Istambul
Bruna Scirea Jornalista sempre pronta para descobrir novos cantos do Brasil e do mundo, conhecer gentes, culturas, histórias, e provar todas as comidas - e vinhos - possíveis.

Transportes em Istambul

Não é nada difícil se deslocar pelas principais atrações espalhadas por Istambul. Para explorar uma mesma área, nós recomendamos que você vista roupas e calçados bastante confortáveis e monte um roteiro a pé. O destino turco surpreende a todo momento, e uma caminhada permite fazer pausas e contemplar essas surpresas bem ao ritmo das férias.

A cidade, no entanto, está dividida pelo canal Corno de Ouro e também pelo Estreito de Bósforo. Então você também terá de contar com outras formas de transporte para fazer os deslocamentos mais longos. A melhor maneira de circular entre os dois lados europeus de Istambul é utilizando o tram, bondinhos de superfície que, se combinados com os funiculares, levam a praticamente todos os principais pontos de interesse da cidade.

Já para ir de um continente ao outro (tudo isso sem sair de Istambul!), prefira o serviço de ferryboat. Caso você pretenda se deslocar de Sultanahmet para o lado asiático, a melhor opção pode ser o Marmaray train, trem que cruza um túnel submarino no Bósforo.

Tram, funicular, ônibus e até mesmo balsa são integrados e contam com um sistema único de pagamento de passagem, via Istanbulkart. E claro que ainda existe a possibilidade de pegar táxi ou Uber, sobretudo nos horários em que o transporte público não opera.

Confira a seguir nossas principais dicas sobre como se deslocar em Istambul:

Como se deslocar - meios de transporte em Istambul

Veja a seguir as principais maneiras de se deslocar entre as atrações de Istambul:

A pé

Caminhar é a maneira mais agradável de explorar a parte turística de Istambul, não somente pela facilidade de acesso aos principais pontos, mas também por conta do trânsito – que não costuma ser nada fácil. Sapatos e roupas confortáveis, além de ter internet no celular para acessar o Google Maps, são essenciais para aqueles que pretendem optar por esse meio de locomoção. 

Sempre que viajamos para o exterior, utilizamos o chip virtual da Airalo. Ele funciona em mais de 180 países e existem diferentes planos que podem ser contratados dependendo do período da viagem. Use o código MELHORESDESTINOS15 para receber 15% de desconto em suas compras pelo site ou pelo aplicativo.

Na nossa em Istambul nos hospedamos em Sultanahmet (centro histórico, onde ficam atrações como a Santa Sofia, Mesquita Azul, Grande Bazar e Bazar de Especiarias) e também próximo à Praça Taksim, no bairro Beyoğlu. Nestas duas regiões é possível fazer praticamente tudo a pé. Para dar uma folga para as pernas, alguns trechos também podem ser feitos de ônibus ou, principalmente, utilizando o Tram (bondinhos de superfície).

Os tours a pé guiados (free walking tours) também são uma ótima opção para conhecer mais da cidade e ter um panorama histórico. Aqui estão duas ótimas opções:

  • Free tour por Istambul: o passeio passa em frente a algumas das principais atrações de Istambul, como a Santa Sofia, Mesquita Azul, Palácio Topkapi, Cisterna da Basílica e o antigo Hipódromo Romano de Constantinopla, todos em Sultanahmet.
  • Visita guiada pelo bairro de Gálata: o tour começa no bairro Beyoğlu, passa pela Torre de Gálata, cruza a ponte do canal Corno de Ouro (Golden Horn) e chega à parte mais antiga da cidade, onde os viajantes embarcam num bonde em direção aos bairros Fener e Balat, repletos de ruas charmosinhas onde ainda se pode ver o autêntico dia a dia dos moradores. O passeio termina no Bazar Egípcio (Spice Bazaar).

Bonde elétrico (Tram)

Em uma viagem a Istambul, certamente em algum momento você irá utilizar o serviço de Tram, os bondinhos elétricos de superfície. A linha que mais serve aos turistas é a T1 (Bagcilar - Kabataş), pois conecta diversas atrações dos dois lados da parte europeia da cidade – passando, inclusive, sobre a Ponte Gálata, que cruza o canal Corno de Ouro (Golden Horn).

Quem se hospeda nas proximidades da Praça Taksim, onde estão vários hotéis, bares e restaurantes, utilizará a linha T1 para chegar ao centro histórico de Istambul, bairro também conhecido como Sultanahmet. Veja alguns dos principais pontos turísticos que podem ser acessados com a T1: 

  • Estação Kabataş: desembarque para o Palácio Dolmabahçe Palace e para o funicular que deixa na Praça Taksim
  • Estação Tophane: acesso ao Museu de Arte Moderna de Istambul
  • Estação Karaköy: deixa próximo à Torre de Gálata, com possibilidade de pecar o Tünel, funicular que leva à movimentada Rua Istiklal
  • Estação Eminönü: situada em frente ao Bazar Egípcio (Spice Bazaar)
  • Estação Sirkeci: de onde parte o trem Marmaray, que passa por baixo do Estreito de Bósforo, conectando o centro histórico (Sultanahmet) ao bairro Kadıköy, no lado asiático da cidade
  • Estação Sultanahmet: acesso para as principais atrações de Istambul, entre elas o Palácio Topkapi, Santa Sofia, Mesquita Azul, Cisterna da Basílica e o Museu de Arqueologia
  • Estação Beyazit: desembarque para o Grande Bazar

A linha T5 do Tram também é útil para quem deseja visitar os charmosinhos bairros de Fener e Balat, que apesar de turísticos, ainda conservam a essência do dia a dia dos moradores. 

