entre os mais famosos de Tiradentes.

Nos meses de férias, acontece na fachada da igreja um show de luzes que conta a história da Matriz e de Tiradentes. Já no interior, o espetáculo fica por conta do Concerto de Órgão, que acontece às sextas-feiras. Ao visitar a cidade, não deixe de conferir a programação da Matriz de Santo Antônio para não perder a apresentação (Maiores informações: 32 3355-1238)


Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Tiradentes

Igreja Matriz de Santo Antônio

Tiradentes