Istambul

Transportes em Istambul

Istanbulkart

Uma boa opção para aqueles que pretendem passar mais de 4 dias na cidade e economizar no quesito locomoção é o Istanbulkart, um cartão aceito em todos os meios de transporte e que pode ser adquirido em máquinas dispostas em estações como Eminönü, Taksim e Beşiktaş, ou bancas de jornais e quiosques próximos aos locais citados. 

Como usar

Funciona da seguinte maneira: você inicialmente paga TL 10 pelo cartão - valor que é devolvido ao usuário no final da viagem - e depois pode recarregá-lo o quanto for preciso em máquinas de recarga Istanbulkart Dolum Noktasi. É importante lembrar que um único cartão pode ser usado por mais de uma pessoa.

Como se locomover na cidade:

A pé

Uma das maneiras mais agradáveis de explorar a parte turística da metrópole, não somente pela facilidade de acesso aos principais pontos, mas também por conta do trânsito - que não costuma ser nada fácil. Sapatos e roupas confortáveis, além de um bom mapa, são essenciais para aqueles que pretendem optar por esse meio de locomoção. Tours a pé guiados - e de graça (sistema de gorjetas) - também podem ser uma boa opção para aqueles que não têm tempo a perder. Informações completas aqui.   

Bonde elétrico (Tram)

Os bondinhos elétricos da cidade costumam lotar com facilidade, especialmente nos horários de pico. Mas, se você não se importar em viajar com pouco conforto em alguns períodos do dia, são uma boa opção de acesso aos principais pontos turísticos da cidade. 

T1 Bağcılar- Kabataş
Sem dúvida alguma, a linha de tram mais útil para quem está na cidade a turismo. O veículo sai de Zeytinburnu, onde há uma conexão para o aeroporto, passa pelas paradas de Sultanahmet e Eminönu. Em seguida, o bondinho atravessa a Ponte de Gálata e vai em direção ao ponto final, Kabataş.

Da estação de Kabataş é possível pegar um funicular para a praça Taksim (veja abaixo). A passagem (Jeton) custa TL 3 e pode ser adquirida em máquinas que ficam nas entradas das estações (Jetonmatik), bem fáceis de usar e com instruções em inglês.

DICA: Faça o passeio no bondinho de época (Nostalgic Tramway) que circula entre a Praça Taksim e a Estação Túnel, passando por toda a rua Istiklal.

Funicular

O “funicular”, ou carro puxado por cabos, realiza o transporte de passageiros entre a Praça Taksim e Kabataş (ponto do bonde elétrico que leva o turista à cidade antiga) e vice-versa, e também de Karaköy a Beyoğlu (Rua Istiklal), o chamado Tünel.

A passagem pode ser adquirida nas máquinas que ficam nas entradas das estações (Jetonmatik), fáceis de usar e com instruções em inglês. No funicular também é possível utilizar o Istanbulkart.

Ônibus

Atenção! A passagem de ônibus deve ser adquirida antes do embarque nas máquinas dispostas em certas estações da cidade, como já citado no texto, ou em bancas de jornais. Portadores do Istanbulkart só precisam fazer o check-in.

Para conferir as linhas disponíveis é só acessar o site da IETT (com informações em inglês).

Táxis

Pegar um táxi em Istambul não é algo extremamente caro. Dependendo do horário e do local a ser acessado, essa pode ser realmente a melhor e mais rápida opção. Duas dicas importantes a serem consideradas:

- Ao entrar no táxi, observe se o taxímetro está ligado. Alguns motoristas costumam desligá-lo e cobrar um valor elevado;

- Tenha sempre anotado o endereço do local a ser acessado para mostrá-lo ao motorista, se necessário. Muitos taxistas turcos não dominam a língua inglesa.

Carro

Istambul tem um trânsito extremamente confuso; portanto, circular pela cidade de carro pode ser uma aventura bastante estressante. Além dos constantes engarrafamentos, é bom contar com o adicional “ruas em obras”, pois, como toda cidade antiga, a metrópole necessita de reparos constantes.

  • Bonde-de-epoca

    Passeio bondinho de época (Nostalgic tram)

    Nota:  de 10 (0)

    Charmosos bondinhos elétricos de época fazem a conexão entre as praças Taksim, Galatasaray e Tunel (incluindo no roteiro a movimentadíssima rua de compras e restaurantes, Istiklal Caddesi). Essa pode ser uma maneira divertida de percorrer a área, pois os bondinhos, além da “roupagem antiga” - incluindo,...

  • Passeio-pelo-estreito-de-bosforo

    Passeio de barco pelo Estreito de Bósforo

    Nota:  de 10 (0)

    Bem ao lado do ponto de tram (bondinho elétrico) Eminönü fica o porto de onde partem/chegam barcos que fazem o passeio pelo Estreito de Bósforo, um programa que, além de ser divertido, é uma boa forma de conhecer a história da cidade.

    É bem possível que, ao se aproximar do porto, você seja abordado por...

  • Tünel

    Nota:  de 10 (0)

    Vale a pena conhecer de perto o segundo sistema de metrô mais antigo do mundo, perdendo somente para o metrô de Londres. O chamado Tünel começou a ser construído em 1871, por engenheiros franceses, porém o transporte de passageiros só veio a acontecer alguns anos depois, em 1875.

    O sistema, que passou a ser elétrico...

Tudo que você precisa saber sobre Istambul!

Esse texto sobre Transportes em Istambul faz parte do guia de Istambul no Melhores Destinos

Comentários para Transportes em Istambul

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.