Para utilizar os bondinhos de superfície em Istambul, a dica é comprar o Istanbulkart, o cartão de transporte da cidade que pode ser recarregado e garante tarifas mais em contas do que se pagas individualmente. Leia mais no fim do post.

Entre as linhas de Tram, há uma turística: é o bondinho de época chamado (Nostalgic Tramway), que circula entre a Praça Taksim e a Estação Túnel, passando por toda a rua Istiklal. 

Funicular

O “funicular”, ou carro puxado por cabos, realiza o transporte de passageiros entre a Praça Taksim e a Estação Kabataş, ponto do bonde elétrico que leva o turista à cidade antiga, e vice-versa. 

O serviço também funciona entre o bairro Karaköy (Torre de Gálata) e a parte mais alta, a Istiklal, uma movimentada e cheia de lojas ruas do bairro Beyoğlu. Nesse caso, o funicular recebe o nome de Tünel. Este seria o segundo transporte urbano mais antigo do mundo, atrás somente do metrô de Londres.

A passagem pode ser adquirida nas máquinas que ficam nas entradas das estações, fáceis de usar e com instruções em inglês. No funicular também é possível utilizar o Istanbulkart.

Ferry

Istambul está cercada pelas águas do Estreito de Bósforo, que separa a cidade e também os continentes europeu e asiático, e também do Corno de Ouro, canal que divide a parte europeia do famoso destino turco. 

Sultanahmet, onde fica o centro histórico e as principais atrações turísticas, está em um dos lados europeus de Istambul. Já os bairros de Karaköy, Beyoğlu, Kadköy e Üsküdar estão na outra parte da cidade, que ainda faz parte do continente europeu. Para se deslocar entre estes dois lados, é possível contar com o serviço do Tram (linha T1). 

No entanto, para ir de qualquer um dos lados europeus para a parte asiática de Istambul, você poderá utilizar o serviço de ferry (outra alternativa é o Marmaray train, saindo de Sultanahmet).

Do lado europeu, os barcos partem de Eminönü (ao sul da Ponte Gálata), Karaköy (ao norte da Ponte Gálata) e Beşiktaş (entre as duas pontes do Estreito de Bósforo). Já na parte asiática, os cais mais importantes são o de Üsküdar (ao norte, mais turístico) e o de Kadıköy (ao sul, mais distante, e onde acontece a vida local).

Os bilhetes podem ser comprados diretamente nas estações e o horário de funcionamento é reduzido em relação a outros transportes públicos, geralmente das 7h até a meia-noite, podendo ter variações dependendo da linha.

Táxis

Pegar um táxi em Istambul não é algo extremamente caro. Dependendo do horário e do local a ser acessado, principalmente tarde da noite, essa pode ser realmente a melhor opção. Esteja preparado, no entanto, para um pouco de aventura. O trânsito em Istambul é um tanto caótico, e não raros os motoristas dirigem rápido ou fazendo pequenas infrações. Aconteceu três das quatro vezes que utilizamos o serviço (sempre chamando pelo aplicativo da Uber) – e o relato que ouvimos de outros viajantes foi o mesmo. 😬

Se pegar um táxi na rua, atente-se de ter anotado o endereço do local a ser acessado para mostrá-lo ao motorista. Melhor ainda é ter o destino aberto no Google Maps. Muitos taxistas turcos não dominam a língua inglesa.

Ônibus

A passagem de ônibus deve ser adquirida antes do embarque nas máquinas dispostas em certas estações da cidade, como já citado no texto, ou em bancas de jornais. Portadores do Istanbulkart só precisam fazer o check-in. Para conferir as linhas disponíveis, você pode acessar o site da IETT (com informações em inglês). A maneira mais fácil, claro, é fazer a consulta das rotas pelo aplicativo do Google Maps.

No entanto, com tantas alternativas para se deslocar por Istambul, acreditamos que não será necessário pegar ônibus durante sua estadia pela capital turca.

Metrô

Embora o metrô possa ser uma alternativa para sair do aeroporto e chegar ao centro da cidade, uma vez passeando pelos pontos turísticos de Istambul dificilmente você precisará utilizar esse meio de transporte. Prefira fazer os deslocamentos a pé, com tram, funicular, ferryboat ou então utilizando o táxi, ou transportes por aplicativo.

Carro

Istambul tem um trânsito extremamente confuso; portanto, circular pela cidade de carro pode ser uma aventura bastante estressante. Além dos constantes engarrafamentos, é bom contar com o adicional “ruas em obras”, pois, como toda cidade antiga, a metrópole necessita de reparos constantes.

Como funciona o Istanbulkart

Uma boa opção para aqueles que pretendem circular bastante pela cidade e economizar um pouco as pernas é adquirir o Istanbulkart, um cartão aceito em todos os meios de transporte, que pode ser comprado em máquinas dispostas em estações como Eminönü, Taksim e Beşiktaş, ou em quiosques próximos às principais estações de Sultanahmet, por exemplo.

Além de agilizar o embarque nos bondinhos, funiculares e até mesmo ferries, o Istanbulkart tem a vantagem de oferecer desconto nas viagens. Em vez de pagar 15 liras turcas por trajeto (algo em torno de R$ 2,50), com o Istanbulkart você pode pagar 7,69 liras turcas (R$ 1,25).

Como usar o Istanbulkart

Funciona da seguinte maneira: você inicialmente paga 70 liras turcas (R$ 11,50) pelo cartão e depois pode recarregá-lo o quanto for preciso em máquinas de recarga Istanbulkart Dolum Noktasi. É importante lembrar que um único cartão pode ser usado por mais de uma pessoa. 

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Istambul