São João del Rei

0 avaliação
0% recomendam
0

São João del Rei está entre os principais passeios para os turistas que visitam Tiradentes. A cidade setecentista fica bem pertinho e oferece várias atrações e pontos turísticos ligados ao período colonial. Uma das maneiras mais populares para se chegar a São João del Rei é em um passeio de Maria Fumaça. O trem liga Tiradentes a São João del Rei e é uma das melhores atrações locais.

A cidade de São João del Rei divide com Tiradentes a mesma história. Povoada no início do século XVIII, quando foram descobertas grandes minas de ouro e metais preciosos, São João del Rei chegou a ser uma das mais ricas cidades de Minas Gerais. Os traços coloniais do século XVIII permanecem até hoje em São João del Rei, porém o crescimento urbano esmagou o Centro Histórico, que hoje está um pouco descaracterizado. Ainda assim, as principais atrações turísticas de São João del Rei remetem a esse período e merecer ser visitadas!

A principal atração de São João del Rei é a Igreja de São Francisco de Assis, que data da segunda metade do século XVIII. A igreja tem traçado de Aleijadinho, porém foi executada por Francisco de Lima Cerqueira, que fez várias alterações no projeto original. Outra igreja que merece grande destaque é a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar. Com construção da primeira metade do século XVIII, essa igreja está entre as mais belas e ricas de São João del Rei, com destaque para a capela-mor, o intenso dourado que toma conta do interior e a linda pintura do forro. Além das duas igrejas principais, outras boas opções de visita são a Igreja de Nossa Senhora do Carmo e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, as duas no coração do Centro Histórico e também a Igreja de Nossa Senhora das Mercês.

São João del Rei encanta também pelos casarões e construções históricas. Alguns dos mais belos estão na Rua Getúlio Vargas, como o Solar dos Neves, o edifício onde funciona o Museu de Arte Sacra e o Solar da Baronesa. A Rua Marechal Deodoro também oferece um belo passeio para quem deseja observar os casarões.

Entre os museus da cidade, não deixe de ir ao Museu Ferroviário, especialmente se estiver interessado em fazer o passeio de Maria Fumaça. Para entender um pouco mais sobre a cidade, vá ao Museu Regional de São João del Rei. Se estiver curioso pela história de uma das famílias mais famosas da cidade, visite o Memorial Tancredo Neves. Quem gosta de história ligada à Segunda Guerra Mundial certamente irá se interessar pelo Museu da Força Expedicionária Brasileira (FEB).

Apesar da importância da cidade para o registro do Brasil colônia, São João del Rei não oferece o mesmo ambiente de Tiradentes, que parece ter parado no tempo. São João del Rei é uma cidade grande, populosa, repleta de comércio, bairros modernos e todos os problemas enfrentados por qualquer outra cidade grande do Brasil. Por isso, não fique decepcionado ao chegar em São João del Rei e não encontrar uma área inteiramente colonial. 

São João del Rei, São João del Rei - MG

Sao-joao-del-rei Sao-joao-del-rei Sao-joao-del-rei Sao-joao-del-rei Sao-joao-del-rei Sao-joao-del-rei Sao-joao-del-rei Sao-joao-del-rei Sao-joao-del-rei Sao-joao-del-rei Sao-joao-del-rei Sao-joao-del-rei Sao-joao-del-rei Sao-joao-del-rei Sao-joao-del-rei Sao-joao-del-rei Sao-joao-del-rei Sao-joao-del-rei Sao-joao-del-rei Sao-joao-del-rei Sao-joao-del-rei Sao-joao-del-rei Sao-joao-del-rei Sao-joao-del-rei Sao-joao-del-rei Sao-joao-del-rei Sao-joao-del-rei Sao-joao-del-rei Sao-joao-del-rei Sao-joao-del-rei Sao-joao-del-rei Sao-joao-del-rei Sao-joao-del-rei Sao-joao-del-rei Sao-joao-del-rei Sao-joao-del-rei Sao-joao-del-rei Sao-joao-del-rei Sao-joao-del-rei Sao-joao-del-rei Sao-joao-del-rei Sao-joao-del-rei Sao-joao-del-rei Sao-joao-del-rei Sao-joao-del-rei Sao-joao-del-rei Sao-joao-del-rei Sao-joao-del-rei Sao-joao-del-rei
Avalie São João del Rei