Pontos turísticos de Tiradentes
Um fim de semana será suficiente para conhecer os principais pontos turísticos de Tiradentes. A cidade é bem pequena e quase todas as atrações então localizadas no Centro Histórico. Deixe o carro de lado e invista em deliciosos passeios a pé, mesmo que isso signifique subir e descer algumas ladeiras. Igrejas, museus e construções históricas formam o conjunto turístico de Tiradentes. E, diferente de Ouro Preto, não há tantas atrações a serem percorridas. E isso é ótimo para quem prefere vivenciar a cidade sem a obrigação de visitar pontos turísticos.
Todo o Centro Histórico de Tiradentes pode ser considerado um grande ponto turístico. Andar pelas ruas de pedras, algumas do século XVIII, já é um passeio. E a cada rua, a cada esquina, a cada largo, você irá descobrir um novo solar, um casarão espetacular e uma igreja charmosa. Todos os cenários rendem belas fotos. E é delicioso descobrir vários belos cantinhos para se sentar, descansar e apreciar.
Igrejas
As igrejas de Tiradentes estão entre os principais pontos turísticos de Tiradentes. A mais importante entre elas é a Igreja Matriz de Santo Antônio. Localizada no topo de uma colina, ela proporciona linda vista para a cidade e a Serra de São José. Imponente em meio aos casarões do século XVIII, ela pode ser vista de vários pontos da cidade. A Matriz de Santo Antônio é a única igreja de Tiradentes que conta com trabalhos de Aleijadinho. Além disso, ela oferece concertos de órgão e um show de luzes.
Outra igreja de destaque é a Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Com construção do início do século XVIII, essa igreja é considerada uma das mais antigas de Tiradentes sendo construída pelos negros para a realização de seus próprios cultos. Ainda no centro histórico, é possível visitar também a Igreja da Santíssima Trindade, a Capela Bom Jesus da Pobreza, a Capela de São Francisco de Paula (de onde se vê um lindo pôr do sol), a Capela de São João Evangelista e a Capela de Nossa Senhora das Mercês.
Um dos pontos turísticos que mais chamam a atenção dos turistas na cidade são as pequenas capelas coloridas que compõem os Passos da Paixão de Cristo e são usadas especialmente na representação da Via Sacra, que acontece na Semana Santa. Elas são a cara de Tiradentes e merecem muitos cliques!
Museus
Os museus de Tiradentes seguem a linha das igrejas e têm temáticas religiosas, porém a visita é interessante também pelo valor arquitetônico de cada um deles. O Museu de Sant’Ana, com 300 imagens que representam a protetora dos lares, da família e dos mineradores, funciona na antiga cadeia, prédio raro para a época, que costumava ter cadeiras anexas à Câmara. Já o Museu Casa Padre Toledo é uma ótima oportunidade de conhecer por dentro um dos mais belos solares de Tiradentes. Na casa, viveu Padre Toledo, condenado por participar do processo que culminou na Inconfidência Mineira. O Museu da Liturgia, com acervo dedicado ao processo litúrgico e peças sacras, está localizado em uma das ruas mais antigas da cidade. Os três museus são pequenos e a visita a cada um deles não leva mais de uma hora.
Ainda no Centro Histórico, o Espaço Cultural Yves Alves também funciona em um belo casarão, mas não oferece acervo permanente, apenas exposições temporárias. No caminho para o povoado do Bichinho, fora do Centro Histórico, é possível visitar também o Museu do Automóvel da Estrada Real, onde estão expostos 50 carros antigos, todos restaurados pelo próprio museu.
Destaques históricos e arquitetônicos
Percorrer o Centro Histórico de Tiradentes é se deparar a todo momento com construções espetaculares. Algumas, no entanto, destacam-se das demais pela beleza arquitetônica e valor histórico. Começar o passeio pelo Largo das Forras já dá a dimensão da beleza de Tiradentes, especialmente ao transpor a Ponta das Forras com os belos casarões de fundo. Na mesma praça, o edifício da Prefeitura de Tiradentes, único com três andares no Centro Histórico, ganha destaque em meio à paisagem.
A Rua Direita, onde está o mais antigo sobrado da cidade, é um deleite para os olhos e para as câmeras fotográficas, assim como a Rua Padre Toledo, onde está o bucólico Largo do Sol e a Casa do Comendador Assis (hoje a Escola Municipal). Já a Rua da Câmara reserva uma das mais belas imagens de Tiradentes. Do alto da Igreja Matriz de Santo Antônio, é possível ver os casarões, com a Serra de São José ao fundo. O destaque da rua é a Câmara Municipal, onde começa a Rua Jogo de Bola, uma das mais antigas da cidade. A junção das duas cai na Rua do Chafariz, onde a estrela é o Chafariz de São José, que servia de fonte de água à cidade no século XVIII.
Nos arredores de Tiradentes
Tiradentes está localizada em uma região muito rica em história, especialmente ligada à Estrada Real e à extração de metais e pedras preciosas. Ao visitar Tiradentes, não deixe de ir ao encantador povoado do Bichinho, onde há rica produção de móveis de madeira de demolição, arte e artesanato. Visite também São João del Rei, que tem a história ligada à de Diamantina e, preferencialmente, vá em um passeio de Maria Fumaça. E se os dias forem suficientes, não deixe de conhecer Congonhas, Ouro Preto e Mariana.