Transportes em Zurique
O transporte público de Zurique é extremamente eficiente e pontual. A cada 300 metros, mais ou menos, o visitante vai encontrar uma parada de ônibus/bondinho elétrico com quadros de informações de horários, linhas disponíveis e máquina para a compra do tíquete.
Lembrando que Zurique faz parte da zona 110, enquanto o aeroporto está na zona 121, e ter isso em mente na hora de adquirir a sua passagem é muito importante. Mas se a intenção é economizar alguns francos suíços com o transporte público local, a dica é o ZurichCard. Clique aqui para saber mais sobre ele.
Uma das vantagens do cartão, além de poder usar o transporte local de maneira ilimitada dentro de determinado período, é já contar com a viagem do aeroporto até a área central. Muito conveniente, por exemplo, para quem acaba de desembarcar na cidade.
Bondinho elétrico, Ônibus, Barco e Trem
O sistema de transporte público de Zurique é composto pelas opções já descritas no título acima. Entretanto, é bem possível que aqueles que fizerem turismo na cidade acabem utilizando mais os bondinhos elétricos e ônibus, além de andarem bastante a pé, é claro.
A nossa dica para os que forem usar bastante o sistema de transportes é o app oficial do ZVV, disponível para Android e iOS (clique nos links para fazer o download gratuito). A ferramenta — com versão em inglês — é bastante útil e fácil de usar, é só digitar o local de destino e pronto! Em um segundo, todas as opções de transportes disponíveis nas proximidades aparecerão na tela do seu celular.
Além disso, no site oficial, é possível conferir mapas das zonas e da rede de transportes local, veja mais aqui.
Züri rollt (Bikes de Graça)
Em Zurique, é possível alugar uma bicicleta sem desembolsar um único centavo. Sim, você leu certo, basta encontrar um ponto do Züri rollt, mostrar o seu passaporte, deixar CHF 20 de caução (devolvidos no final, quando você entregar a sua bike) e sair pedalando. Simples assim! Confira os locais onde as bikes ficam disponíveis:
O ano todo:
- Estação de bikes Norte, Museu Nacional Suíço. Diariamente, das 8h às 21h30;
- Estação de bikes Sul, em Postbrücke. De segunda a sexta-feira, das 8h às 21h30, sábados e domingos, das 9h às 21h30.
De maio a outubro:
- Pestalozziwiese (Bahnhofstrasse / Globus City). Diariamente, das 9h às 21h30;
- Bürkliplatz (Stadthausquai). Diariamente, das 9h às 21h30;
- Enge station (Tessinerplatz). De segunda a sexta-feira, das 10h às 21h30, sábados e domingos, das 9h às 21h30;
- Viaduct (Josefstrasse). Diariamente, das 11h às 21h30.