Como se locomover em Tiradentes
As principais atrações de Tiradentes estão localizadas no Centro Histórico da cidade. A região é pequena e pode tranquilamente ser toda percorrida a pé. Aliás, em dias de maior movimento, as ruas principais têm o acesso a veículos interrompido e elas se tornam deliciosos passeios para os visitantes. Por isso, invista em caminhadas e percorra o máximo que conseguir a pé. É a melhor maneira de descobrir lojas charmosas, casarões coloniais lindíssimos e aqueles belos ângulos para fotografias. De dentro do carro, você perderá um bocado!
Para quem está viajando motorizado, o carro será útil especialmente para visitar regiões próximas, como o povoado de Bichinho e as cidades de São João del Rei, Congonhas e Ouro Preto. A circulação de ônibus não é tão intensa (exceto para São João del Rei) e depender dele pode atrasar um bocado o passeio. Para quem está viajando de carro, vale ficar atento às áreas proibidas para estacionamento. Evite ter o carro guinchado, especialmente nos dias de maior movimento.
Os viajantes que desejarem ir a São João del Rei poderão escolher uma maneira mais divertida de ir para lá. É possível percorrer o trecho entre São João del Rei e Tiradentes em um passeio de Maria Fumaça. O trajeto entre as duas cidades tem custo de R$ 60 ida e volta (ou R$ 50, só ida) e acontece às sextas, sábados e domingos. Para os horários, consulte a agenda do passeio de Maria Fumaça.
Outro meio de transporte famoso em Tiradentes são as charretes. Os veículos, puxados a cavalo, fazem o circuito pela região histórica. Antes de realizar o passeio, fique atento às condições de trato dos animais para não escolher um carroceiro que maltrate os bichos.